Uma vantagem do Google+

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A última moda da web é o Google+, que, diga-se de passagem, nem sequer foi lançado ainda. Fico impressionado com a velocidade do mundo pós-internet. O produto foi apenas anunciado e cá já estou eu e meio mundo especulando sobre seu futuro. Quase posso ver a debandada de pessoas deixando o Facebook em direção ao Google+ numa velocidade inimaginável. Será?

google+

Ficou mais fácil separar os grupos

Depois de assistir aos vídeos que o próprio Google disponibilizou, compreendi algo que já vinha percebendo sem entender. As redes sociais, incluindo Twitter, Foursquare e similares, além é claro do quase onipresente Facebook, se tornaram sociais demais. As pessoas perderam a noção da privacidade e também do bom senso.

O Facebook é muito avançado nesse sentido, quando comparado ao Orkut, pois é possível determinar o que cada pessoa ou grupo de pessoas pode ver dentro do seu perfil. Isso é ótimo, porém, poucos são os que sabem usar o recurso. Quando explico isso para as pessoas, elas se surpreendem. Por outro lado, algumas pessoas acham isso totalmente desnecessário. Parece que não entendem o sentido da palavra privacidade.

Todos já devem ter visto ao lado direito de sua página do Facebook a sugestão de “amigos que você pode conhecer”. Pois bem, um dia desses recebi a sugestão de um tal “Vladimir”. O nome era escrito de forma idêntica ao meu e fiquei curioso pois lá estava dito que mais três amigos meus o conheciam.

Como não encontrei nenhuma relação dele com nosso grupo de amizades mandei uma mensagem fechada para cada um desses três amigos perguntando se realmente o conheciam ou se haviam confundido ele comigo. A segunda resposta foi unânime.

As pessoas simplesmente clicam em adicionar. A foto dele era totalmente diferente da minha e nenhum dos sobrenomes eram sequer similares aos meus. Meus três amigos ficaram surpresos e agradeceram meu contato. São amigos próximos, portanto, posso apenas concluir que “adicionaram” o outro Vladimir por pura falta de atenção. Que perigo!

E é justamente isso que tenho percebido. O objetivo principal de um check-in no Foursquare é que você possa encontrar pessoas que conhece perto de você ao acaso. Porém o ato do check-in foi tão banalizado, que ninguém mais presta atenção. Além disso, são tantos os contatos fazendo check-in que o processo se torna impossível de acompanhar.

E acho que foi exatamente neste ponto que o Google+ se baseou para aprimorar as redes sociais atuais. O serviço permitirá a criação de grupos de amigos com um simples arrastar de contatos. Também há uma clara preocupação com a privacidade. Fotos tiradas com aparelhos Android são automaticamente armazenadas no Google+, porém sempre de forma privada.

Desse modo, se o usuário opta por compartilhar uma das fotos, ela já está online e pode ser compartilhada com todos ou com um determinado grupo de pessoas. Como eu disse antes, o Facebook tem o mesmo recurso, mas assistindo aos vídeos, ficou claro que o Google+ acertou na simplicidade do processo.

Voltemos ao mais sociável. No episódio 144 do meu podcast explorei várias formas de comunicação via voz e texto para celulares iPhone. Dentre os aplicativos, quero dar destaque aqui a dois deles, o Beluga e o WhatsApp.

Ambos tem como objetivo substituir o serviço de SMS que as operadoras nos cobram a peso de ouro. Porém, quero destacar aqui outra característica destes aplicativos. Ambos permite a criação de grupos de contatos, mais ou menos com o Google+ está divulgando. Além disso, ambos permitem o envio de mídias mais sofisticadas e também a localização geográfica.

Eu tenho em ambos grupos de pessoas com quem convivo e com as quais gosto de tomar café, almoçar, ou mesmo trabalhar. São grupos relacionados a cada situação. Portanto, pense comigo: se estou num café em um determinado local da cidade e quero tomar um café com um amigo, não seria mais óbvio avisar isso apenas para as pessoas com as quais gosto de tomar café? Eu tenho feito isso cada vez mais com a ajuda desses dois aplicativos, mas me parece que o Google vai nos trazer uma forma mais simples ainda de fazer isso.

Aos poucos tenho me mantido recluso dentro das minhas micro-redes-sociais. Por qual razão devo compartilhar minhas corridas do RunKeeper dentro do Facebook se as pessoas com as quais gosto de compartilhar assuntos de corrida já estão conectadas a mim dentro do próprio RunKeeper? Ou seja, tenho compartilhado cada vez menos minhas corridas no Facebook.

E isso vale para tudo! Não temos que compartilhar tudo que fazemos com todos os nossos amigos. São pessoas diferentes que tem interesses diferentes apesar de serem todos nossos amigos. Ou seja, no fim as redes sociais não têm nada de social. Ninguém mais consegue prestar atenção em tudo que está publicado por lá. É informação demais! E nisso eu acho que o Google+ acertou em cheio!

Só para quem tem Gmail

Por outro lado, o Facebook é um monstro e tem uma vantagem sobre os portais e serviços similares como Google, Microsoft (portal MSN), Yahoo, etc. Eles não surgiram de um serviço de e-mail. O Facebook é totalmente independente de qualquer grupo ou clã. Você pode usar qualquer e-mail ou log-in para criar uma conta do Facebook. Não precisa de uma conta específica para usar os serviços. Usuários mais antigos lembrarão que o Orkut era assim no começo.

Onde quero chegar? Apesar de ter acertado a mão no conceito do que é realmente uma rede social que pode ter utilidade prática, como a empresa convencerá as pessoas de que é preciso que migrem para o serviço de e-mail do Google? Pode parecer uma tarefa simples e você pode achar que “todo mundo” tem e-mail do Google, mas isso não é verdade.

Tanto assim que o Google praticamente te obriga a ter um Gmail para usar um telefone Android, te obriga a ter um Gmail para usar o Orkut e assim por diante. Isso não é um privilégio do Google, porém é uma necessidade que o Facebook não tem. Ao menos até o momento. Portanto, lembre-se de que a maravilha propagada nos vídeos do Google+ só funcionará se todas as pessoas que você conhece migrarem para o Gmail.

Seja como for, o futuro das redes sociais precisa ser mais sociável e menos social. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. “E isso vale para tudo! Não temos que compartilhar tudo que fazemos com todos os nossos amigos. São pessoas diferentes que tem interesses diferentes apesar de serem todos nossos amigos. Ou seja, no fim as redes sociais não têm nada de social. Ninguém mais consegue prestar atenção em tudo que está publicado por lá. É informação demais!” – Vocễ está certíssimo.

    Com relação à migração para o GMAIL para poder usufruir dos recursos do Google eu não sou necessariamente a favor, mas acredito que isso não será sacrifício nenhum pois quem conhece todos os recursos que o GMAIL tem sabe que não existe nem comparação em relação aos serviços do hotmail, pop, walla, yahoo, dentre outros..

    Parabéns pelo post.

  2. Informação equivocada na matéria:

    “Tanto assim que o Google praticamente TE OBRIGA A TER UM GMAIL para usar um telefone Android, te obriga a ter um Gmail para usar o Orkut e assim por diante.”

    A pessoa não precisa ter “uma conta no Gmail” para ter acesso aos serviços do Google, mas sim criar uma conta Google à partir do seu e-mail (o que não muda em nada no operacional, já que se você usa Hotmail, por exemplo, continuará a acessar seus e-mails pelo Hotmail).

    É isso. No mais, parabéns pela matéria! Muito interessante mesmo!

  3. Legal seu post

    O google apresenta novidades e muitas delas nascem e morrem como o Wave.
    Sou da opinião que um serviço que nasce pequeno e vai crescendo com o uso das pessoas é melhor que algo que nasce gigante.
    Outro grande exemplo disso, aquele serviço do Yahoo que eu nem me lembro mais o nome rs.

    abs

  4. Opa! Gostei das suas considerações sobre a privacidade (ou não) de nossos dados.

    Concordo também que em casos de tomar um café, um bate papo informal, temos determinado circulo de amigos com os quais gostaríamos de compartilhar. Mas e no caso de aplicativos que mostram alguma atividade específica, como o runkeeper, ou qualquer outro similar, em que mostramos algo que gostamos de fazer, um hobbie, interesse qualquer, que nossos próprios amigos ainda não conheciam?

    Entendo que temos que ter um equilibrio em tudo que fazemos (e compartilhamos), mas acredito que esta interação seja o fator de “encanto” de tantos compartilharem tudo o que fazem.

  5. mentira cara! eu criei um novo orkut meu ano passado e uso um hotmail pra me conectar. sou bom??

    pode até ser q vc tenha q ter um gmail pra criar uma conta…mas depois vc simplesmente deleta esse gmail e muda o email de login pra qqer outro q vc use . simples assim… e é sério

  6. Gostei da sua observação sobre a obrigatoriedade de ter uma conta no Gmail. Realmente, uma bobagem do Google.

    Ou, como alternativa, poderia logar com qualquer e-mail e fazer um acesso IMAP pela interface do Gmail, se talvez o que preocupe tanto o Google seja perder campo no webmail.

    Uma mudança no funcionamento simples como essa traria outra credibilidade a marca.

  7. Oi Valdi,

    Me preocupa mais uma rede social pra cuidar…por outro lado, é importante ter essa concorrência. Afinal, não se pode deixar o Facebook dominar o mundo. Agora, haja tempo pra tudo isso…vamos experimentar e ver no que dá ne!

    bjim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *