Organizando contatos no Facebook e no Google+

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Algumas horas depois de meu artigo sobre o Google Plus recebi alguns convites, porém eles só funcionaram na quinta-feira perto da meia-noite. Depois de ficar até duas da manhã experimentando o serviço, percebi algumas coisas. Em primeiro lugar a aparência é absurdamente similar a do Facebook. Porém, não é apenas isso, os serviços e recursos são também quase idênticos.

Então o que o Google Plus tem de realmente inovador para “dominar o mundo”?

Na verdade a vantagem do Plus sobre o Facebook é justamente a facilidade de lidar e interagir com o serviço e foi exatamente isso que destaquei no meu artigo. O Google Plus é muito mais fácil de utilizar e isso o tornar mais sociável. Porém com um pouco de trabalho é possível fazer hoje no Facebook quase tudo que você está louco para fazer no Plus amanhã.

Abaixo algumas dicas.

Quem pode ver o quê

O primeiro passo é criar listas para imitar os círculos do Google+. No canto superior direito, escolha “Contas” e depois “Editar amigos”. A sua lista de amigos aparecerá e no topo dela o botão “+ Criar Listas”, que deve ser usado para criar suas listas. Aqui no meu tenho Família, Pessoal, Trabalho, Web, e outras relacionadas aos meus círculos de amizade e trabalho.

Crie suas listas de acordo com a necessidade e na lista de amigos selecione a qual lista cada um deles pertence. Tenha em mente, entretanto, que um mesmo amigo pode pertencer a várias listas.

As listas são a base para toda privacidade do Facebook e também do Plus. Ou seja, o que está aprendendo neste artigo para o Facebook, poderá usar no Google+ no futuro se desejar migrar para lá.

Com suas listas prontas, vamos às opções de privacidade. Novamente no canto superior direito escolha “Conta” e depois “Configurações de privacidade”. Na lateral esquerda escolha “Personalizado” e selecione o que cada lista sua poderá ver ou fazer na sua conta do Facebook.

Tenha em mente que você pode personalizar ao extremo cada um dos itens. É possível escolher listas ou mesmo pessoas em quase todos os itens. Um item muito importante a ser configurado, por exemplo, é a sua localização do Places. Escolha apenas o grupo de pessoas de sua confiança para mostrar sua localização.

Terminada essa etapa, vamos às fotos. Entre em cada um de seus álbuns e escolha “Editar Álbum”. Na janela que será aberta, veja que há na parte inferior uma opção de privacidade. Determine ali também quem pode ver o quê.

Aqui vale um truque para simular a possibilidade de enviar a partir de seu celular fotos privadas para seu Facebook. Crie um álbum privado e toda vez que quiser mandar uma foto para ser arquivada, mande ela para este álbum. O interessante é que depois você pode mudar uma ou outra foto desse álbum para outros. Portanto, dessa forma você simula esse recurso do Plus.

As listas servem também para suas publicações. Antes de publicar uma mensagem comprometedora, clique no ícone do cadeado que fica abaixo da caixa de texto e escolha quem pode ou não ler aquele mensagem.

Por fim, vamos ao Chat. No lado direito inferior da tela é possível abrir a janela de configuração do chat e escolher quem pode te ver online. É possível ativar e desativar listas ou pessoas específicas.

Mas nem só de publicações é feito o Facebook. Uma vez que tem suas listas criadas, é possível também escolher o que você prefere ler num dado momento. Na página principal do Facebook, ou seja “Feed de Notícias” é possível ver uma seta indicando que há ali um menu. Clique e veja que há várias opções, inclusive suas listas de amigos. Escolha a que você quer ler e somente as publicações referentes aquela lista aparecerão no feed.

Como pode ser visto, o Google+ não copiou apenas a aparência do Facebook, copiou também seus serviços. Por outro lado todas essas possibilidades de configuração do Facebook permitem que repliquemos hoje o que o Google nos promete para amanhã no Plus.

É evidente que o Google tem a vantagem de ser praticamente viral em se tratando de amigos pois ao entrar no Plus, sua lista de contatos do Gmail é apresentada como sugestão. Além disso, seus álbum de fotos do Picasa e amigos do Google Chat, dentre outras coisas aparecem todos integrados no Plus.

Portanto, o Facebook tem pouco tempo para ajustar suas configurações para que fiquem tão visuais e dinâmicas como no Plus e assim evitar uma debandada em massa. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Eu concordo com o comentário do Chycoo. O google tem cartas na manga para qualquer situação. Quero ver até onde vai a briga entre Google e Facebook.

  2. O que penso a respeito da debandada é que o Facebook tem um apelo afetivo por ter sido o primeiro e ser tão eficiente.Estamos todos integrados e rodeados de amigos, inclusive já o batizamos carinhosamente de Face.
    Acho difícil, em um curto espaço de tempo, haver uma debandada geral.
    Claro que o Google saiu na frente em termos de usabilidade, mas muitas necessidades só sentimos qdo surge a aplicação. Ninguém sentia falta de círculos de relacionamentos. Isso é muito curioso. Essa “necessidade” humana é ilimitada e em tempos de alta tecnologia e Web 2.0, eu não queria estar na pele do Google e nem do Face.

  3. Uma parte que ficou mais confusa e acho até que o Google vai ajeitar isso depois, é a lista dos “meus produtos”, ou seja, todos os serviços do Google utilizado por uma conta.

    Passei um tempo procurando até acha em “Visão Geral da Conta”, no item que diz:

    “Procurando opções de conta mais antigas? Visite a versão anterior de tela das contas do Google »”

  4. Comigo aconteceu o mesmo, demorou para entrar, fui “fuçar” e minha impressão é a mesma um Facebbok mais fácil … acredito que se não tiver algo essencial poucas pessoas farão do Plus um Facebook … mas conhecendo o todo poderoso Google, aguma função essêncial surgirá que nos deixará dependentes! Agora é esperar para ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *