Método ágil para tornar as reuniões mais eficientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Embora eu seja uma gerente de projetos em formação de acordo com o guia PMBOK, também sou grande fã do método ágil. As duas metodologias podem ser combinadas de acordo com o projeto. E um dos aspectos com o qual a metodologia ágil lida muito bem é o das reuniões.

Quantas vezes você esteve em uma reunião e pensou: “Eu poderia estar trabalhando de verdade agora”?

É claro que o brainstorming, a discussão de ideias, as checagens periódicas são muito importantes, mas o timing da reunião é essencial. Atualmente, não é necessário ser um especialista em tendências profissionais para dizer que estamos trabalhando cada vez mais – e isso é uma consequência natural da nova velocidade proporcionada pela internet e diversos dispositivos digitais, bem como da concorrência cada vez maior em todos os ramos do mercado. Tal tendência torna a busca por métodos ágeis cada vez mais necessária.

Reunião

Então, quanto mais eficiente for a reunião, melhores os resultados. Para isso, é preciso analisar alguns detalhes:

A reunião é realmente necessária?

Se você tem apenas um anúncio a fazer, algo sem a necessidade de resposta, pode fazer isso por e-mail – com confirmação de leitura, é claro. Por outro lado, é preciso pesar bem a importância e a natureza da informação. Evidentemente, muitas informações precisam ser explicadas ou debatidas pessoalmente.

E isso é uma atribuição importante para o gerente de projetos: saber como cada conteúdo deve ser exposto. Veja: se ele pode ser tranquilamente transmitido por e-mail, realmente não há por que interromper o trabalho da sua equipe para a realização de uma reunião.

A quem a reunião diz respeito diretamente?

Se você chegou à conclusão de que o conteúdo é importante demais para ser transmitido por e-mail ou o seu nível complexo faz com que ele precise ser explicado pessoalmente, considere agora quais departamentos e profissionais serão diretamente impactados.

Se a informação só influenciará o trabalho de um departamento, não há motivo para fazer todos pararem de trabalhar. Mesmo se sua empresa tem o perfil de compartilhar o conhecimento e decisões com todos os funcionários, é melhor transcrever posteriormente um resumo das informações transmitidas e decisões tomadas.

Qual a duração ideal de cada reunião?

Não ande em círculos para transmitir informações. Mesmo que elas sejam delicadas, você precisa ter a segurança de um líder e o respeito e confiança da sua equipe para repassá-las diretamente.

Além disso – apesar de parecer óbvio – muitos gerentes não têm a organização necessária para isto: antes da reunião, faça uma lista dos tópicos a serem discutidos, pense em como abordá-los e em quais precisa de interação e respostas da equipe. Reserve uma margem de tempo para perguntas e discussões. Dessa forma, a reunião será realizada com eficiência e não tomará muito do tempo precioso de trabalho dos seus profissionais.

Checagens semanais

Uma ótima forma de acompanhar o trabalho da sua equipe sem realizar reuniões longas e que muitas vezes não levam a lugar nenhum é fazer checagens semanais.

O ideal é que elas sejam feitas pelo gerente de cada departamento/equipe, pois esse tipo de reunião só funciona com pequenos grupos.

Uma conversa de 10 minutos no início do dia – na segunda-feira, por exemplo – para ver as metas que precisam ser alcançadas ao longo da semana e mais uma no final do dia de trabalho – na sexta-feira – para ver o que foi alcançado e o que precisa ser agilizado na semana seguinte.

Assim, você manterá um controle do desempenho dos seus profissionais sem precisar fazer reuniões longas e maçantes. Caso seja uma grande empresa, os gerentes de cada equipe podem reportar também em 10 minutos o que foi observado nas reuniões com suas respectivas equipes para um gerente geral.

E você? O que acha das reuniões na sua empresa? Sempre úteis e eficientes ou uma completa perda de tempo? Compartilhe sua experiência pessoal conosco! [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Catharina Pinheiro (@catharinapin) é tradutora, revisora e redatora. Informações completas aqui: catharinapin.tumblr.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *