Práticas do e-commerce na China podem valer aqui também

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Em recente artigo foi realizada uma comparação do panorama de mercado do comércio eletrônico entre o Brasil e a China (aqui). As similaridades entre os mercados emergentes ficam claras, mesmo que os números sejam discrepantes no quesito quantidade, porém a proporcionalidade é praticamente a mesma – percentuais de pessoas atingidas e taxas de crescimento geral.

Mas existe uma particularidade do trabalho chinês que é pouco explorada pelas lojas brasileiras: a opção “Cash on Delivery Payments”, que em tradução livre quer dizer opção de pagamento no ato da entrega.

Como as características de logística são muito parecidas entre esses dois países continentais, a utilização desse método pode facilitar em alguns aspectos. Entre os principais:

  • Eliminação das barreiras de desconfiança nas compras online
  • Agilidade no processo de troca e aceitação definitiva do produto
  • Entregas mais rápidas nas áreas atendidas pelo método de pagamento
  • Criação de vínculos melhores entre o lojista e o cliente
  • Aumento da fidelização por conta da prestação de serviço personalizada

Para que seja possível por aqui, as plataformas de lojas virtuais devem estar preparadas para primeiramente restringir os destinos de vendas da loja virtual que utilizaram esse método de pagamento e, num segundo momento, facilitar o processo de finalização de pedido (checkout) para agilizar as solicitações de compra de forma mais rápida e simples. E, por fim, oferecer condições especiais para esse público.

Um exemplo de plataforma já preparada é a Orçamento NET que incorpora essas funcionalidades.

Outra vantagem desse modelo de pagamento é a inclusão de outros produtos ou serviços não comercializáveis da forma tradicional – hoje a maioria das ofertas é de produtos industrializados -, dessa forma será possível a venda de serviços.

Com o desenvolvimento do comércio eletrônico móvel, cada vez mais as empresas de uma forma geral terão que iniciar seus processos de vendas online, garantindo mais comodidade e facilidade para os clientes, independente do tipo de produto ou serviço oferecido. [Webinsider]

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Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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2 respostas

  1. Achei bastante interessante esta idéia, mas é para e-commerce regionalizado, por exemplo, nós atendemos nossa cidade e a vizinhança. Já temos logística própria para isso e nossos consumidores já são mais fidelizados. Acho que aqui esse modelo funcionaria.

  2. Artigo interessante,

    Pagamento na hora da entrega seria interessante. E se na hora a pessoa não gostar?? ou o produto que se apresentava no site não era tão atrativo… devolve e não paga??
    Isso geraria mais gastos em relação a logistica. Hum… é complicado.

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