A segurança dos sistemas deve ser prioridade nas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na última semana ficou pública e notória a fragilidade de segurança da informação do sistema metroviário da capital federal quando as composições apresentaram funcionamento anormal no que se refere à velocidade de tráfego em horários com grande demanda por parte da população.

Os trens chegaram a parar, todos com passageiros a bordo, face à interpretação de emergência do sistema de controle informatizado que identificou como ocupados por composições todos os ramais das linhas disponíveis. Fazendo uma analogia com o trânsito, é como se todos os carros fossem às ruas ao mesmo tempo e agora.

Considerando as explicações observadas na mídia, percebeu-se que houve no mínimo negligência e descaso com a segurança da informação corporativa da empresa. Foi noticiado que cabos lógicos estranhos à operação foram indevidamente plugados na rede de dados do Metrô DF.

Como podem pontos de rede ficar à disposição e o pior, ativos, esperando por conexões de qualquer sorte? Imagine na sua empresa a possibilidade de um visitante chegar com o seu notebook e espetá-lo na rede de dados e fazer o que bem entender.

O mínimo que um administrador de rede focado em segurança deve ter configurado em tempo real sob forma previdente e conservadora são alarmes e checagens do que entra e sai da sua rede local ou WAN. Sejam notebooks, PCs, tablets e outros equipamentos.

Terrorismo

Há de se perceber: neste caso de Brasília, há um quê de terror. Não dá para engolir a explicação oficial sobre um cabo conectado em um ponto de rede e daí se deu toda a confusão. Nenhum cabo de rede, inerte, tem o poder de, por si só, interferir na operação de trens. O cabo de rede foi espetado no ponto ativo e provavelmente conectado em um laptop que teve o poder de invadir o sistema e fazer o que fez.

Além de um ato criminoso de invasão, deve ser entendido como um ato de terrorismo que poderia ter causado estrago maior no berço do governo federal levando passageiros à morte.

O recado foi dado e as autoridades responsáveis deverão rever todos os serviços públicos, principalmente os de transportes de massas não só em Brasília, mas em todo o Brasil e procurar adequá-los às principais normas e boas práticas da segurança da informação. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Leonardo Cardoso de Moraes (leonardo@cardosodemoraes.com.br) é diretor comercial da TI Safe e perito forense.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *