Novela do marketing viral ganha mais um capítulo

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A novela das campanhas virais na internet ganhou um novo capítulo. A história veio à tona há cerca de duas semanas. Um rapaz conhece uma garota em uma balada, mas perde o papel em que anotara o seu telefone. Resultado: não consegue localizar a moça nos dias seguintes.

Aflito, o homem divulga nas redes sociais um vídeo em que faz um apelo para que os internautas o ajudem na tarefa de encontrar a menina. Poderia ser um bom exemplo sobre o uso inteligente das plataformas digitais. No entanto, era apenas uma ação de marketing.

O viral “Perdi Meu Amor na Balada”, criado pela Nokia para promover um aparelho celular que será lançado no Brasil, é produto de uma prática que tem se tornado comum. Empresas embarcam no sucesso instantâneo das ações em mídias sociais e negligenciam o processo de construção de marca.

Os números da ação são de fato excelentes. O vídeo obteve centenas de milhares de visualizações no YouTube e a página criada no Facebook conquistou mais de 100 mil fãs. A Nokia, é claro, considerou a ação um sucesso. E não há como negar: se o objetivo era fazer barulho, o viral surtiu o efeito desejado.

Mas este tipo de marketing só é válido se estiver vinculado a uma estratégia de posicionamento do negócio. Ações isoladas, como “Perdi Meu Amor na Balada”, costumam cair no esquecimento em pouquíssimo tempo. E, na maior parte das vezes, não produzem retorno em vendas.

A preocupação com a construção da marca é uma necessidade urgente, mas isso não parece perturbar o sono de algumas empresas. Nos últimos anos, temos assistido a uma enxurrada de virais. E pior: marcas e agências se vangloriam por números e resultados que sozinhos não significam nada.

O caso da Nokia é bastante simples: a empresa utiliza essa estratégia porque não tem absolutamente nada para comunicar. Atualmente, a marca carece de posicionamento e inovação em sua cartela de produtos. Não é desta forma que vai recuperar o posto de líder global em fabricação de celulares.

[Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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