De acordo com Jurgen Appelo, no seu livro “Management 3.0”, a auto-organização pode ser definida como um processo onde estruturas ou padrões se formam sem a necessidade de uma autoridade central ou um elemento externo através de imposição ou planejamento.
Para o autor chega a ser engraçado considerar a “auto-organização” como sendo uma prática melhor para estruturação das empresas quando na verdade a auto-organização é a prática padrão (default) de qualquer sistema, incluindo equipes de profissionais.
Não importa o quanto você tente administrar as pessoas, os processos ou qualquer outra coisa, elas ainda assim vão se auto-organizar. As pessoas vão discutir os assuntos e chegar a acordos fora do expediente, definir atividades, alterar a forma de trabalho etc.
Tudo aquilo que a administração da organização não tentar sufocar – e mesmo que tente -, vai acabar se auto-organizando. A espécie humana tem feito isso por centenas de milhares de anos e continuará assim por muito tempo, faz parte da nossa natureza.
O modelo “comando e controle” utilizado em quase todos os lugares surgiu muito tempo depois da auto-organização sob a ilusão de que seria possível controlar os elementos do sistema (no caso, da empresa) para produzir os resultados desejados.
Um sistema produz como resultado aquilo que é possível ser produzido, dadas suas limitações, ou seja, o “output” do sistema é dado pelo seu contexto, suas limitações (constrains), e não por um objetivo artificialmente imposto pela direção.
Reflita sobre o assunto.
Como a sua organização está estruturada?
Os dirigentes tentam constantemente controlar tudo o que é feito e como é feito?
Existe espaço para que o fenômeno da auto-organização ocorra?
Lembre-se tudo: aquilo que vai contra o “natural” é insustentável no longo prazo. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- As pessoas são os principais ativos das empresas
- Aprenda a administrar equipes com os seus cães: psicologia
- Vamos demitir os bons?
…………………………
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Luigui Moterani
Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//