As equipes são organismos vivos dentro das empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

De acordo com Jurgen Appelo, no seu livro “Management 3.0”, a auto-organização pode ser definida como um processo onde estruturas ou padrões se formam sem a necessidade de uma autoridade central ou um elemento externo através de imposição ou planejamento.

Para o autor chega a ser engraçado considerar a “auto-organização” como sendo uma prática melhor para estruturação das empresas quando na verdade a auto-organização é a prática padrão (default) de qualquer sistema, incluindo equipes de profissionais.

Não importa o quanto você tente administrar as pessoas, os processos ou qualquer outra coisa, elas ainda assim vão se auto-organizar. As pessoas vão discutir os assuntos e chegar a acordos fora do expediente, definir atividades, alterar a forma de trabalho etc.

Tudo aquilo que a administração da organização não tentar sufocar – e mesmo que tente -, vai acabar se auto-organizando. A espécie humana tem feito isso por centenas de milhares de anos e continuará assim por muito tempo, faz parte da nossa natureza.

O modelo “comando e controle” utilizado em quase todos os lugares surgiu muito tempo depois da auto-organização sob a ilusão de que seria possível controlar os elementos do sistema (no caso, da empresa) para produzir os resultados desejados.

Um sistema produz como resultado aquilo que é possível ser produzido, dadas suas limitações, ou seja, o “output” do sistema é dado pelo seu contexto, suas limitações (constrains), e não por um objetivo artificialmente imposto pela direção.

Reflita sobre o assunto.

Como a sua organização está estruturada?

Os dirigentes tentam constantemente controlar tudo o que é feito e como é feito?

Existe espaço para que o fenômeno da auto-organização ocorra?

Lembre-se tudo: aquilo que vai contra o “natural” é insustentável no longo prazo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *