O maior desafio do marketing é furar os bloqueios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

bloqueioEm um mundo repleto de opções, há grande chance de seu cliente estar muito bem sem você. Ele não está nem aí para sua empresa. Não chore. Sabe… Não é por mal. Ele apenas está ocupado, anestesiado com seus afazeres diários. Embora tenha abundância de soluções para seus problemas, falta-lhe tempo. Isso o deixa irritado e mais fechado a qualquer coisa que pareça uma interrupção, como sua ligação, panfleto ou spot na rádio, por exemplo. Aposto que você é assim também… Então, não o culpe se sua “oferta imperdível” parece-se mais com uma interrupção. Ele não é bobo e está cansado de clichês e falsas promessas.

Como profissional de marketing, vendas ou comunicação, seu desafio é furar esse bloqueio de atenção. E que desafio! A tendência nos grandes centros urbanos é de pessoas cada vez mais apressadas e, portanto, mais fechadas às interrupções.

Como conversar com seu público se ele não te dá ouvidos?

Isso envolve uma grande mudança de paradigmas. Envolve um grande esforço criativo para abandonar os clichês da linguagem promocional e recriar a comunicação, de forma mais autêntica, sincera e atraente. No paradigma do marketing de interrupção, as pessoas são interrompidas pelos comerciais da TV, do rádio, pelo panfleto deixado no portão, pelo telemarketing e pelo spam no e-mail. Essa é a linguagem do barulho, do grito, da falsa oferta, do autoelogio e do monólogo.

Recomenda-se uma nova estratégia, baseada no marketing de permissão. A linguagem direta e agressiva é substituída pelo diferente, estimulante, criativo, extravagante, pelo diálogo. Oferece-se um brinde, conteúdo ou benefício para atrair o público. Depois, utiliza-se o raro momento de atenção integral do possível cliente para se iniciar um relacionamento.

Note que o brinde, conteúdo ou benefício devem ser reais. Nada de manipulações, hein! Lembre-se que seu cliente em potencial está cansado de falsas promessas. Elas já não funcionam mais. Também é importante ressaltar que relacionamento é algo bastante diferente do que a maioria das empresas brasileiras faz. Relacionamento de verdade é uma comunicação de mão dupla, onde se entrega mensagens relevantes, gerando engajamento e fortalecendo o posicionamento da marca.

Que tal olhar seu marketing sobre essa nova perspectiva? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *