NewsGames: a informação que se constrói com várias mãos

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Com Luciene Santos.

Quando em 2010 fui sacudido por um daqueles insights que me permitiu vislumbrar a possibilidade de idealização do tabuleiro dos NewsGames não imaginava que o mundo já havia percebido a envergadura irrefutável dos games como emuladores de educação, informação, notícia e engajamento social e político. Estava fazendo um curso patrocinado pela Microsoft em parceria com a PUC Minas, em Belo Horizonte.

Foi numa aula de Cloud Computing no Campus São Gabriel que percebi que mapas geoprocessados poderiam servir de base jogável dos games baseados em notícias, em resposta ao modelo proposto em nossa pesquisa de mestrado defendida um ano antes. Mas nada se compara com os novos experimentos que aproximam, cada vez mais, os seres humanos da Galáxia dos NewsGames.

Londres, Paris e Berlim na vanguarda

Desenvolvido pela Ubisoft, o mapa dinâmico We are data (‘Nós somos dados’, em tradução literal) surge como um grande avanço em relação aos mapas geoprocessados meramente de localização, reduzindo ainda mais a distância que ainda separa os jogadores comuns da Galáxia dos NewsGames.

O site com cara de aplicativo permite o usuário visualizar cidades sob várias perspectivas interativas. Inicialmente, o experimento faz o mapeamento das cidades de Londres, Paris e Berlim. O aplicativo, que pode ser baixado para smartphones, traz informações em tempo real da cidade desejada.

Visualização de dados públicos acessíveis

Os dados foram subdivididos em quatro grandes painéis que permitem o usuário fazer uma navegação inteligente pela cidade escolhida. A app reúne em um único espaço de visualização todos os dados publicamente acessíveis, tais como localização de celulares ativos, linhas de metrô e até banheiros públicos espalhados pela cidade. Tudo isso em tempo real.

O aplicativo We are data permite saber ainda, por exemplo, onde estão situadas redes de antenas de acesso à internet, hosts web e sistemas de conexão wi-fi, bem como visualizar atividades de usuários de redes sociais do Twitter, Instagram, Foursquare e Flickr. Sem correr o risco de se perder, o turista pode fazer o tour pela cidade e saber por onde circulam as bicicletas públicas da cidade.

  • Transporte público (Metrô, bicicleta)
  • Sistemas urbanos (semáforos, câmeras, outdoors, caixas eletrônicos, banheiros)
  • Redes (wi-fi, celulares ativos, hosts web, antenas de internet, torres de energia)
  • Networking  (Twitter, Instagram, Foursquare, Flickr)

Assim é possível conhecer o lugar antes mesmo de estar fisicamente em um determinado local de uma das três cidades europeias e saber onde existem celulares ligados, semáforos, ou caixas eletrônicos. O aplicativo traz ainda um quadro estatístico com dados sobre valor médio salarial praticado em determinada região da cidade, bem como índices de criminalidade e taxas de consumo de eletricidade.

Com isso, a empresa francesa Ubisoft, especializada desde 1986 na criação e distribuição de videogames, está bem próxima do desenvolvimento de NewsGames sob o prisma de um novo modelo de Jornalismo Online (JOL), como propusemos na dissertação de mestrado ‘Games como emuladores de informação’, defendida em 2009, em Juiz de Fora (MG). Quando chegarmos lá, o nosso planeta já será um outro mundo! [Webinsider]

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Geraldo Seabra, (@newsgames) jornalista e professor, mestre em estudos midiáticos e tecnologia, e especialista em informação visual e em games como informação e notícia. É editor e produtor do Blog dos NewsGames.

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