Que tal ler um livro escrito por inteligência artificial?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Quantas pessoas "formadas" por e-books rasos e vídeos de YouTube estão no mercado, ativas e atuantes?

Sempre tivemos literatura banal e roteiros de novelas mexicanas escritos por humanos. Mas agora chegam os conteúdos rasos sobre marketing digital formando novos profissionais.

Antes de nos preocuparmos com o que a Inteligência Artificial pode fazer contra a humanidade, projetando cenários apocalípticos em futuros distópicos, temos que nos preocupar com o que o próprio homem pode fazer contra a humanidade, usando a Inteligência Artificial.

E isso já está acontecendo agora.

O conhecimento já está sendo afetado. Minado. Já havia lido o Cezar Taurion e, depois, vi duas notícias sobre a crescente inundação de livros escritos pelo ChatGPT no mercado editorial.

A Amazon, responsável por cerca de 80% das vendas de livros nos EUA, terá de começar a pensar a respeito e puxar uma reação para o setor. Autores (reais) e Editoras já estão preocupados.

Qualidade das obras

Mas o ponto que acho realmente nocivo, vai muito além dos prejuízos financeiros para esta área ou até mesmo de plágio, que é outra grande preocupação.

O maior – e irreparável – prejuízo, diz respeito à qualidade das “obras”.

Em livros de ficção, há a perda criativa, artística, do talento genuíno e original.

Mas há danos imensos em áreas sensíveis e práticas, como Finanças e Saúde, por exemplo.

Sabidamente, as informações fornecidas pelo ChatGPT, Bard, ChatSonic, e tantos outros derivados ou similares, apresentam sérios erros, com imprecisões importantes e até mesmo desconexão com a realidade.

Então, a informação entregue na ponta, na “prateleira”, nestes casos é muito pior do que algo de má qualidade produzido por um humano. É muito pior do que informação rasa, o que já seria bem ruim. É conhecimento simulado, pressuposto e errático.

Imagine isto ganhando escala. E já está. Pense em quantos posts de rede social ou de blogs, indicando “os 10 passos para tal coisa”, em todas as áreas, já sendo escritos artificialmente hoje, sem revisão humana séria.

A que conhecimento as futuras gerações terão acesso? Até hoje, a humanidade tem construído uma base “pura”, um acervo genuinamente pensado, escrito, lapidado e consolidado por gerações. No momento em que esta solidez começa a ser ameaçada, temos algo sério a considerar.

A aquisição de conhecimento já vinha sofrendo perdas. Tomemos o setor de marketing digital, como exemplo. Quantas pessoas “formadas” por e-books rasos e vídeos de YouTube estão no mercado, ativas e atuantes? E quantas leram, de fato, os grandes nomes do marketing (que, sim, embasa o digital também) e tiveram formação sólida e embasada?

Agora temos mais um avanço rumo ao retrocesso. É o paradoxo da involução do conhecimento humano, produzido pelo próprio humano. Não pelas máquinas.

Mas dá pra agir. Os alertas já estão aí. [Webinsider]

Ricardo Formighieri de Bem (ricardo@divex.com.br) é sócio-diretor da Divex - Internet gerando valor, foi diretor da ABRADi RS - Associação Brasileira dos Agentes Digitais - RS durante dez anos e escreve regularmente sobre Internet. Mais no Google.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *