Metaverso não está emplacando

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Vendas dos headsets está bem abaixo do esperado

Meta sente que o metaverso está perdendo o fôlego.

 

Apesar da (alta) aposta de Mark Zuckerberg na realidade digital chamada metaverso, a própria empresa (que mudou seu nome para Meta por conta dessa aposta) está percebendo uma grande queda no interesse do público pela tecnologia.

O headset de realidade virtual e aumentada Quest 3 deve ter uma distribuição muito menor que o antecessor Quest 2. Além disso, há rumores sobre demissões na divisão Reality Labs, que produz os conteúdos de realidade virtual da empresa.

Os sinais de desânimo na Meta ecoam o que acontece com a Apple e seu Vision Pro, que também exibe resultados abaixo do esperado.

O analista da indústria da TF International Securities, Ming-Chi Kuo, informou na quinta-feira que as previsões de envio para o Quest 3 no segundo semestre de 2023 foram originalmente definidas em mais de 7 milhões de unidades no início deste ano. O número foi reduzido para 2 a 2,5 milhões de unidades no segundo semestre de 2023, e ele espera que a empresa remeta para venda apenas 1 milhão de unidades no próximo ano.

As coisas não parecem muito melhores para os novos óculos Ray-Ban Meta Smart. A Meta colocará no mercado apenas cerca de 1,5 milhão de unidades durante todo o ciclo de vida do produto, de acordo com as previsões de Kuo.

Os Ray-Ban Stories originais da Meta em 2021 tinham apenas cerca de 50.000 usuários ativos, e isso foi quando a empresa esperava comercializar cerca de 2 milhões de unidades. Após vendas abaixo do esperado, a Meta reduziu esse número para cerca de 300-400.000 óculos.

Kate Wagner escreveu um bom artigo para o The Nation sobre o fracasso do conceito de metaverso: Lessons from the catastrophic failure of the metaverse. [Webinsider]

. . .

 

Interesse por ChatGPT só sobe, por metaverso e NFT desce

 

O ChatGPT agora fala (e a voz é a sua)

Sergio Kulpas (sergiokulpas@gmail.com) é jornalista e escritor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *