Aproveitando novos recursos de áudio do receptor Claro-Net 4K

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Como montar uma conexão com um decodificador ou receiver externo no receptor Claro-Net 4k usando um splitter de HDMI.

O serviço de TV a cabo da Claro-Net está passando por mudanças. No que tange ao áudio, é possível montar uma conexão com um decodificador ou receiver externo, de modo a obter o melhor possível neste tipo de reprodução, usando um splitter de HDMI.

 

Quem é assinante do serviço de TV por assinatura da Claro-Net, e usa o receptor 4K UHD, talvez não tenha reparado que o serviço vem fazendo tentativas de mudança, mesmo ainda em um nível muito tímido e/ou incompleto.

A imagem HDR já vinha disponível no canal 444 da minha região, mas o sinal em HDR10 foi retirado. No seu lugar o canal passou a transmitir áudio em Dolby Atmos. Este sinal tanto pode ser transmitido pela TV ou por um decodificador externo, normalmente contido em um A/V receiver.

Para uma melhor reprodução do Dolby Atmos, entretanto, o usuário entusiasta irá preferir a reprodução por um sistema de amplificação do tipo Home Theater. Porém, irá esbarrar em um problema operacional: o aparelho da Claro-Net só tem uma saída HDMI, por onde áudio e vídeo de alta resolução passam.

Inventando uma solução

Com uma única saída HDMI disponível, uma das soluções, creio eu a mais simples, é instalar um “Splitter” (divisor) de sinal HDMI. Como a conexão HDMI exige uma negociação de protocolo entre transmissor e receptor, somente uma saída do Splitter poderá ser usada de cada vez.

Eu escolhi o Splitter fabricado pela chinesa Baseus, dotado de uma entrada e duas saídas HDMI, com plena passagem de sinal 4K @ 30 Hz. O aparelho consiste de um circuito eletrônico alimentado pela própria conexão HDMI. Além disso, ele possui um seletor na tampa superior, que permite a escolha das saídas 1 e 2. Na parte frontal, um LED azul indica a conexão ativa com o equipamento transmissor de sinal, e ao lado, os indicadores 1 e 2 são exibidos, de acordo com a seleção da saída:

Na minha experimentação, o esquema de conexão estabelecido foi o seguinte:

A escolha do que vai ser conectado nas saídas 1 e 2 é arbitrária. Depois de escolhida a saída, o usuário tem que aguardar a passagem de sinal e a negociação do protocolo HDMI entre transmissor (receptor Claro-Net) e receptor (TV ou A/V receiver).

Depois da instalação feita, o LED azul indica que a conexão com o transmissor está ativa. No caso acima, a saída escolhida foi a 1, indicada no painel.

O Splitter tem um circuito eletrônico cuja alimentação é feita pela conexão HDMI de entrada, através do pino 18, como mostrado na figura abaixo. Na pinagem do conector, existe também uma previsão para o chamado “Hot Plug” (pino 19), ou seja, que detecta quando um plugue está transmitindo sinal elétrico no momento da conexão. Este pino permite o “Hot Swapping”, que é a troca (conexão ou desconexão) do conector ainda com o equipamento ligado.

O Hot Swapping impede que a inserção ou retirada dos conectores do cabeamento seja feita com risco de dano aos equipamentos conectados.

Mesmo colocando o receptor da Claro-Net em modo de espera (“standby”), o Splitter continua ativo, ou seja, o LED indicador continua ligado em azul, e o indicador de saída continua aceso também.

Primeiros resultados

O receptor 4K Claro-Net transmite som no formato Dolby Digital, de 2 a 5.1 canais. Porém, para alcançar a reprodução de sinal com Dolby Atmos, foi preciso introduzir a extensão para Dolby Digital Plus. Com ela, é possível aumentar a qualidade do sinal, pelo aumento do bitrate, ou aumentar o número de canais sem diminuir a qualidade, podendo alcançar até 48 kHz de amostragem. O Dolby Digital Plus é o sinal que permite aos serviços de streaming transmitir som com Dolby Atmos.

O receptor da Claro-Net permite a escolha de configuração da saída de áudio por HDMI, de acordo com o equipamento do usuário. As opções são: PCM, DOLBY, e PASSTHROUGH. Em PCM, o sinal Dolby é decodificado antes da saída. Na opção Dolby a decodificação é necessariamente externa, caso haja um decodificador disponível na linha. E com Passthrough o sinal passa sem nenhum processamento, direto ao receptor.

Nas minhas observações, eu vi que tanto a saída Dolby quanto a Passthrough possibilitam ao A/V receiver detectar Dolby Digital e Dolby Atmos (no momento, no canal 444). Porém, na opção Dolby o receiver identifica que o sinal portador é o Dolby Digital Plus (DD+).

Por motivos provavelmente operacionais, todos os canais HBO estão transmitindo em DD+ 2.0 e não 5.1, ao contrário dos canais Telecine. Vários outros canais da minha rede estão com esta limitação. No canal 504 (Globo RJ), que no início da TV digital no Brasil já dispunha de um serviço 5.1 AAC de áudio, existem as seguintes opções, uma “original” ou “português” (Dolby 2.0), a outra é rotulada como “sap” (também Dolby 2.0), e ainda “5.1” (Dolby Digital 5.1) e “atm” (Dolby Atmos). N.B.: “sap” se refere ao antigo “second audio program”, incluído nas primeiras transmissões estereofônicas no sistema PAL-M. O sap serve para transmitir o áudio de uma trilha sonora alternativa.

Rodando o Netflix por dentro do receptor da Claro-Net, o sinal obtido é 5.1 sem Atmos, e HDR10, ao invés de Dolby Vision.

Observações:

Na minha avaliação, pelo menos por enquanto, o áudio do receptor da Claro-Net amplificado no A/V receiver é muito limitado, com qualidade sonora baixa e sem quase nenhuma separação ou informação nos canais surround. Esta baixa qualidade é muito difícil de ser percebida nos aparelhos de TV, onde normalmente a reprodução do som tem um monte de limitações acústicas.

Usando o A/V receiver na linha de áudio é então possível ver a capacidade real do som transmitido e/ou comparar o som com outras fontes de sinal. O sinal de Dolby Atmos, por exemplo, é reproduzido integralmente pelo receiver, mas nada Atmos (3D) se consegue ouvir.

Tudo isso é compreensível, porque o sinal de transporte pode ser pleno (5.1 ou acima), mas o sinal encapsulado nele não é necessariamente pleno, por exemplo, 2.0 ao invés de 5.1 canais.

Eu imagino que em algum momento do futuro o sinal de áudio da Claro-Net chegue a um nível satisfatório ou novas aplicações sejam feitas para aproveitar a melhoria do sinal. Para mim, me parece bastante claro (sem trocadilho) que os serviços agora oferecidos estão passando por reforma, para impedir que eles fiquem para trás, quando comparados aos serviços de streaming, notoriamente superiores e sem limitações de qualidade em áudio ou vídeo.

Eu uso o Apple TV ligado ao receiver, que me permite traçar comparações. A diferença de imagem 4K e áudio Dolby Atmos são gritantes. A única vantagem da Claro-Net, neste tipo de equipamento alimentado com cabo coaxial, é a desnecessidade de se recorrer à banda larga. A empresa oferece um receptor IPTV (Claro TV+), mas eu vejo que ele só se aplica a casos onde o usuário quer levar o sinal consigo para onde ele estiver. Caso contrário, ele não serve para nada. [Webinsider]

 

. . .

 

Nova atualização do decodificador Claro-Net

Decodificador 4k da Net Claro com Netflix

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

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13 respostas

  1. Caro Paulo,
    Gostaria de seu comentário sobre um problema que tenho enfrentado com meu receptor box Claro TV+. O receptor passa por meu receiver DENON AVR760 e segue para a TV via conexão EARC. O cabo HDMI é de alta qualidade. Tenho ficado muito incomodado com o nivel de volume dos canais da Claro: cada canal da Claro tem um volume diferente, alguns muito, muito baixos, outros são ok.
    Busquei dicas de configuração do box Clato TV+, sem êxito. Será que o problema pode estar relacionado com a conexão HDMI entre o box Claro e o Receiver ? Configuração no Receiver ? Agradeço desde já sua atenção.

    1. Oi, Alencar,

      Até onde eu sei, os receivers podem te permitir ajustar o volume de entrada de cada conexão HDMI, e isso você pode verificar na configuração do setup. Mas, o seu problema vem da fonte de sinal, e é bem provável que a única chance de retificar isso seria mudar o tipo de sinal de saída, como PCM, ou outro. Se o ajuste for PCM, as decodificações dos canais com Dolby serão feitas dentro do Claro TV+.

      Na minha experiência, os canais com Dolby diferem em amplitude de áudio dos canais com PCM. As opções de saída podem ser PCM, Dolby e Passthrough. Veja se uma delas resolve isso. Algumas TVs tem compensação na entrada de áudio, uma espécie de controle automático de volume, e é interessante verificar se o ajuste está disponível e se ele tem algum efeito que compense o problema.

      Sinto muito não poder ser de mais ajuda, mas espero que você consiga resolvê-lo.

  2. Entendi perfeitamente, Atualmente venho enfrentando problemas no hdmi cec, eu desconfio que seja o arc. Vou tentar fazer como o Sr. Obrigado sou um leitor fiel do seu conteúdo.

    1. Oi, Danilo, a conexão ARC costuma mesmo ser problemática, e o maior problema é que na ligação HDMI a transmissão de dados é serial, impedindo correção de erros corretamente. Este é, inclusive, muitas vezes um dos principais motivos de erros, que provocam a interrupção do sinal. A ligação por ARC é desabilitável, mas não sem motivo!

      Tomara que a sua mudança dê certo.

  3. Olá Paulo, um assunto que não encontrei é porque a conexão com o Receptor Claro/NET desconfigura a conexão da TV com a soundbar (samsung) via EARC. Quando quero assistir os streamings obtendo o som em Dolby Atmos sempre tenho que retirar o cabo HDMI do receptor e assim estabelecer novamente a conexão via EARC.
    Será que um splitter HDMI burla essa questão? Já falei com a Samsung e com a operadora de TV a cabo e não encontramos solução.
    Talvez se mantivesse essa conexão, também seria possível obter uma melhor qualidade de som que vem do receptor para a TV+Soundbar.

  4. Não ficou claro para mim porque usou o spliter.
    1. Porque não ligou direto no receiver?
    2. Porque não usou a entrada ARC na tv para retornar o áudio para o receiver?

    tenho o mesmo receptor e utilizo na entrada ARC na tv e no receiver denon x2300w.
    o atmos como você falou é De qualidade ruim mais ainda da pra sentir a torcida dentro da sala.

    abraço

    1. Danilo, a conexão por HDMI exige a negociação de protocolo, que é, aliás, por naturesa, problemática e cheia de problemas. Por isso, eu usei um splitter capaz de respeitar esta negociação, e ele funciona exatamente como devia. Nunca pensei na conexão por ARC, por vários motivos, um deles que, em alguns casos, o protocolo de conexão nem sempre funciona direito. Além disso, nem toda saída na TV passa o sinal de interesse, e a partir daí eu achei que a melhor e menos problemática das conexões seria mesmo o splitter. Mas, se funciona para você, ótimo, deixe como está,

      1. Venho enfrentando o seguinte problema.
        Tenho ligado ao Denon avrx2300w os equipamentos a seguir :

        HDMI 1: Bluray player lg
        HDMI 2: Apple tv 4k
        HDMI 3: Zidoo media player Z10
        HDMI 4: Decodificador claro net 4k
        HDMI 5: Amazon fire stick 4k

        Conecto a saída do receiver na porta HDMI 3 da tv lg nanocell de 2022 (eARC/120 hrz).
        Quando tenho principalmente a Fire stick conectado no receiver o vídeo desaparece da tv (o sinal é interrompido) mesmo mudando a fonte o sinal não retorna até eu desconectar o fire stick. As possíveis soluções seriam

        1. Ligar o fire stick através do splitter conforme você fez com o claro tv;
        2. Desativar o ARC do receiver e mudar para o hdmi 1 na tv;
        3. Ligar o Zidoo, o claro tv e o fire stick através de 3 splitters;

        Outro problema é o controle remoto Universal da tv que funciona em alguns momentos e outros não. Ou o ideal seria desativar esse recurso tbm?

        Qual a sua opinião?

        1. Danilo, eu já tentei responder, no seu outro comentário. As conexões por HDMI revelam surpresas, porque dependem da negociação de protocolo, que traz às vezes vasriáveis incontroláveis. Eu já passei uma situação de queda de sinal com um Oppo, ao qual conectei um cabo caríssimo, e o sinal caía a todo momento. Entrei em contato com o fabricante do cabo, expus o problema e ele, que já tinha visto isso, me recomendou usar um cabo com pelo menos 1 metro de comprimento (o outro era de meio metro) e o problema desapareceu. Pode parecer estranho, mas o técnico comentou que alguns transmissores de sinal são projetados para cabos mais longos. Bem, eu não conheço essa eletrônica, mas acredito que ele estivesse com a razão.

          No seu caso, não custa nada experimentar a desativação do HDMI-CEC, e ver no que dá. Eu já usei este recurso e o abandonei, devido aos problemas de perder sinal ou não conseguir a resposta de um dos aparelhos conectados.

      2. Eu comprei o splitter e usei no fire stick.
        Por enquanto resolveu o problema (usando só um cabo ligado ao receiver)
        Coloquei outro no receptor (NÃo entendi porque você ligou dois cabos na saída do splitter, se ele só utiliza uma de cada vez, seria só para você escolher entre a tv e o receiver sem ter que retirar cabos?). Na primeira leitura do texto, eu entendi que a necessidade do splitter seria para enviar dois sinais iguais a tv e receiver , onde o som sairia no receiver e a imagem na tv, depois entendi que seria um dispositivo de cada vez e então continuei sem entender nada. Seria só a questão da negociação do protocolo.,? E essa negociação ocorre no splitter? Faz sentido ligar só um cabo na saída do splitter,? Me desculpe a insistência nesse assunto , é porque tenho refletido muito sobre ele. Agradeço a disposição em esclarecer .

        1. Oi, Danilo, é bem provável que o texto não tenha ficado claro, e assim lhe peço desculpas. Veja, a conexão por HDMI exige uma negociação de protocolo entre transmissor e receptor, não é? A função do splitter é de apenas direcionar o sinal de entrada para uma das saídas, não é possível ter asa duza saídas ativas ao mesmo tempo, exigindo um seletor. Você já notou que eu liguei as duas saídas, uma para o receiver e outra para a TV. para exatamente não precisar cabear essas duas conexões cada vez que eu precisar usar uma delas.

          A negociação de protocolo ocorre entre transmissor e receptor, uma vez a conexão estabelecida. O splitter é somente um direcionador de sinal.

          Nos meus testes, e conhecendo os problemas das transmissões por HDMI, eu cheguei a suspeitar que as negociações ficassem perdidas ao trocar de saída, mas isto, felizmente, não aconteceu. É, no caso, recomendável, primeiro selecionar a saída e depois ligar o receptor. Isto não é radicalmente necessário, mas deve ser feito esta maneira, se for preciso.

          Espero ter esclarecido. Qualquer outra dúvida, não hesite em escrever de volta.

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