Charles Gerhardt e as trilhas sonoras em discos quadrafônicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Charles Gerhardt gravou uma série de discos para a RCA com trilhas sonoras originais de grandes partituras do cinema. Vários desses discos foram depois remixados para o som quadrafônico e podem ser importados da Dutton-Vocalion, cujo engenheiro e proprietário do selo fez a transcrição das matrizes quadrafônicas para SACD

Charles Gerhardt gravou uma série de discos para a RCA com trilhas sonoras originais de grandes partituras do cinema. Vários desses discos foram depois remixados para o som quadrafônico e podem ser importados da Dutton-Vocalion, cujo engenheiro e proprietário do selo fez a transcrição das matrizes quadrafônicas para SACD.

 

O maestro e arranjador Charles Gerhardt era por mim um ilustre desconhecido, quando em uma daquelas idas na loja da Gramophone com amigos, um deles me mostrou a versão em CD do elepê Sunset Boulevard, com as principais partituras de Franz Waxman, resgatadas pelo filho dele. Gerhardt gravou um série de discos para a RCA, chamada de “The Classic Film Scores”, com partituras de diversos autores, e com um detalhe interessante: as gravações são todas muito bem feitas.

Na década de 1970, vários desses títulos foram editados em elepês quadrafônicos, no formato discreto CD-4. A moda do som quadrafônico teve um fim trágico, porém ela ficou retida no âmbito dos aficionados e as mixagens deste tipo preservadas. Coube ao engenheiro Michael J. Dutton, proprietário do selo Vocalion, a remasterização e a reedição das mixagens quadrafônicas. Dos 6 títulos lançados, eu já consegui 4, fazendo o sacrifício torturante de importar direto do site. A importação tem sido complicada, porque o valor dos discos está na cota abaixo dos tais cinquenta dólares, mas cada encomenda demora uma eternidade para ser entregue em casa, um absurdo para qualquer colecionador.

Mr. Dutton é extremamente competente no que faz. Todas as suas masterizações em SACD são criteriosas e soam de maneira exemplar, com os 4 canais encapsulados em 5.0. Os discos são híbridos e, portanto, podem ser tocados em qualquer reprodutor de CD/DVD/Blu-Ray. No último disco que eu recebi, foram incluídos no encarte interno os fac-símiles das caixas contendo as masters das faixas do disco, neste caso, os segmentos de Star Wars e Close Encounters of the Third Kind, trilhas de John Williams:

Quando a Dutton-Vocalion lançou o icônico Sunset Boulevard em SACD quadrafônico, o resultado foi impressionante. O meu antigo CD soa bem, tem mais faixas, mas a dimensão sonora do SACD é incomparável!

A High Definition Tape Transfer já havia lançado Sunset Boulevard com som multicanal, mas o resultado não foi bom. Um amigo meu comprou, não gostou do resultado, me emprestou o disco e eu pude constatar todo o tipo de erro na reprodução. Na época, eu escrevi para o Bob Witrak, dono da HDTT, que é profundo conhecedor de áudio, ele reconheceu os erros e retirou o título de catálogo. Vejam que Sunset Boulevard na versão quadrafônica é diferente da versão original do elepê. O que o Michael Dutton fez foi recorrer à matriz do disco quadrafônico, e transferi-la de forma correta para o SACD.

Notem que as gravações foram feitas pelos engenheiros da Decca, para lançamento pela RCA. A imagem das caixas está um pouco apagada, mas dá para perceber que uma das aparelhagens de gravação é o deck Studer A80, uma das mais modernas já naquela época, rodando a 15 ips, com 8 canais:

São máquinas como esta que explicam a qualidade da gravação original. Em uma das caixas se lê “NO DOLBY” estampado. As fitas com Dolby A fizeram parte de muitas matrizes da década de 1970, mas nem sempre elas eram favorecidas pelos profissionais dos estúdios.

O Studer A80 de 8 canais roda com fita magnética de 1 polegada. A dinâmica resultante é boa o suficiente para registrar gravações de orquestras dispostas em uma sala de concerto, no caso dos discos de Charles Gerhardt feita no Kingsway Hall, em Londres.

A preservação de gravações de grande estatura com a digitalização correta é importante para os colecionadores, e pode perfeitamente ser transcrita em um CD, mas fica melhor ainda em SACD, a partir da transcrição literal das fitas originais de 3 canais ou acima. Na década de 1990, Wilma Cozart Fine foi comissionada pela Philips para fazer a transcrição das gravações em 3 canais, feitas pelo seu marido Bob Fine, ele um mago deste tipo de gravação, para a lendária série “Living Presence”, da Mercury.

As versões em SACD de 3 canais desta série são difíceis de achar. As da série Living Stereo, da RCA, nem tanto, mas o colecionador, ao contrário de anos anteriores, se achar um desses discos, vai ter que se preparar para gastar uma nota preta!

O que justifica o sacrifício na pesquisa ou na aquisição desses títulos é a apreciação pelo audiófilo da qualidade dessas gravações e o valor histórico que elas contêm. Felizmente, os SACD de Charles Gerhardt atuais estão disponíveis para compra por um valor aceitável. Pena que demore tanto para chegar, mesmo que o usuário dê sorte de não ser arbitrariamente taxado. [Webinsider]

 

. . .

SACD Quadrafônico!

 

Dutton Vocalion

 

O assassinato do áudio de alta resolução

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *