As principais diferenças da Web 3.0 em relação à Web 2.0

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A Web 3 é a terceira geração da internet, que é alimentada pela tecnologia blockchain

A Web 2.0 é das redes sociais e dos conteúdos gerados pelos usuários; a Web 3.0 busca a integração das tecnologias, como blockchain e inteligência artificial.

 

O século XXI é marcado por avanços significativos na tecnologia. Nesse sentido, no cenário atual de evolução tecnológica, além das inteligências artificiais, destaca-se a ascensão da Web 3.0, que emergiu como uma quebra de paradigma, trazendo uma série de transformações que redefiniram drasticamente a experiência dos sujeitos no mundo online.

Inicialmente, é possível dizer que existem distinções elementares entre a Web 3.0 e a sua antecessora, a Web 2.0. Em síntese, a Web 3.0, em muitos casos nomeada de “web semântica”, transcende a antiga interação social e de conectividade que a Web 2.0 proporciona.

Na realidade, ela representa uma quebra quase que epistemológica, dada a sua abordagem mais contextualizada e inteligente, na qual as máquinas conseguem compreender os conteúdos que as permeiam de uma forma muito mais sofisticada, garantindo uma experiência no mundo digital cada vez mais personalizada.

Quais são as principais diferenças entre a Web 3.0 e a Web 2.0?

A Web 3.0 diz respeito à evolução da World Wide Web, que concentra-se em tornar o  mundo digital cada vez mais descentralizado, interoperável e, além disso, orientado a dados. Diferentemente da Web 2.0, que caracteriza-se pelas redes sociais e pelos próprios conteúdos gerados pelos usuários, a Web 3.0 busca a integração das tecnologias, como blockchain, inteligência artificial e contratos inteligentes.

Em suma, existem algumas diferenças nítidas entre esses dois modelos. A primeira é que a Web 3.0 incorpora, portanto, IA e ML de maneira mais ampla, viabilizando uma compreensão mais robusta do próprio comportamento dos usuários em termos de experiências propriamente ditas.

Segundo, se na Web 2.0 a interconexão dos dados dava-se de forma mais linear, na 3.0 a interconexão é a própria semântica, permitindo que a compreensão dos dados se dê de maneira mais contextualizada. E a terceira diz respeito, portanto, aos contratos inteligentes. Acontece que uma das inovações notáveis na Web 3.0 são essas transações transparentes e seguras que não necessitam de intermediários.

É importante ressaltar, também, as inovações constantes implementadas pelos profissionais formados na faculdade de TI. Esse ramo de pesquisa, ensino e extensão não somente fornece uma base sólida para o desenvolvimento tecnológico, como altera gradativamente o mundo digital – e, por consequência, o físico.

Nessa perspectiva, as inovações constantes trazidas pelos profissionais dessa área desempenham, portanto, papel elementar na configuração da Web 3.0, seja na implementação de algoritmos mais avançados para a análise de dados ou para geração de soluções inovadoras em questões de segurança.

No fim, ao passo em que a Web 3.0 estabelece-se como o futuro da internet mundial, existem expectativas de transformações significativas para o futuro das interações online. Todavia, é importante entender, também, que essa transição deve enfrentar alguns desafios, como as próprias questões regulatórias amplamente discutidas hoje. [Webinsider]

. . .

Capacitação é o principal gargalo da Web3 no Brasil

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *