O futuro das baterias em estado sólido para carros elétricos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Baterias em estado sólido poderão, quem sabe, chegar aos carros elétricos ainda em 2024, o que mudaria profundamente o estágio em que estamos hoje.

Baterias em estado sólido poderão, quem sabe, chegar aos carros elétricos ainda em 2024, o que mudaria profundamente o estágio em que estamos hoje.

 

Vale a pena conhecer o trabalho de David Borlace, do Just Have a Think. Ele é um analista independente, não ligado a nenhuma empresa, que através de seu canal no YouTube aborda com humor e sem ideologias a emergência climática que enfrentamos e investiga tecnologias que podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa – tema que afeta as vidas e os meios de subsistência de milhões de pessoas.

Neste vídeo a seguir ele traz notícias promissoras sobre a evolução das baterias solid state, ou estado sólido,  que poderão trazer um grande impacto em diversas aplicações, especialmente nos carros elétricos.

Leia a seguir um breve resumo e confira o vídeo.

 

A tecnologia de baterias em estado sólido, se realmente atingir a produção em massa convencional a um preço acessível, realmente revolucionará praticamente todos os setores de consumo de energia para pessoas como você e eu, principalmente, é claro, no setor de transporte onde a tecnologia de estado sólido promete densidade de energia significativamente mais alta do que as baterias de íon de lítio atuais, com tempos de carregamento ultra-rápidos e vida útil operacional muito mais longa.

Baterias de íon de lítio

Antes de mergulharmos nas baterias de estado sólido, é essencial entender a tecnologia atual. As baterias de íon de lítio, amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos e veículos elétricos, têm sido a espinha dorsal do armazenamento de energia. O rápido crescimento da indústria automotiva elétrica trouxe à tona desafios, principalmente em relação à densidade de energia e ao tempo de carregamento. A intercalação de íons de lítio durante os ciclos de carga e descarga é o cerne do processo, mas os desafios de dendritos e riscos de incêndio tornaram-se pontos críticos a serem superados.

O impulso da tecnologia de estado sólido

O momento emocionante chega quando começamos a explorar as promessas da tecnologia de estado sólido. O conceito de substituir o eletrólito líquido por um material sólido abre portas para uma revolução na densidade de energia e no tempo de carregamento. A eliminação dos solventes inflamáveis abre caminho para temperaturas mais altas e taxas de carregamento mais rápidas, mas os desafios persistem.

Dentro do universo das baterias de estado sólido, existem diversas abordagens em desenvolvimento no mundo. Desde células de estado sólido finas que armazenam pequenas quantidades de energia, ideais para dispositivos médicos, até as chamadas baterias de estado sólido em massa, que têm o potencial de revolucionar a indústria automotiva. A busca por um eletrólito sólido que resista ao crescimento de dendritos é o foco de décadas de pesquisa.

Protagonistas na corrida

Empresas como Quantumscape, uma startup dos EUA, têm ganhado destaque na corrida pelo desenvolvimento de baterias de estado sólido. Seu enfoque em uma bateria semi-sólida, combinando um separador cerâmico de estado sólido com um eletrólito líquido orgânico, apresenta uma abordagem única. No entanto, desafios de comercialização e ajustes nas expectativas foram necessários.

Mudança de rumo da Volkswagen

A gigante automotiva Volkswagen inicialmente apostou pesado na parceria com a Quantumscape, mas recentemente mudou de direção devido a desafios não superados. A Volks agora explora alternativas, incluindo a possibilidade de colaboração com a empresa francesa Blue Solutions. O foco continua sendo alcançar baterias de estado sólido eficientes em termos de custo e desempenho.

Toyota e Hyundai

Outras potências automotivas, como Toyota e Hyundai, estão avançando com suas próprias pesquisas em baterias de estado sólido. A Toyota alega ter alcançado uma autonomia impressionante de mais de setecentas e cinquenta milhas, enquanto a Hyundai concentra-se na resistência a temperaturas extremas e utiliza um sistema fluido para evitar danos estruturais durante as variações de temperatura.

Perspectivas globais

A corrida por baterias de estado sólido não está confinada ao ocidente. A chinesa Nio destaca sua bateria semi-sólida em uma viagem de mais de seiscentas e cinquenta milhas, e a taiwanesa ProLogium Technology planeja uma produção em larga escala na França até o final da década. Empresas como High Performance Batteries, na Alemanha, e várias outras em outros países procuram trazer ao mercado soluções inovadoras.

O caminho para as baterias de estado sólido  ainda é sinuoso, cheio de desafios técnicos e comerciais. Enquanto algumas empresas enfrentam obstáculos e ajustam expectativas, o potencial transformador dessas tecnologias mantém o ímpeto da pesquisa. A busca por um eletrólito sólido robusto continua, e a indústria está atenta às inovações que moldarão o futuro da mobilidade elétrica. À medida que a competição se intensifica, o horizonte das baterias de estado sólido promete uma revolução emocionante, com potencial para redefinir a forma como armazenamos e utilizamos energia. [Webinsider]

. . .
https://webinsider.com.br/2023/12/17/carro-autonomo-ainda-tem-muita-estrada-pela-frente/
https://webinsider.com.br/2017/08/14/possivelmente-voce-nao-vai-ter-um-carro-autonomo/

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *