Gamificação com inteligência de dados faz bem às empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
plataformas gamificadas e baseadas em Data Intelligence transformam as organizações em referências corporativas do mercado atual

Apps e sistemas com gamificação aliada à inteligência de dados facilitam usuários e empresas a alavancar todos os aspectos do negócio.

O sucesso empresarial depende totalmente de uma visão voltada para a eficiência operacional, de forma a impulsionar a produtividade e abrir as portas dos resultados positivos. E, para ter esse olhar, há algumas possibilidades oferecidas pelo universo digital que definitivamente se tornaram indispensáveis nos últimos anos, sendo a mescla da gamificação com a inteligência de dados a principal delas.

Neste artigo, Thales Zanussi explica melhor essa combinação de gamificação e inteligência de dados. Thales é fundador e CEO do Mission Brasil, maior plataforma de digital de outsourcing (B2B) e renda extra (B2C).

Data Intelligence é uma tecnologia que permite às empresas compreenderem seus ambientes, identificar oportunidades e ameaças com base em análises precisas e insights valiosos. As informações brutas passam a ter um caráter estratégico, para ajudar as lideranças a tomarem decisões assertivas e claras.

Já a gamificação usa elementos de jogos em contextos não lúdicos para auxiliar os usuários em suas experiências nos dispositivos digitais.

É um formato que se aplica aos consumidores finais de uma companhia e também seus próprios colaboradores. Organizações de diversos setores adotam essa dinâmica para melhorar o engajamento dos funcionários e incentivar o alcance de metas através de sistemas de recompensas, rankings e desafios, todos acompanhados e monitorados em tempo real.

Como a gamificação baseada na inteligência de dados funciona na prática?

Segundo a Newzoo, 3,3 bilhões de pessoas jogam ao redor do mundo, seja em celulares, consoles ou em computadores. Não pode ser só por diversão; games é uma estrutura cativante por trazer um aspecto interativo como nenhuma outra.

Ao transportar esse fator para os produtos e serviços das corporações, o cliente entende o que está sendo oferecido a ele com praticidade. Cada funcionalidade é pensada e descrita para o usuário através de um passo a passo fácil de ser seguido, sem uma usabilidade complexa e travada.

Não à toa, existem plataformas gamificadas com dashboards que transcrevem as informações e atividades dispostas de maneira faseada e simplificada. Muitas até utilizam vídeos explicativos para auxiliar equipes de trabalho, de modo a garantir que os times possam cumprir suas tarefas com autonomia e qualidade.

O mesmo raciocínio se aplica à metrificação dos indicadores de uma empresa e de seus colaboradores. É impossível não recorrer a modelos que exibam esses dados de forma visual e imediata, podendo ser acessados pelas companhias e funcionários a qualquer hora. Assim a coleta, organização, análise e interpretação de tópicos como pontuações e pagamentos podem se transformar em uma percepção de tendências e padrões muito maior.

Sustentabilidade para os negócios (em todos os sentidos)

A gamificação aliada à inteligência de dados é uma via facilitadora para os usuários e para as empresas. As necessidades e objetivos de ambos os lados se tornam um só, visto que as circunstâncias de utilização dos dispositivos digitais se tornam extremamente intuitivas e versáteis.

Talvez uma das maiores provas disso seja a capacidade proporcionada por apps e outras ferramentas de uso remoto. Com isso, clientes e profissionais evitam deslocamentos desnecessários, além de contribuírem para práticas sustentáveis. Basta olharmos o impacto do setor de transportes na pegada de carbono, sendo o responsável por 20% das emissões globais de CO2, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Diante destas oportunidades, é certo dizer que apostar em plataformas gamificadas e baseadas em Data Intelligence transformam as organizações em referências corporativas do mercado atual. De um lado, elas tendem a alcançar suas metas de forma personalizada e flexível. Do outro, cada pessoa da nossa sociedade se insere na transformação digital com um viés completamente inclusivo e democrático. [Webinsider]

. . .

A gamificação na cultura organizacional

Gamification: entenda o recurso que fideliza e engaja clientes

O BI é feito de gente

Thales Zanussi é fundador e CEO do Mission Brasil, plataforma de digital de outsourcing (B2B) e renda extra (B2C).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *