Quando o cliente não sabe explicar direito

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Quando um cliente chega pra você com uma necessidade ou uma nova ideia para um projeto, muito provavelmente ele não saberá direito o que quer. Na verdade, ele pode até saber o que quer, mas não conseguirá te explicar. O que fazer, então? As perguntas certas, claro!

Muitos profissionais acabam encontrando problemas durante a realização de projetos justamente pela falta de planejamento e pela falta de comunicação com o cliente e, em alguns casos, com os outros envolvidos nos projetos.

Afinal, alguém acha que é possível criar algo que seja bom e atenda aos objetivos se for feito individualmente e sem questionar, nesse caso, quem solicitou esse hipotético novo produto?

Planejamento

Pode ser perigoso para seus projetos pensar que uma reunião ou um briefing básico enviado por e-mail podem ser tudo que se precisa para criar um novo produto. Com certeza esse não é nem o começo da história. Conversas com os clientes, patrocinadores e, por que não, com quem virá a ser usuário desse produto lhe dirão muito mais do que você imagina.

Quando você conversa com os envolvidos sobre determinado produto/projeto, consegue extrair ao máximo aquilo que eles desejam ou imaginam que seja ideal ou necessário. Mais ainda, em alguns casos pode ser que o cliente perceba, durante uma conversa ou outra, que alguns conceitos imaginados para aquele novo produto estavam na verdade errados e que talvez fosse preciso pensar naquilo sob outro ponto de vista.

Saber o que perguntar irá definir o futuro de seus projetos. Pense nisso. [Webinsider]

Avatar de Ademir Novaes Jr

Ademir Novaes Jr. (a.novaesjr@gmail.com) trabalha com gestão de projetos. Especialista em arquitetura de informação, mantém o blog Arquitetando Informação.

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8 respostas

  1. Acredito que o cliente sabe o que quer, na verdade ele não sabe o que realmente o que precisa para chegar ao ponto certo em que as ações tenham resultados. Aí que entramos. Além de saber fazer a pergunta certa, temos que saber ouvir, aquela velha história do “temos 2 ouvidos e 1 boca”. Ouvindo o cliente, o cliente do cliente, etc., acredito que só assim vamos achar essas tais perguntas certas. E depois de fazer essas perguntas ouvir mais e mais. O ponto chave é EMPATIA. Saber se colocar no lugar do outro é essencial para poder, além de compreender, se chegar a resultados positivos.

  2. O cliente nao sabe o que quer e nunca vai saber, somente sabe que precisa. O problema realmente surge quando o cliente percebe que sua ideia nao funciona e ele nao que entender que essa alteracao vai impactar em custo e tempo. Nesse caso e preciso frear o cliente e nesse momento surge o conflito. Por mais que se pergunte, sempre vai existir essa situacao.

  3. É verdade! Obrigado pela dica, na Webinsider este foi um dos poucos artigos que me agregou algo, o resto os caras escrevem um livro e não passam nada pra gente. Abraços

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