Congresso de Usabilidade: academia e mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A usabilidade de interfaces é um assunto que tem interessado a um número cada vez maior de profissionais que trabalham com mídia interativa, sejam designers, jornalistas, programadores e outros. Apesar de muito se falar, nem todos têm muita clareza da origem do termo ou de sua abrangência.

Na internet já existem inúmeras comunidades e grupos de discussão que tratam de usabilidade, interação humano–computador, arquitetura de informação e temas correlatos. Ao redor do mundo anualmente são realizados seminários, congressos e outros eventos para discutir esses assuntos e apresentar resultados de pesquisas acadêmicas ou mesmo resultados de projetos comerciais baseados em usabilidade.

A interação humano–computador (IHC) começou como uma disciplina no final dos anos 70 e início dos anos 80. Representava, na época, uma aliança entre a ciência da computação e a psicologia. Posteriormente a etnografia e a ergonomia foram agregadas. A pesquisa de IHC considera como assegurar usabilidade, ou seja, produtos que sejam efetivos, eficientes e satisfatórios ao uso, e os pesquisadores tentam entender o que os usuários querem fazer e como designers podem ser apoiados para desenvolver produtos que satisfaçam essa necessidade.

Nas últimas duas décadas desenvolveram–se normas para a usabilidade de interfaces humano–computador, e para assegurar a qualidade das interfaces humano–computador, profissionais treinados em ergonomia tornaram–se participantes do processo de desenvolvimento de hardware e software ao lado de profissionais de informática.

Por outro lado, os desenvolvedores raramente são treinados em ergonomia ou têm acesso a especialistas em ergonomia. A ergonomia fornece recomendações para melhor usabilidade de interfaces, desta forma mais e mais ergonomistas começaram a trabalhar com usuários de interfaces humano–computador propondo soluções para incrementar a usabilidade de produtos interativos.

O trabalho do profissional que adota uma abordagem centrada no usuário começa e termina com observação e inquirição de usuários em situação real de trabalho.

Praticamente todos os autores concordam que a ergonomia da interação humano–computador trata de melhorar a compatibilidade entre as características comportamentais do homem e o processamento e apresentação da informação pelo computador. A ergonomia objetiva melhorar a comunicação humano–computador, que é tão importante quanto outros aspectos, como tempo de resposta, qualidade dos algoritmos e segurança dos dados. Os estudos de ergonomia têm como objetivos a redução do tempo de aprendizagem, a minimização de erros, o aumento da produtividade e a satisfação do usuário.

A comunicação com o usuário se dá no nível da interface, que representa o aspecto visível da interação humano–computador. A interface inclui o modo como a informação é representada e processada, as funções do computador, procedimentos, sintaxe, organização de dados, e outras respostas da máquina.

Para tratar desses e de outros temas será realizado nos dias 27 e 28 de maio a terceira edição do Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano–Computador (3º USIHC), na PUC–Rio, com início a partir das 9h.

O evento contará com a presença do Dr. John Long, Ph.D e pioneiro pesquisador inglês em IHC, que dará palestra intitulada “HCI is more than Usability and the Internet – A Domain Approach”. Outro palestrante internacional será o professor norte–americano Barret Caldwell, da Purdue University, que apresentará o tema “Information and Communication Technology Support for Community Services and Local Government”.

Além dessas, também haverá palestra com a professora Dra. Beany Monteiro, da COPPE, UFRJ, falando sobre “A Centralidade da peça–piloto no processo de desenvolvimento de produto PDP – assistido por computador – CAD: um estudo de caso na indústria da moda”.

Durante o evento serão realizadas seções técnicas onde serão apresentadas resultados de pesquisas e pesquisas em andamento divididas nas seguintes áreas: Projeto centrado no usuário, Design de telas e Perfil do usuário. Os trabalhos versarão sobre resultados de avaliações de usabilidade, desenvolvimento de projetos, experiências acadêmicas e de ensino–aprendizagem e sobre a relação entre academia e mercado. [Webinsider]

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento

Data e horário: 27 e 28 de maio de 2004 – das 09 às 18 horas
Local: Auditório do RDC, PUC–Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Contatos:
LEUI – Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas
Humano–Tecnologia
Departamento de Artes e Design – PUC–Rio
leui–puc@rdc.puc–rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
sala 715 F – Gávea – Rio de Janeiro
CEP. 22453–900, tel. 21 3114–1590, ramal: 325

Avatar de Robson Santos

<strong>Robson Santos</strong> (robson.s@terra.com.br) é designer, doutorando em design, pesquisador em usabilidade de interfaces.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *