A 2ª Guerra Mundial é considerada o marco inicial para a chamada Sociedade da Informação que vivemos hoje. O acúmulo de conhecimento adquirido em função de estratégias de guerras e da necessidade de comunicação segura fomentou o desenvolvimento de ferramentas e códigos que viabilizassem a circulação de informações no meio militar sem o risco de vazamento que pudesse colocar toda a estratégia em perigo.
Com o fim da 2ª Guerra, o estabelecimento da Guerra Fria e o mundo marcado por guerras pontuais com dois polos de comando, a comunicação e a transmissão de informação passam a ser fator estratégico na política mundial.
O Departamento de Defesa dos EUA desenvolve uma ferramenta capaz de fazer e manter a comunicação entre as bases militares americanas mesmo que sua sede, o Pentágono, fosse atingido por um ataque nuclear.
Surge a ArpaNet em 1969. Durante a Guerra Fria surgiram outros importantes inventos hoje por nós utilizados. Na década de 70 surgem os primeiros computadores pessoais. A Intel equipa os primeiros microcomputadores com 256 bytes de memória. E também surgem os primeiros sistemas de posicionamento global (GPS, em inglês), criados originalmente para orientar mísseis e guiar tropas por lugares ermos.
Em 1969 a ArpaNet é apresentada pela empresa Advanced Research and Projects Agency (ARPA). Seu desenvolvimento teve por objetivo permitir que os departamentos de pesquisa fossem conectados uns aos outros.
As universidades e outras instituições tiveram acesso à Arpanet a partir dos anos 70 e permitem o acesso a universidades fora dos EUA, criando assim a base para uma rede mundial de computadores. Nessa época eram apenas 100 sites e pesquisadores já estudavam como o crescimento e suas opções alteravam o modo como usavam a rede.
A World Wide Web (WWW) surgiu em 1989, criado por Tim Berners-Lee, como um integrador de informações que permite o acesso de forma simples e consistente em diferentes plataformas. O conteúdo da rede pode ser ampliado com a possibilidade de incorporar imagens e sons. O sistema de localização de arquivos permite que cada informação tenha um endereço único e possa ser encontrada por qualquer usuário da rede.
A internet é a maior rede de comunicação desenvolvido pelo homem na era moderna. No Brasil, em 1991, é criada a Rede Nacional de Pesquisa, uma operação acadêmica subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Em 1995, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi aberta ao setor privado para exploração comercial. [Webinsider]
Patricia Canarim
Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.
3 respostas
* Bom Dia ! para toda equipe !
Parabéns poe esta História de Sucesso /
* Acompanho esta História com muita admiração ! Que Pena uma grande quantidade de Usuários não Respeitar as nossas Redes Sociais com Responsabilidade e o Reconhecimento do Valor que elas tem em nossa Utilização do nosso Dia a Dia em nossas , Atividades da Sobrevivência!#
Eu gostaria de saber mais sobre internet