Apresentar rapidamente ao cliente, por e-mail, antes de 24 horas depois da entrevista inicial uma visão geral do que será feito, com os dados colhidos e com noção de custos é algo que fará diferença a seu favor.
Deixe ao final claro que, caso haja concordância, será redigido um contrato formal.
Obviamente, que a minuta pode ou não ser utilizada, conforme cada caso, mas em momentos de excesso de trabalho, é um recurso válido para atender a vários clientes ao mesmo tempo e diminuir o tempo gasto com o envio de contratos que não serão fechados.
Na minuta, por exemplo, o cliente pode observar que foi mal compreendido ou que o preço está bem acima do que imaginava.
Já ali descartando a necessidade do contrato mais formal.
Um erro comum é demorar no retorno e perder o cliente para a concorrência, fazendo um maravilhoso contrato que irá para a lixeira e talvez até utilizado para melhorar o do concorrente que não está tão bom quanto o seu que não leu este livro!
Obviamente, se o cliente exigir um contrato sem minuta, então, não há alternativa.
Saiba vender
Existem algumas regras importantes para a minuta.
Marketing ? antes de tudo é importante ter a noção de que você está brigando pelo cliente, sendo, então, o momento de vender o e-peixe.
Terás que provar que poderá atender o pedido do cliente no prazo, com qualidade e por um preço adequado.
Assim, apresente agora os projetos similares que já fez dentro do mesmo escopo, complementando o folder, incluindo depoimentos de ex-clientes.
Não seja longo, mas dê o recado.
Remeta a links para o seu site para mais detalhes sobre projetos.
Exemplo:
Depois da minha visita às dependências da empresa tal, no dia XXXX pude constatar a necessidade do desenvolvimento de site na Internet para o cliente tal, que visa ter os seguintes resultados XXXXX.
Como empresa do ramo, com mais de XXXX anos de experiência, XXX sites desenvolvidos para tais clientes XXXX considero ter perfil para apresentar proposta para ajudar aos senhores a resolver o problema.
Todos os nossos clientes podem ser vistos no nosso site: http://www.xxxx.xxxx.xxxx
Em especial, recomendamos acessar os cases descritos dos clientes abaixo, que têm o mesmo escopo do projeto em discussão, para os quais poderá analisar tantos os resultados, como as opiniões dos mesmos:
http://www.xxxx.xxxx.xxxx
http://www.xxxx.xxxx.xxxx
http://www.xxxx.xxxx.xxxx
Nossos últimos trabalhos:
http://www.xxxx.xxxx.xxxx
Obviamente, algo assim exigirá mudanças no site e nova metodologia ao final de cada projeto, para solicitar avaliações pelos clientes sobre o resultado final do seu serviço.
Isso vem antes do texto da minuta propriamente dita, que começa com o escopo, que veremos no próxima parte. [Webinsider]
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A série toda:
Em busca do contrato perfeito: um livro em capítulos
Em busca do contrato perfeito 1: tipos de contrato
Em busca do contrato perfeito 2: a entrevista
Em busca do contrato perfeito 3: a minuta
Em busca do contrato perfeito 4: o escopo
Em busca do contrato perfeito 5: itens do documento
Em busca do contrato perfeito 6: como cobrar
Em busca do contrato perfeito 7: o detalhamento
Em busca do contrato perfeito 8: nomear a entrega
Em busca do contrato perfeito: considerações finais
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Carlos Nepomuceno
Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.
2 respostas
Ótimo conteúdo. Com certeza me será muito útil. =)