Para o design ter sucesso, ele deve primeiro atender as necessidades básicas das pessoas – antes de tentar satisfazer necessidades de níveis mais altos.
E quais seriam estas necessidades? Para chegar aos cinco elementos chave na hierarquia das necessidades no design, vamos seguir o padrão de Maslow:
Necessidades humanas segundo Maslow
1. Fisiológicas
2. Segurança
3. Relacionamento
4. Estima/Status
5. Realização pessoal
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Necessidades do Design
1. Funcionalidade
2. Confiabilidade
3. Usabilidade
4. Proficiência
5. Criatividade
Funcionalidade
Fisiologia: significa atender os requisitos mais básicos do design. Exemplo: um aparelho de DVD deve, pelo menos, ser capaz de gravar e reproduzir vídeos.
Valor agregado pelo design é muito baixo.
Estabilidade
Segurança: significa estabelecer uma performance estável e consistente. Exemplo: um aparelho de DVD deve reproduzir vídeos com qualidade e o mecanismo (software/hardware) não deve apresentar defeitos.
Valor agregado pelo design é baixo.
Usabilidade
Relacionamento: significa disponibilizar uma interface simples, fácil de ser usada e que perdoe erros do usuário. Exemplo: programar um aparelho de DVD para começar a gravar um filme a uma determinada hora deve ser fácil e o sistema deve ser tolerante em relação a erros cometidos pelo usuário.
Valor agregado pelo design é moderado.
Proficiência
Estima: significa disponibilizar recursos para melhorar o modo como os usuários fazem as coisas. Exemplo: um aparelho de DVD que consiga pesquisar e gravar programas baseado em palavras chave escolhidas pelo usuário.
Valor agregado pelo design é alto.
Criatividade
Realização pessoal: é o nível na hierarquia onde todas as necessidades foram atendidas e onde as pessoas começam a interagir com o design de formas inovadoras. O design passa a ser usado para criar e explorar áreas que estendam a experiência do usuário.
Valor agregado pelo design é muito alto.
De acordo com a teoria de Maslow, as necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança e algumas das necessidades sociais (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade se aplicado ao design) são fatores de desmotivação. A teoria diz que a satisfação destas necessidades é básica; já a ausência da satisfação destas necessidades não motiva ninguém, pelo contrário, desmotiva.
Já as necessidades sociais, as necessidades de ?status? e de estima e as necessidades de auto-realização são fortes fatores motivacionais. Ou seja, se não forem atendidas, as pessoas procuram fazer com que sejam satisfeitas; as pessoas são motivadas a alcançar a satisfação destas necessidades.
Quando se fala em design agregando valor a algum produto, serviço ou interface é preciso ter a clareza que ele terá o efeito desejado quando passar a atender os níveis mais altos da pirâmide (proficiência e criatividade).
Mas até chegar a estes níveis, os primeiros devem necessariamente ser atendidos. [Webinsider]
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Este material faz parte de minha palestra no WUD-RS (o World Usability Day, na edição do Rio Grande do Sul).
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Marcos Nähr
Marcos Nähr (Marcos_Nahr@Dell.com) é formado em Design Gráfico, consultor de conteúdo para o Global eCommerce da Dell Computadores e professor do Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
10 respostas
Olha meus parabéns, essa comparação foi realmente um ótima sacada.
Inclusive da para fazer um comparativo com as empresas, para saber em que nível está a empresa que nos contrata. Assim o Designer sabe o que esperar e o que propor. Afinal tem clientes que não dão valor para mega ideias, e você somente perde tempo, recurso que poderia ser utilizado para clientes melhores.
Enfim, você abriu várias possibilidade. Parabéns!
Concordo plenamente com o artigo do Marcos Nähr, quanto às necessidades primordiais. No resumo, acredito que de nada adianta atrelar um bom designer a um produto ruim, pois apesar de o design encantar e chamar a atenção ele, por sí só, não dá sustentabilidade ao produto. O design se concretiza se todas os outros requisitos básicos forem atendidos.
Esta matéria veio acrescentar muito no meu aprendizado principalmente por traduzir da psicologia para o design esta ferramenta de estudo do comportamento humano. É um estudo do comportamento e anseios dos consumidores, crientes, usuários dos nossos produtos, propiciano um melhor atendimento e consequentemente um amaior sucesso de nossos trabalhos…
Parabéns e obrigado pela aula, foi show demais!!!!
hierarquia das necessidades humanas
Um artigo realmente edificante.
Ao conversar com amigos que também atuam na área sinto que, para eles, o design está intimamente (e exclusivamente) vinculado à estética, a forma. Como se ela fosse o fator primordial para nós existirmos. Pois bem, temos aí os produtos do Google que desmentem essa posição e reforçam o tema deste (ótimo) artigo. Com sua interface limpa e prática valorizam o design em seu estado mais puro.
hierarquia é uma m*!!!!!!!!!!!!
É isso, design tem que ser mais focado no usuario e meno focado no design em si.
O design de interação tem que ser mais levado a serio para que a experiencia do usuario possa ser mais relevante na hora de se criar um design (layout).
Muito bom este post!
Atender as necessidades dos usuários na hora da navegação é muito importante. Um livro bastante famoso Não Me Faça Pensar descreve bem as desmotivações que os usuários podem ter se suas necessidades não forem atendidas!
Marcos, baita post.
Como pude acompanhar no WUD-RS, há muito o que se estudar e entender sobre essa hierarquia de necessidades.
Deixo os links do site do WUD-RS pra quem quiser acessar o material: http://www.wud-rs.com.br/posevento.asp
Abraços!