Os segredos para alcançar sucesso no e-commerce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Cada vez mais empresários decidem investir no lançamento de uma loja virtual. Mas, para obter sucesso, é preciso ter um bom plano de negócios, por isso, em primeiro lugar, é importante analisar a concorrência, o mercado, projetar o quanto é preciso ter em caixa para manter um fluxo saudável até que o comércio eletrônico comece a lucrar.

Depois, é preciso analisar por onde o pedido passa, a partir da finalização da compra, desde a parte de conferência dos dados do cliente, confirmação de pagamento, verificação de estoque, embalagem, nota fiscal, até o despacho para a transportadora.

Considerando que a maior parte dos pagamentos é realizada por cartão de crédito e, muitas vezes, parcelada, é importante preparar o seu fluxo de caixa para não ficar no vermelho enquanto aguarda pelo repasse do pagamento das bandeiras.

Outro passo está na escolha da plataforma. Os custos podem variar muito, mas o que realmente importa na hora de escolher a tecnologia mais adequada ao seu e-commerce é avaliar se ela permite a inserção de imagens em diferentes tamanhos e formatos, e que seja fácil de operar. Além disso, é importante que o sistema permita integração com estoque, aprovação de pedidos e conciliação bancária e ferramentas antifraude.

Um ponto de extrema importância, que muitas vezes é deixado de lado, são os fornecedores. O estoque da loja depende do espaço físico disponível, e se ele não for muito grande, manter relacionamento com bons fornecedores que entregam no prazo e tenham bons produtos passa a ser crucial para fazer o negócio girar.

Quando o assunto é e-commerce, também não podemos deixar de falar sobre fraudes. Esse é um ponto muito importante e delicado no desenvolvimento de uma loja virtual. Existem ferramentas programadas para analisar as transações e verificar se a compra não é uma fraude.

Por fim, mas não menos importante, está o atendimento. Além do tradicional telefone, existem diversas outras maneiras de atender aos usuários, como as redes sociais, o sistema de chat da loja ou de atendimento automático com respostas prontas disponíveis no site. Analisar o que os clientes falam sobre os serviços e produtos do seu comércio eletrônico são essenciais para saber quais têm sido os erros e acertos do empreendimento. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Mauricio Salvador

Mauricio Salvador é Mestre em Comunicação e Administração, professor, autor do livros Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso e Gerente de Ecommerce, coordenador da Ecommerce School, sócio diretor da GS Ecommerce. No Twitter é @mauriciorj.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Gostei do post!

    Ter um ecommerce é fácil, mas gerenciar dá melhor maneira possível que é complicado.

    Já trabalhei em duas empresas de ecommerce, ambas, uma bagunça total.

    Os diretores ainda questionam pq a empresa não cresce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *