A marca e eu. Quando falamos a mesma língua

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Que as marcas precisam estar próximas de seu público não é novidade. Ainda assim, são muitas as que não têm sucesso nessa missão. As razões para falhar nesse desafio podem ser inúmeras, mas existe uma boa estratégia para começar a acertar.

Em geral, o que percebo é o peso de conceitos como “instituição” e “corporação” nos ombros dos profissionais de Social Media. A responsabilidade de falar em nome da empresa, de não passar do ponto, de ter um comportamento adequado na web muitas vezes são inibidores da criatividade e inovação.

Embora obviamente marcas sejam diferentes de pessoas e não possam falar tudo o que quiserem, é necessário dedicar o mesmo tipo de atenção para evitar o engessamento e dar abertura à uma aproximação franca com o cliente.

Esses dias me deparei com um caso curioso ocorrido entre um amigo e a camiseteria online LOLJA. Tudo começou com uma promoção de frete grátis oferecida pelo site e um comentário no Facebook:

lodja

Além do tom da abordagem, que cativou imediatamente meu colega, destaco a própria postura da loja, que deixou que ele colhesse maduro o verde que plantou. A conversa ficou ainda mais interessante na troca de e-mails:

From: Pedro Márcio
Date: 2015-04-15 17:00

To: Contato Lolja

Loljistas,

estou cobrando esse amor que vocês me ofereceram.
———-
From: Contato Lolja
Date: 2015-04-15 17:09

To: Pedro Márcio

Ola amigo!

Como seu pedido é bem grande e já tem frete grátis normalmente mesmo sem a promo podemos te dar um cupom de 15% de desconto, o que vc acha? =)

www.lolja.com.br
———-
From: Pedro Márcio

Date: 2015-04-15 17:10
To: Contato Lolja

Que tal 50%?

Brinks! aiuheiau

acho delícia esse cupom. <3

———-

From: Contato Lolja
Date: 2015-04-15 17:12
To: Pedro Márcio

ahahahahaha

O cupom é PEDROLINDO você pode usar ele até amanhã meia noite!  =) \O/

———-
From: Pedro Márcio
Date: 2015-04-15 17:16

To: Contato Lolja

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

AMEI O CUPOM.

SEU LINDOOOOOSSS!!!!!

Pronto. Venda feita, cliente fidelizado. É claro que uma camiseteria tem uma abertura muito maior para explorar uma linguagem diferente e estabelecer uma proximidade maior com o cliente. Mas esse caso não é único. O Twitter da Ponto Frio, por exemplo, é conhecido pela sua irreverência.

Pessoas querem falar com pessoas

É sempre bom lembrar. Ninguém pretende utilizar a internet para construir uma relação com as marcas. Ou o usuário busca uma relação direta de negócio (Táxi, Compra, Delivery), ou busca conteúdo, ou busca interagir com outras pessoas, acima de tudo.

Por isso, se as empresas querem “invadir” o ambiente de interação do seu público, não custa agir realmente como um indivíduo, e não como uma instituição, compartilhando interesses e ideias com seus novos amigos! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avatar de Fred Palladino

Fred Palladino é Gerente de Planejamento na Zero Glosa Tecnologia, em Goiânia. No Twitter é @fredpalladino e no Facebook facebook/fredpalladino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *