Seu cliente se importa com a sua empresa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você soube responder a pergunta acima? Calma, isso nada tem a ver com a situação de sua empresa diante da crise mundial financeira. A questão envolve sentimento, a afinidade que um consumidor pode ter com uma marca.

E isso vale muito. Por isso é bom você começar a pensar na sua resposta.

Um cliente não é 100% fiel, necessariamente, só porque ele compra de você. É aquele que, além de comprar de você, catequiza outros consumidores compartilhando as boas experiências que teve ao estar em contato com o seu produto ou serviço. Mas e as más experiências? Aí que vem a melhor parte: quando algo dá errado, ele compartilha direto com você.

Há profissionais de marketing e empresários que enxergam positivamente até mesmo quando o seu consumidor vem compartilhar experiências negativas. Eles sabem que quando existe afinidade com a marca, o consumidor tem a preocupação em manter a empresa fornecedora sempre a par quando algo foge do esperado. E quando isso acontece é hora de valorizar este consumidor tanto quanto aquele que compra frequentemente o seu produto.

As experiências ruins nos dão a chance de enxergar quais processos estão mal estruturados em sua companhia e melhorar ainda mais a sua oferta no mercado, sem esquecer, é claro, de aproveitar o momento para agradecer e retribuir a atenção seu consumidor. Imaginar como você gostaria de ser tratado nesta situação é simplesmente o melhor exercício.

Toda e qualquer crítica deve ser usada para somar e transformar positivamente um relacionamento pessoal ou profissional, produto ou serviço. Tentar se colocar no lugar do cliente, saber ouví-lo e buscar compreender as suas necessidades significa conquistar a confiança dele. [Webinsider]

.

Avatar de Ana Paula Barreto

<strong>Ana Paula Barreto</strong> (lawmer@uol.com.br) é analista de marketing.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Olá Ana Paula,

    Tudo Bem?

    Sim, nossos clientes se importam com minha empresa!!

    Parabéns por abordar este tema fundamental para a continuidade de parcerias e negócios.

    Situações de desconforto num relacionamento ocorrem, ou são causadas por diversos motivos; e se estas não estão relacionadas a quebras de acordos ou desrespeitos pessoais por posicionamento administrativo, a consistente normalidade de conquistas da parceria deve ser buscada sempre e sempre.

    Muito Agradecido!!

    Pedro Mizcci Majeau
    WEB Marketer da Negócios de Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *