No filme Ela, a assistente visual Samantha tem a voz da Scarlett Johansson. O ChatGPT está ficando parecido com a situação do filme.
Uma atualização para os aplicativos móveis ChatGPT para iOS e Android anunciada esta semana pela OpenAI permitirá que uma pessoa fale suas dúvidas ao chatbot e ouça-o responder com a sua própria voz sintetizada.
A nova versão do ChatGPT também adiciona inteligência visual: faça upload ou tire uma foto para o ChatGPT e o aplicativo responderá com uma descrição da imagem e oferecerá mais contexto, semelhante ao recurso Lens do Google.
Os novos recursos do ChatGPT mostram que a OpenAI está tratando seus modelos de inteligência artificial, que estão em desenvolvimento há anos, como produtos com atualizações regulares e iterativas. A ideia parece ser criar um “super assistente” virtual, que pode deixar a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon comendo poeira.
A nova tecnologia de geração de voz do ChatGPT — desenvolvida internamente pela empresa — também abre novas oportunidades para a empresa licenciar sua tecnologia para terceiros. O Spotify, por exemplo, diz que agora planeja usar os algoritmos de síntese de fala da OpenAI para testar um recurso que traduz podcasts para idiomas adicionais, em uma imitação da voz do podcaster original gerada por IA.
Com a ação, a OpenAI deu mais um passo para transformar seu chatbot ChatGPT na assistente virtual Samantha do filme “Ela”, com Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson. Ou, muito mais provavelmente, no sinistro computador inteligente HAL-9000, de “2001: Uma Odisseia no Espaço”. [Webinsider]
. . .
Jackpot, o apocalipse lento e gradual segundo William Gibson