Estamos quase chegando ao Neuromancer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
No começo dos anos 1980, o escritor norte-americano William Gibson escreveu o romance “Neuromancer”, uma empolgante história de ficção-científica que popularizou o termo “cyberspace”.

A história de Neuromancer fala da tentativa de usar a inteligência artificial para ganhar poder e riquezas. Na segunda metade do século 21 esse era um assunto muito sério.

 

Confuso com tanta notícia sobre inteligência artificial? Leia ficção-científica!

No começo dos anos 1980, o escritor norte-americano William Gibson escreveu o romance “Neuromancer”, uma empolgante história de ficção-científica que popularizou o termo “cyberspace”.

Gibson escreveu mais duas continuações, “Count Zero” e “Monalisa Overdrive”, formando a chamada “Trilogia Sprawl”. O tema em destaque era a realidade virtual, o “ciberespaço” para onde a civilização havia migrado – todo o comércio, as transações financeiras e o entretenimento ocorriam nesse mundo virtual, controlado por corporações gigantescas.

Mas o verdadeiro assunto desses livros era a inteligência artificial. “Neuromancer” é o nome de uma IA nos livros, e a história fala da tentativa de usar essa IA para ganhar poder e imensas riquezas. A narrativa se passa na segunda metade do século 21, e as IAs são um assunto tão sério que existe até uma força-tarefa internacional dedicada a fiscalizá-las e mantê-las sob controle, a “Turing Police”.

Recentemente, Gibson iniciou uma nova trilogia, onde ele volta a abordar o tema com sensibilidade e talento extraordinários. Já lançou dois livros, “The Peripheral” (adaptada para uma série de TV pela Amazon) e “Agency”.

Particularmente neste segundo volume, Gibson detalha como seria uma IA autoconsciente e extremamente determinada, agindo em meio à sociedade humana. A leitura deve despertar insights bastante relevantes sobre o futuro que se descortina nesta terceira década do século.

Gibson tem uma famosa frase que resume bem a confusão causada pelos tempos atuais: “O futuro já chegou, só não está uniformemente distribuído”.

Serviço

Trilogia Sprawl (em português)

Trilogia Sprawl (em inglês)

The Peripheral (em inglês)

Agency (em inglês)

Bônus

Com Bruce Sterling, autor igualmente talentoso, Gibson escreveu “A Máquina Diferencial” (“The Difference Engine”), que mostra uma realidade alternativa onde existem grandes computadores movidos a vapor na Inglaterra vitoriana, no final do século 19.

[Webinsider]

. . .

Qual será o futuro dos desenvolvedores?

New York Times reformula seu jornalismo

Sergio Kulpas (sergiokulpas@gmail.com) é jornalista e escritor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *