Cross selling e up selling: aprenda o que são de uma vez por todas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Cross selling

Vamos falar aqui em como aumentar a sua receita e sobre um ingrediente essencial nessa fórmula de sucesso: a satisfação do cliente. Para isso, as empresas têm investido cada vez mais nas estratégias de cross selling e up selling.

Em ambos os casos, o objetivo é vender mais produtos para o cliente que já decidiu comprar de você. Pode ser oferecendo a ele opções mais caras ou adicionando novo item ao que foi selecionado. Em qualquer situação, o resultado positivo dependerá de entender de fato as necessidades do consumidor.

Afinal, o que é cross selling e up selling?

Cross selling

Muitas vezes cross selling (quando se oferece itens relacionados a um pedido) e up selling (quando incentiva o cliente a comprar um produto mais caro) são usados ​​de forma intercambiável. Isso porque, embora ofereçam benefícios diferentes, eles podem ser muito eficazes quando aplicados, adequadamente, em conjunto.

Tanto o cross selling quanto o up selling fornecem valor ao cliente e aumentam a receita da sua empresa sem custos recorrentes de vários canais de venda. A poderosa Amazon.com, por exemplo, assume que 30% de sua receita vem da estratégia de cross selling.

Na parte de baixo de cada página da Amazon, o cliente encontra itens relevantes que outras pessoas compraram junto com aquilo que está sendo adquirido naquele momento. Assim, o cliente pode adicionar novo produto em seu carrinho e comprar tudo de uma única vez.

No entanto, é muito importante que você entenda corretamente a diferença entre cross selling e up selling, antes de colocar em prática o seu planejamento. Assim, você larga na frente dos seus concorrentes. Entenda as diferenças.

O que é cross selling

Cross selling, ou venda cruzada, é a sugestão de qualquer outro produto a ser adquirido em conjunto com o produto principal, por um pouco mais de dinheiro. Mas isso não significa substituição, e sim um produto adicional, ou seja, algo que não seja aleatório, mas complemente o produto original escolhido. Geralmente, o cross selling leva o cliente a algum produto que ele iria comprar de qualquer jeito.

Exemplos de cross selling

Cross selling

Ao comprar um celular, o cliente pode ser induzido a adquirir, também, uma proteção da tela para o aparelho ou uma garantia estendida; oferecer um condicionador na compra do xampu; uma escova na compra do secador de cabelos; o cartucho de tintas na compra de uma impressora. E aí por diante.

Cross selling serve para todo o tipo de comércio. Bancos e seguradoras entram nessa lista. É o caso de oferecer cartão de crédito na abertura de uma poupança ou o seguro residencial, quando se financia um imóvel.

O que é upselling

O upselling é a estratégia de convencer o consumidor a comprar um produto de valor mais alto. Um ‘upgrade’ no produto original. A nova mercadoria oferece o mesmo propósito, porém, com mais recursos. E é mais caro, obviamente.

No caso do upselling, geralmente, as empresas apelam para os gráficos comparativos para vender produtos mais sofisticados. A ideia é convencer o cliente que existem outras versões ou modelos que podem ser mais valiosos para ele.

Exemplos de upselling

Cross Selling

Na compra de um celular, o cliente que escolhe um modelo básico é induzido a comprar uma versão atualizada do seu pedido ou até mesmo um outro modelo com alguns recursos mais avançados. O importante é que o produto ofertado tenha a mesma função do original, no entanto, seja claramente superior.

As pesquisas mostram que upselling é 20 vezes mais eficaz do que o cross-selling. É fácil entender essa diferença. Depois que o comprador decide por um produto e está com ele em sua mente, essa pessoa não quer perder o foco com outras coisas.

Cross-selling ou upselling: qual a melhor opção?

Cross Selling

Os especialistas recomendam associar upselling e cross-selling como a melhor opção. Seguem algumas dicas de como usá-los de maneira eficaz.

Ofereça produto relacionado: o produto sugerido deve ter relação com o original. Não ofereça algo completamente diferente do que cliente está comprando no momento.

Ofereça valor agregado: tenha certeza de que o que você oferece é realmente relevante e adequado para o cliente. Se o seu produto for visto como algo desnecessário, certamente você não terá sucesso no seu esforço de aumentar a receita.

Seja honesto: se o cliente perceber alguma coisa estranha no ar, ele irá se afastar de você. Então, seja honesto e transparente, inclusive, em relação a preços e contratos.

Não insista: a ideia é incorporar um item ou fazer um ‘upgrade’ no produto original. Então, ofereça apenas uma vez. Nada de ficar insistindo com o consumidor. Você pode irritá-lo e ainda perder a venda.

Conheça o seu cliente: provavelmente, você não terá sucesso se oferecer, por exemplo, um fone de ouvido potente junto com a compra de um celular, quando o cliente for uma pessoa idosa. Mas, essa pode ser uma excelente opção para o público jovem.

Dê opções: o seu cliente não pode sentir que está sendo forçado a comprar algo que ele não quer. Por isso, ofereça opções de escolha – de produtos e preços.

Monitore os resultados: você precisa saber o que está dando certo e o que não funcionou. Muitas vezes, um combo pode não ser atrativo como se pensou. Ou o consumidor pode mostrar interesse por algo que não foi planejado. Se necessário, faça adaptações.

Você curtiu esse post? Que tal aprender agora um pouco mais sobre os programas de afiliados e os benefícios que essa estratégia também pode trazer para o seu negócio.

Se você já teve alguma experiência interessante com o cross selling e up selling, compartilhe-a com a gente. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *