Qual é o pitch do seu negócio?

Nova Escola de Marketing
30 de outubro de 2017

Veja como montar o pitch do seu negócio - uma breve apresentação feita para despertar o interesse e que destaca o essencial e o diferencial de sua oferta.

Desenvolva o pitch de seu negócioImagine se você encontrasse dentro de um elevador um potencial cliente ou investidor e precisasse rapidamente descrever o seu negócio em um prazo curtíssimo tempo, você estaria preparado?

Baseado na ideia desse “encontro de elevador”, o pitch seria uma breve apresentação de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio; assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.

Veja se você nota a grande diferença entre falar: “Eu tenho uma empresa de recursos humanos” e “Eu tenho uma empresa que oferece soluções para gestão de pessoas, desenvolvendo profissionais e preparando-os para o mundo corporativo, através da gestão de suas carreiras, treinamentos corporativos, etc…”

Percebeu a diferença? O interessante é saber passar o seu grande diferencial competitivo e por que este cliente compararia os serviços da sua empresa e não os das milhares de outras empresas de recursos humanos disponíveis no mercado.

Saber vender seu negócio é um importante passo para o sucesso do seu negócio, então vamos aprender como montar o seu pitch empresarial?

Para iniciar a construção do pitch do seu negócio é necessário questionar:

  • Qual a oportunidade, que tipo de problema seu negócio resolve?
  • Qual o mercado de atuação?
  • Qual a solução que seu negócio entrega?
  • Quais os diferenciais?
  • O que você está buscando?

Passo 1. Identificando a oportunidade

Um pitch deve começar indicando qual a oportunidade que sua empresa irá atender, isto é, qual o mercado e a necessidade existente que não é bem atendida de forma bem objetiva e direta.

Exemplo: “Nós iremos resolver o problema da falta de engajamento das pessoas nas empresas”. Aqui você já determinou o mercado (“recursos humanos”) e a oportunidade (“resolver o problema da gestão de pessoas”).

Passos 2 e 3. Apresentando a sua solução

A seguir apresente rapidamente qual a solução que propõe para atender a necessidade da oportunidade já destacando a sua inovação e diferenciação.

Continuando o exemplo anterior: “Através de uma série de soluções personalizadas para gestão de pessoas”. Veja que não foi necessário detalhar como funciona, mas ao mesmo tempo já destacou um diferencial (“soluções personalizadas”).

Se tiver tempo ou se estiver em uma apresentação, você pode explicar mais detalhadamente cada serviço, seja através de telas, fotos de um protótipo, um vídeo explicativo etc. Tudo que facilite o entendimento e demonstre sua capacidade de execução.

Passo 4. Destacando seus diferenciais

Você deve agora reforçar suas vantagens competitivas perante a solução dominante do mercado. Observar que se deve comparar com quem já tenha maior market-share no mercado que irá atuar, independentemente de ser similar.

Exemplo: “Contamos com a melhor tecnologia para a execução dos principais subsistemas, como pesquisa de clima organizacional e mapeamento de competências”. Diferencial: tecnologia de ponta para executar os subsistemas de RH.

Slide 5. Explanando sua proposta

Se você estiver conversando com um cliente, deve apresentar a sua proposta comercial.

Exemplo: “Nossos serviços são remunerados com uma parte da economia que gerarmos para sua empresa; você não precisará fazer qualquer investimento” ou “Por ser uma empresa que apresenta uma proposta personalizada e direcionada para a solução de cada caso, nossos preços são negociados diretamente com cada cliente”.

Para demonstrar como ficou construído esse exemplo de pitch para a empresa de Consultoria em RH, temos:

“Minha empresa resolve problemas relacionados com a falta de engajamento dos profissionais nas empresas (oportunidade) através de uma série de soluções personalizadas para o mercado de gestão de pessoas (mercado), através da melhor tecnologia para a execução dos principais subsistemas, como pesquisa de clima organizacional, mapeamento de competências e treinamentos personalizados. (solução). Nossa tecnologia permite o desenvolvimento de um programa personalizado para cada empresa e soluções rápidas para gestão de equipes (diferencial)…”

“Por ser uma empresa que apresenta uma proposta personalizada e direcionada para a solução de cada caso, nossos preços são negociados e tratados diretamente com as necessidades de cada cliente”.

Finalize com o que você está buscando, ou com a sua proposta.

Para concluir esse tema, tão importante para o desenvolvimento do seu negócio, é preciso que o empresário decore seu pitch e que o profira com “brilho nos olhos”. Por isso, saber os valores da sua empresa, sua missão e ter uma visão clara do seu negócio é fundamental para elaborar um pitch convincente e arrebatador. Experimente! [Webinsider]

. . . . . . .

Contrate o Webinsider para o conteúdo de sua empresa

Teste a roda de satisfação de seu negócio

Ser empresário no Brasil é ter um sonho ou não ter opção?

Avalie este artigo:
Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *