Afinal de contas, o que é design?

Nova Escola de Marketing
27 de agosto de 2002

Embora a percepção do público mude em relação a cada mídia ou aplicação de materiais, o objetivo do design é, de forma intencional, usar o ato de gerar informação como ferramenta para projetar conceitos.

A palavra design, em inglês, significa projetar, compor visualmente ou colocar em prática um plano intencional. Cada designer se especializa em uma determinada mídia:

Produto: qualquer bem de consumo criado pelo homem;

Impressos: livros, revistas, jornais, folhetos, brochuras, agendas, balanços de empresas, galhardetes, tótens, embalagens, papelaria, logotipia, material de ponto–de–venda, adesivos, camisetas, bonés, uniformes, etc.;

Ambientes: cenários, iluminação, decoração, figurino, efeitos especiais (alteração meteorológica artificial ou sensação de grandiosidade, de mistério, de alegria, de solenidade, por exemplo);

Cinema e vídeo: estética e linguagem de créditos, vinhetas, videoclipes, comerciais e filmes através da animação quadro a quadro (digital ou não);

Vestuário: tecidos e cortes – personalidade, conforto, facilidade de uso;

Digital: interfaces gráficas de sistemas operacionais, software e games, animação 2D e 3D – intuitividade, facilidade de uso e sedução estética.

Claro que esqueci diversas aplicações do design na pequena lista acima… 😉

…mas tenham em mente que não existem as profissões light designer, costume designer, web designer, furniture designer, “etc. designer”… Todos são “apenas” designers! 😉

Cada um deles se especializou em determinada técnica. Portanto, caso a caso, muda a particularidade da aplicação dos materiais e muda principalmente a percepção do público em relação a cada tipo de design… Mas, apesar dos diferentes processos, a teoria e o método de planejamento, de projeto e o objetivo final são sempre os mesmos:

usar o ato de gerar informação como ferramenta para projetar objetos de reprodução em massa onde sua estética e sua funcionalidade tenham um significado próprio, seja isoladamente, seja inseridas em um contexto cultural e emocional. [Webinsider]

.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

42 respostas para “Afinal de contas, o que é design?”

  1. Paula Borges disse:

    Eu até hj não sei oq ue é desing

  2. marc disse:

    Convido vocês ao meu portal de design sustentável, há muito material e a explicação oficial do design e´do ICSID na coluna direita.

  3. […] que esse excelente pesquisador cunhou em seu livro “O Que é Design?” na seguinte coluna que eu tive a honra de ver publicado no WebInsider. Declaro categoricamente que essa JAMAIS foi a […]

  4. wilton azevedo disse:

    Sr Paz o senhor copiou literalmente a definição que se encontra em meu livro O que é design e não colocou o credito.

    Prof. Dr. Wilton Azevedo

  5. keninha disse:

    aprendi sim akí gostei do basico nessessario
    valeu

  6. ketly disse:

    nao entendi prorcaria nenhuma o
    que e design

  7. alexandre disse:

    vlw!!!!!
    isso ajudo muito !!!!

  8. sofia disse:

    Peguei frases para assim poder se esclarecer um pouco o que é DESIGN

    ?Desenho Industrial é o equacionamento simultâneo de fatores ergonômicos, perspectivos, antropológicos, tecnológicos, econômicos e ecológicos no projeto de elementos e estruturas físicas necessárias a vida, ao bem estar e/ou a cultura do homem.?
    (REDIG,1977, p .32)

    ?Aqueles que tomam como desenhadores usarão tal código… que permite que se efetue a translação das necessidades individuais ,organizacionais e sociais para artefatos físicos. O código aprendido expressa e contem as conexões reais entre as necessidades humanas e o ambiente artificial. Com efeito o desenhador aprende a ?falar? uma linguagem para realizar uma transação útil entre domínios que são diferentes ente si. Por meio meio desse código ou sistema de códigos que estrutura tal conexão.?
    (HILLER,B; LEAMEN HOW IS DESIGN POSSIBLE? Res vol 3 , n.1 p.25)

    ?Portanto, o termo ?designer? refere-se a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual, e não apenas um serviço executado para empresas.?
    Definição do ICSID
    International Council of Societies of Industrial Design

  9. volpato disse:

    eu gostei porque você atualiza mais e aprendi com isso eu quero aprender mais o design

  10. Fernando Ximenes disse:

    Design é o equacionamento simultâneo de fatores ergonômicos, perceptivos, antropológicos, tecnológicos,econômicos, ecológicos,mercadológicos, filosóficos, geométricos no projeto dos elementos e estruturas físicas necessária à vida, ao bem-estar e/ou à cultura do homem.

    Isso sim é a definção de design, na minha opinião

    Abraços

  11. izabela disse:

    amei….é esse curso mesmo que eu quero

  12. Letuse Masutti disse:

    Queria um conceito sobre design…
    e design de interiores
    obrigada…

  13. André disse:

    Ainda bem inclompeto achei…
    Vai ai um trechinho da minha monografia que talvez ajude a entender que desejar…

    Abraços

    ================================================
    Talvez a grande dificuldade de todo estudante ou profissional na área do Design seja conceituar com precisão o termo que representa sua profissão. Com certeza já tiveram dificuldade ao tentar explicar o que fazem para viver. É muito amplo e às vezes incompreensível o alcance do trabalho do designer. Um dos fatores é que a palavra Design se originária do idioma Inglês e não possui significado preciso no idioma Português. Assim fica aberto para diversas interpretações para os mais variados ramos de atuações que o Design possibilita, além de não dar precisão ao significado, pois, por exemplo, apenas Desenho não seria a melhor definição.
    Em espanhol, existem as palavras dibujo e diseño. Em inglês, draw e design. Em português, desenho e …?
    O filólogo Antonio Houaiss certa vez sugeriu ?projética?, mas a proposta não encontrou ressonância, e assim durante muitos anos fomos desenhistas industriais. Mas esta designação revelou-se insuficiente a palavra desenho refere-se a um meio de expressão e não à concepção e, quando acrescida da palavra industrial, leva logo à associação com desenho técnico.
    Alguns profissionais e estudiosos da área preferem resumir todo e qualquer significado que a palavra possa sugerir em apenas um: Projeto. Um esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse esforço normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Porém, esta palavra ainda pode ser bem abrangente para poder explicar, com exatidão, o que é design.
    O questionamento do caráter artístico do design é uma das indagações tradicionalmente levantadas, porém a melhor resposta para a pergunta ?Design é uma Arte?? é ?Não?. Design não deve ser chamado de arte, considerando a forma como a história da arte moderna e contemporânea encara o design. Isso porque a partir do século XIX o termo arte ganhou um sentido ideológico ligado a uma produção material individualista e transcendente, enquanto que o design defendia uma atividade funcional que atendesse à sociedade. No século XIX novas necessidades socioeconômicas levaram a uma separação nas atividades ditas artísticas, havendo a partir daí uma diferenciação gradual, mas bastante evidente, entre designers e artistas plásticos.
    Em uma definição mais objetiva Bernd Löbach argumenta que ?o design é a busca da so¬lução de um problema, que uma vez encontrada, é corporificada para permitir sua transmissão aos outros?.
    Um dos pioneiros do Design no Brasil, Alexandre Wollner, afirma que para um trabalho ser considerado Design, deve ser pensado, projetado e aplicado em uma série de produtos ou seguir aplicações em padrão. Por conta disso ele desclassifica vários trabalhos como sendo de Design, gerando conflito com definições de outros profissionais da área. A exemplo disso tem-se as capas de livros, revistas, CDs, etc. Wollner afirma que esses são trabalhos muitas vezes de ilustradores, pois não são projetados para seguirem padrões de aplicações futuras. São trabalhos singulares para uma única finalidade, não possuindo um projeto. Entretanto, Wollner diz que não dá para definir e nem há o interesse em definir, mas fica implícito que design se relaciona não só com a criatividade, mas também com a tecnologia, com o significado e com a linguagem.

  14. ana carolina disse:

    eu não gostei desse texto , é mt simples , falta bastante coisaaa … mas foi até que útiil 🙂

  15. Gabi disse:

    Eu quero saber… pontos de vistas de diferentes autores sobre o que é design e comentar estes conceitos????

    estou dúvida
    me ajudem

    obrigada

  16. lanny maximo disse:

    Me mande emails para me explicar
    melhor o que e desing..
    Suas especificacoes etc!!!

    qual é o beneficio de ser um
    quanto ganha
    publico alvo

  17. Sueli disse:

    Primeiro sobre os comentarios, Desing é para quem entende?e acho que foi muito esclarecedor.

  18. TRabalho no ramo de eventos e publicidade.Não tenho formação univercitaria,me comcidero alto de data e sempre estou pesquisando e me atualisando,Sou gerente de marqueting de uma grande empresa e sempre estou buscando informações que de alguama maneira venha somar com o meu aprendisado.Caso os senhores poçam me ajudar ficarrei muito grato e me coloco tambem a disposição dos senhores.Estou criando um cartão de credito classe A e gostaria de saber como faço para coloca-lo rapidamente no mercado a nivel de passar informações para as pessoas com um custo barato.(ñ repare nos erros de ortografia é que sou dislexo e no meu caso atingiu a escrita)

    Abraços: França Maranhão]

  19. daiane disse:

    queria q vcs me mandassem algo mais sobro designer pq eu nao intendi pois nao foi
    o q realmente perguntei!!!
    me mandem o q é por favor!

  20. Brunna disse:

    Gostaria de maiores informações sobre o que é Design, gostei do design de ambiente.
    Me mande um email explicando melhor.
    Qual é a grade de formação.

  21. Ana Paula disse:

    Olá! Estou me preparandu para o vestibular no final do ano para design.Gostaria de receber mais informações do que é design,por favor ficarei esperando.Ficarei grata pela atenção.bjus

  22. Joaquim disse:

    Pô…
    Antes de procurarem saber o que é desgn, vão aprender a escrever direito bando de animais…
    Analfabetos do caramba!

  23. Fabiano disse:

    Olá…. tenho uma dúvida sobre web design,tem algum curso de especialização (Pós/ MBA) na area de administração de empresa voltada para web design? Em pesquisa essa profissão está em alta.
    Um abraço a todos,

    Bi

  24. jaime disse:

    Oi..
    que eu quero dizer e o seguinte este tema e baseado na disciplina de E.V.P que e um trabalho investigativo.
    obrigado..

  25. Darlan disse:

    GOSTARIA QUE DEIXACEM CALRO PRA MIN O QUE
    É WEB DESIGNER E O QUE É EXERCIDO NESTA
    PROFISSAO, JA QUE ATE O MOMENTO SO EXPLICARAM
    O Q É DESIGN.
    ESPERO QUE ME EXPLIQUEM…BLZZ???

  26. ALEX disse:

    OLA… GOSTARIA DE SABER SE EU ME ENCAIXO COM A PALAVRA DESIGN, POIS TRABALHO COM CRIAÇÕES DE TDS OS TIPOS DE CONVITES, CARTÕES DE VISITA, CRIAÇÕES, VIDEOS CLIPS ENFIM TO NESSA ÁREA, PRETENDO FAZER UM CURSO SUPERIOR DE DESIGN GRÁFICO OU CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO, MAS REALMENTE TO EM DUVIDAS DO QUE FAZER, ME AJUDE A TOMAR UMA ATITUDE MAIOR, EU GOSTO MUITO DO Q EU FAÇO, MAS QUERO ME EXPECIALIZAR EM UMA PROFISSÃO, SE PODEREM ME AJUDAR SEREI GRATO PELA FORÇA.
    ATENCIOSAMENTE
    ALEX

  27. Livia disse:

    Adorei!!! Ficaria bem mais feliz se vc me passasse mais informações sobre a aréa se está bem no mercado de trabalho, estou pensando em fazer o vestibular pra Design mais a unica coisa que me deixa grilada é o mercado de trabalho…
    Assim fica mis facil desidir o que eu vou ser…
    Obrigada!

  28. gmmv disse:

    por favor o que é DESIGN e pra que serve?
    obrigado

  29. karolynna disse:

    não fikou claro o conceito do design…
    mande um imail para mim me explicando melhor sobre design de preferencia design de decoração!!
    obrigado galera!!!

  30. georgia ramos disse:

    Obtive através de seus artigos sobre designer um ótimo suporte para alguns trabalhos acadêmicos.Espero continuar a fazer uso de seus materiais.

  31. tiago disse:

    Alguém poderia explicar oque seria web design????
    estou em duvida ainda ???

  32. juliana disse:

    gostaria mtoque me explicasse com mais clareza o que é design e o que fazemos…(eu gostei mto da parte de ambiente)mas ainda não ficou claro mpra mim…
    gostaria de masiores informações p/ me decidir se é realmente isso o que quero fazer na faculdade…
    estou com uma dúvida imensa…e estou me guiando pelo teste vocaçional que fiz num site de vestibular!!!!
    por favor estou igual a uma louca procurando no google as profissões q me agradam e o q elas fazem em si…
    por favor…me respondam com urgência…quero ser agluém na vida…
    outra pergunta gostaria de saber se essa profissão dá bastante dinheiro…e me torna(literalmente) uma pessoa independente!
    vou fazer pre vestibular esse ano e não me decidi
    em qual profissão irei me dedicar…

  33. ana disse:

    eu tow em busca de mais imformações
    ois tenho q saber pra que eu irei
    cursa faculdade!!! TOW NA MAIOR DUVIDA!
    então para eu ter certeza se é isso que
    eu quero preciso saber melhor oq é!!!
    se der pra vc me responde ficarei agradecida!!!

    obrigada!!!!!

  34. JANA disse:

    Me mande emails para me explicar
    melhor o que e desing..
    Suas especificacoes etc!!!

  35. Janaina disse:

    Oi..
    Gostei da sua explicacao sobre o
    que e desing e seria bom se vc
    sempre atualizar!!!
    Gostaria de obter mais informacoes
    sobre isso!!!

  36. luiz disse:

    Não ficou claro o conceito de Design. por favor me de a definição de Design

  37. gaby disse:

    eu quero saber o ´significado da palavra web design?
    me diga pelo amor de deus
    logo
    por favor
    já procurei em varios lugares
    me ajudem

  38. Nathalia lauer disse:

    Gostei muito mesmo, estava na duvida do que era design!!!!Mas agora já tirei minhas dúvidas…..Obrigada!!!!

    Se Deus quizer, isso renderá bastante na minha vida…hehe!!!!…

    Obrigada pelo esclarecimento…

  39. Ana carolina disse:

    MUIIIITO BOMMMM ME AJUDO BASTANTE!!!!!

  40. NAME disse:

    se nao fosse tao resumido eu ate iriautilizar no meu trabalho huahuahuahua…
    uma sintese assim ate eu posso fazer…

    design eh mto mais do q isso

    ok

  41. JOTA disse:

    GOSTEI ESSA FOI MUITO BOA NOS MIIIIIIIINIMOS DETALHES VALEU..!!!!

  42. GIANNA disse:

    eu não intendi oque é design e por favor pra que serve?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *