A palavra que levou o usuário até o seu site

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os mecanismos de busca e as keywords (palavras chave) estão entre os pontos mais focados por quem está desenvolvendo ou mantendo um site, seja um grande portal ou o site do seu botequim.

Hoje se fala muito sobre como manter um site sempre bem posicionado nos search engines, mas tão importante quanto isso é saber se as pessoas têm tido interesse em chegar até seu site por eles (veja ao lado).

Depois que vêem você na lista de resultados da busca, quantos usuários chegam até seu site? Quais as palavras mais eficientes? A resposta para todas estas questões está nas métricas do site.

Se você não souber qual foi o resultado do seu esforço, voltará a repeti–lo?

Pois bem, hoje temos inúmeras ferramentas no mercado para medir a audiência de um website. O importante é saber se a ferramenta está de acordo com as normas internacionais e aprender a pilotá–la, o que é o maior problema.

Vou usar como exemplo uma das ferramentas do mercado que está em maior evidência há anos, a WebTrends. Ela pode ser encontrada em várias versões para leitura de logs de webservers, e em todas elas é possível monitorar o volume de visitas vindas de mecanismos de busca.

Como extrair estes resultados?

Quando você navega pela internet vai deixando um rastro do seu último destino por cada site que passa. Isso quer dizer que quando você visita o Webinsider, deixa anotado nos logs dos servidores deste site qual foi o último site que você visitou.

Analisando o weblog, mais precisamente o campo “referrer”, deste arquivo que tem como função anotar tudo como um diário de bordo, é possível saber que o Usuário A veio do site X, que é um mecanismo de busca, e que as palavras que originaram sua visita (de acordo com a URL que estiver no log) foram Y e W. Um exemplo de uma URL de referrer: http://www.search.com.br/buscar.asp?q1=y&q2=w.

Dica: Para que seu log tenha o campo “referrer” ele deve estar configurado para tal. Ou seja, verifique a configuração do seu webserver para que o log esteja em modo “extended”.

A partir deste recurso, o referrer no weblog, basta configurar o seu WebTrends para analisar o log, gerando um relatório que contenha as tabelas do grupo Referrers & Keywords e a partir daí checar as tabelas Top Search Engines, Top Search Phrases e Top Search Keywords.

Estas tabelas irão mostrar a você quais os mecanismos de busca que mais “enviam” visitantes para seu site e quais as palavras ou frases utilizadas para isso. [Webinsider]

Virginia Carcavallo é especialista em webmetrics e analytics.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *