Conheça o Writely, editor de textos online gratuito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Das aplicações web mais famosas relacionadas a editores de texto, as mais conhecidos são o Writely e o Writeboard, da famosa 37Signals.Testei os dois durante algum tempo e na minha avaliação final o Writely é o melhor. Com este editor de texto online você pode compartilhar documentos específicos em que várias pessoas podem editar ao mesmo tempo, salvar como pdf, comparar versões, enviar docs do seu e?mail direto pra sua conta no Writely, enviar seus textos por e?mail, ter um feed da sua lista de documentos. E o melhor de tudo é que o serviço é gratuito. Basicamente todos os artigos que eu escrevo e minhas anotações pessoais estão sendo escritas e revisadas no Writely.

O programa ainda te permite blogar direto dele utilizando APIs. Os mais conhecidos sistemas que possuem suporte são o MovableType e o WordPress.

Se você não quer ficar abrindo, copiando e colando todos seus documentos do Word salvos na sua máquina, simplesmente importe seus arquivos .doc direto do Writely. Assim como as grandes empresas modernas, o Writely também possui um blog onde você acompanha todo o progresso do software da versão beta, em que se encontra agora, e que está em 53% da versão definitiva. Já estou usando o Writely há três meses e nunca travou ou deu problemas.

O único ponto negativo é a ausência de um verificador ortográfico em português. Todos nós erramos na digitação ou na ortografia eventualmente e a ausência de uma ferramenta dessas em português te deixa na mão apenas com seus próprios reflexos.

Entrei em contato com a equipe responsável pelo desenvolvimento do Writely, que foi muito atenciosa, respondeu minhas perguntas e ouviu minhas sugestões. Eles prometeram para este ano uma versão em português. De qualquer maneira, vale a pena usar e abusar deste programa que roda 100% na web.

Não vou julgá?los pela maneira com que trabalharam com o HTML. Basicamente o tipo de serviço que oferecem exige que os spiders não sigam o conteúdo pessoal de cada um. E somente os desenvolvedores do programa podem mensurar a facilidade com que novas implementações são feitas. No geral, eles utilizam muito AJAX e muito JavaScript de forma muito interessante e criativa. Em nenhum momento existe algum tipo de refresh na página do seu documento, inclusive quando você salva os documentos. Agora é a sua vez de usar o programa e conferir com seus próprios olhos. [Webinsider]

Henrique C. Pereira é UX/UI na Zup, ficou zen, sumiu da internet e fotografa a vida passando nas horas vagas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

24 respostas

    1. Habib, o Writely hoje é parte do Google Docs. Se você tem conta no Gmail, já tem acesso ao Google Docs. Do contrário é só abrir uma conta gratuita no Google.

  1. Pingback: Diário de Bordo #6 ≈ Revolução Etc
  2. Se possivel gostaria de saber se tem um manual de utilização do writely, e que neste tenha Quais os objetivos com este sistema?
    Quem mais utiliza?
    Quais as limitações?
    Quais as potencialidades?
    Se vocês ja tiveram alguma critica?
    Quais as inovações que vão ter ?
    Se poder me ajudar serei muito grato, pois estou fazendo um trabalho sobre o Writely.

  3. ola

    Gostaria de saber como utilizar google office em especial planilhas do excel?
    Não consigo acesar google office, qual url de vo usar.

    Certos de suas considerações, agradeço antecipadamente.

    Luiz Marcelo

  4. Eu queria saber se o editor de texto online já está funcionando, pois estou sem word e preciso usar algum online.

    Quero resposta

  5. não tenho muita habilidade com o computador, e desta maneira como me foi apresentado achei interessante. pois gosto de escrever bastante.

  6. Uso e abuso do Writely. Porém após a compra pelo Google começou a dar problema nos cookies. O risco de perder tudo me faz sempre fazer backup de tudo que escrevemos conjuntamente lá Mas concordo que é uma excelente ferramenta para construção conjunta de documentos.

  7. Pingback: Thalis Valle. Tecnologia, Marketing e Design de Internet
  8. Pelo jeito os caras fizeram tanto sucesso que o google comprou. Infelizmente, para migrá-lo, o Writely não tem permitido a criação de novos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *