Telefone VoIP da Telemar já em algumas cidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com toda a reclamação em relação ao uso da telefonia pela internet (VoIP, do inglês voz sobre IP), aos poucos as operadoras começam a oferecer soluções próprias para os clientes, sem a necessidade de um computador ou de acessórios externos.

A Telemar já começou, por enquanto apenas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Governador Valadares. Batizado de OiVOIP, o serviço está em expansão para outras cidades brasileiras e deve chegar ao Nordeste pelos próximos meses, segundo confirma a própria empresa.

Para não perder mercado em relação à telefonia pela internet, as operadoras oferecem um serviço mais caro, mas que atinge uma considerável fatia de clientes por conta das facilidades práticas. Para usar não é preciso contratar outra empresa ou plano e nem entender de informática.

No caso da Telemar, o OiVOIP só faz ligações para Estados Unidos e Canadá. O principal diferencial é não haver necessidade de usar o computador, basta ter uma conexão em banda larga (Velox) e um telefone comum. A Telemar vende o adaptador para ser acoplado no aparelho convencional, que converte o sinal para digital e transmite a voz do cliente pela internet, via rede da Telemar em parceria com a americana Net2Phone, até o destino.

O serviço também funciona para quem mora em outros países, sendo possível adquirir um número virtual e usufruir de tarifas locais ao telefonar para o Brasil. Os planos são a partir de R$ 49,90 mensais com franquia 200 minutos por mês, fora o custo do adaptador. Para quem for falar 1000 minutos por mês, um plano promocional fornece o aparelhinho de conversão por apenas R$ 1.

As desvantagens ficam por conta das restrições impostas pela Telemar. De acordo com a empresa, mesmo quando chegar a outras localidades, o OiVOIP só poderá ser solicitado por clientes do Velox — hoje é assim, também. Outros serviços de banda larga não são aceitos. A assinatura, apesar de parecer bem mais barata para quem nunca usou telefonia pela internet, é mais cara do que produtos concorrentes como o Skype, por exemplo, e sem a mesma flexibilidade. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco)

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. A chegada do voip no Brasil sera a proxima revolução em telecomunicações e isso esta preste a tomar notoriedade.

    Mediante mercado crescente de usuarios de Banda Larga(dados indicando que no ambiente doméstico houve um crescimento de 86,3% em relação ao ano anterior), o uso do voip vai se tornar comum em um curto espaço de tempo e os preços de longe, ganham da telefonia fixa.

    Não apenas pelo peço irrisorio do minuto, que pode custar menos de 0,06 cenvavos varios lugares do mundo, o voip agrega valor aos usuarios comerciais devido a sua facil adaptação ao ambiente corrido dos escretorios.

    Acreditos que devemos popularizar o quanto antes o uso dessa nova tecnologia, porque é um absurdo o que o gorvernos nos cobra de imposto, a falta de invesntimento e de infra-estrutura que temos, e o monopolio das telecomunicações.
    Felizmente com o voip, poderemos ter mais liberdade de escolha!!!

  2. Estamos diante de uma revolução no mundo das telecomunicações e da convergência no setor. As empresas de telefonia fixa estão se mexendo.Mas acredito que muito lentamente. A Telextreme (www.telextreme.com/433518) que começou sua atividade em telefonia VoIP, e utilizando mais tres megatendencias( e-commerce, marketing de rede e teletrabalho), já atua em 140 países e é líder da telefonia VoIP no mundo!
    Teremos grats surpresas brevemente!
    Geraldo
    Colatina ES
    ceduc@intercol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *