Computador Para Todos incentiva a pirataria?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na semana passada fiquei muito contente com uma notícia. A empregada lá de casa adquiriu um computador para seus filhos. É uma evolução, para ela que trabalha em quatro residências diferentes na semana, sai de manhã e volta somente à noite e não tem tempo para acompanhar a vida escolar dos três filhos.

O equipamento foi comprado financiado em várias parcelas pequenas que ela tem condições de honrar. De imediato ela veio me perguntar se era uma boa máquina. Informei a ela que na medida do possível sim, pois é um equipamento de custo baixo que reúne apenas o essencial para o funcionamento de um computador.

Mas o que me deixou mais curioso foi saber que os computadores deste projeto não podem utilizar sistema operacional que não seja software livre, o que ajuda a manter os custos baixos. Então questionei a ela como ela e seus filhos estavam se adaptando ao Linux.

Imediatamente ela me respondeu que sequer utilizou o Linux, porque o achava muito complexo e por ter uma ?carinha muito feia?. Foi então que perguntei como fez para trocar o Linux e qual sistema ela estava utilizando.

Neste momento a minha decepção: ela me disse que gastou R$ 75,00 para um técnico instalar todos os softwares que ela precisava, começando pelo Windows XP, Office 2003, anti-vírus, anti-spyware e firewall pessoal.

Tudo aquilo que ela já tinha na máquina em software livre e legalizado foi transformado por R$ 75,00 em um punhado de softwares piratas. O pior é que o ?profissional? que a atendeu ainda afirmou que ela poderia ficar tranqüila, pois o valor pago eram os custos de licenciamento dos softwares.

Expliquei a ela que o que ela estava fazendo era errado, e que os softwares agora na sua máquina eram software ilegais e todas aquelas recomendações de sempre. Mas sei que a situação não vai e nem pode ter outra saída. Infelizmente ela vai continuar utilizando um software pirata.

Ao ver estas condições é que eu me pergunto se o anseio do governo em estimular o software livre no Brasil não se tornou de forma clara um estímulo à pirataria de softwares proprietários. Será que a pessoa ou o lobby que estipulou que o Computador Para Todos deveria vir unicamente com software livre pensou que as pessoas que hoje estão adquirindo estes equipamentos têm condições de utilizar um sistema Linux.

Não teríamos outras maneiras mais fáceis de incentivar o software livre no Brasil? Por exemplo: Existem cursos gratuítos de Linux para as pessoas que possuem menor renda? Será que as pessoas que não têm condições de comprar um computador sem o incentivo fiscal do governo terão condições de pagar por um treinamento Linux?

E o mercado hoje contrata um auxiliar de escritório, carreira inicial de muitos jovens, também pelo fato dele conhecer Linux? Se o objetivo do governo era incentivar o computador para a população de baixa renda de forma a garantir uma melhoria de vida, acredito que começamos com o pé esquerdo.

Se estas questões não podem ser respondidas, por que então o governo proibiu os softwares proprietários de participar do programa Computador Para Todos, mesmo que estivessem com uma versão de baixo custo?

Eu sou usuário Linux por opção, não porque o governo me impôs a utilizar software livre no meu computador. Isto nos remete a sistemas de governo autoritários como os existentes em Cuba e na Venezuela.

Os pilares de liberdade e democracia pelos quais foram construídos os sistemas livres foram completamente aviltados pelo simples fato do governo não deixar o cidadão escolher democraticamente pelo uso de um sistema operacional livre ou proprietário de baixo custo.

Não é desta forma que o software livre irá ganhar espaço no mercado, pela imposição. O Linux deverá obter seu espaço com melhor desempenho do software, com recursos originais, com sistemas que o usuário se sinta atraído a utilizá-lo e com a compatibilidade com o hardware e outros softwares existentes.

O Linux tem que deixar de ser uma simples opção a mais ou uma imposição, para se tornar um sistema operacional fácil e atraente. Mas isto depende única e exclusivamente dos seus usuários e contribuidores.

Não podemos esperar que ?incentivos? como este do governo para decolarmos para a verdadeira liberdade de escolha.

.

<strong>Fábio Sales</strong> (fsales@gmail.com) é analista de sistemas, especialista em segurança de informações e optante por software livre.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

97 respostas

  1. O usuario Wagner deve estar com a boca suja , poi toda hora fala palavrão, professor de Linux Mal educado. por favor não baixe o nível.

  2. Eu ja usei linux, tenho uns 3 ou 4 live cds aqui, e sinceramente não gostei, pode ser até mais bonito, mas pra que eu vou querer um sistema operacional que não aceita minha multifuncional, nem minha placa de som, nem meus programas, e principalmente os meus jogos?
    Se a microsoft realmente não quisesse que pirateassem o windows, era só lucrar menos e vender seus produtos por um preço mais acessivel, ai sim quase não haveria pirataria, porque boa parte das pessoas que conheço não tem condiçoes de pagar um preço tão alto, e mesmo que eu tivesse dinheiro pra comprar pelo preço que eles vendem atualmente, concerteza eu optaria por investir no PC e usar o pirata que custa uns dez reais e serve pra mesma coisa. O linux só não é perfeito porque não roda as aplicações feitas para windows.
    Meu primeiro computador ja veio com windows e na epoca eu tinha uns 10 anos, não seria frustante se uma criança com 10 anos tivesse um computador com linux e na hora de comprar ou pegar um jogo emprestado com algum amigo descobrir que não iria funcionar? Ou então se um adolescente que tem um computador com linux ganhasse uma webcam e descobrisse que não existe drivers para ela? Por isso eu defendo o windows, nem que seja pirata, porque é muito mais simples e tem muito mais aplicações e drivers do que o linux.
    Se você usa linux e é feliz, problema é seu, não vim aqui para incentivar ninguem que é fanatico por linux a utilizar windows, vim apenas para mostrar o meu ponto de vista.

  3. Toda a questão aqui é nas distribuições horríveis baseadas geralmente em redhat e cia que as empresas entregam para as pessoas eu peguei diversos laptops e computadores com essas distribuições são complexas e engessadas.

    Com todo respeito a todas as outras distribuições mais na minha vida só existe uma e chama-se Debian é muito simples e fácil de instalar e manter.

    Usuários finais podem contar com o Ubuntu que não é nada mais nada menos do que uma derivação do Debian é usa toda sua arquitetura tecnológica para funcionamento.

    Acho que deveriam testar o Linux Mint http://www.linuxmint.com/ que é uma distribuição customizada do Ubuntu que já vem com codecs proprietários, java e etc.

    Você pode instalar programas com um simples click e uma máquina fica completa e pronta em menos de meia hora com internet, office que é o que 90% das pessoas usam no dia a dia.

    No meu aspire one removi o xandros e coloquei ubuntu netbook remix estou muito feliz com ele.

    Sinceramente esse negócio de dizer que Linux é dificil é mito e fato consumado. Agora distribuir computadores com Linux capado é crime e mancha a imagem do sistema. O governo deveria padronizar isso e fazer testes de usabilidade. E como alguem disse acima (dar uma máquina sem treinar não existe) seria bom logo que a máquina ligar vários videos tutoriais ensinando a fazer as coisas na impossibilidade de fornecer os cursos.

    Outra coisa é que quem vende não da suporte e quando tem um suporte não é um número 0800 e as vezes de outro estado! como querem que funcione um pc desta forma?

    Fica aqui o meu protesto computador popular capado não!

  4. Gostaria de ter lido todos os comentários acima antes de fazer o meu, mas o tema é tão polêmico que os comentários são muitos.
    Bem, parece que a sociedade continua muito alienada e acha que tudo que está no mundinho da elite e no mundo pequeno-burguês é dificil e que o mundo das classes desfavorecidas é menos dificil. Criticar governos com atitudes includentes e sistemas oepracionais proprietários ou livres é algo que leva a uma boa discussão, mas é preciso conhecer mais. O Linux não é difundido como livre por que é gratuíto, e sim porque é um software aberto, e a Microsoft jamais fará isso.(Bil Gates é o homem que é hoje porque foi oportunista, se fosse um pobre estaria errado, vejam Piratas do Vale do Silício)
    O governo investe no Linux porque isso é mais ético, torna a máquina mais barata e oferece a opção de utilizar um SO sem precisar de licença. Apenas os pobres usam pirata? Não é apenas o SO que é pago, também paga-se o Oficce, anti-vírus, anti-spiwere, entre outros softwares. Não vejo nenhuma complexidade no Linux, o que há é um paradigma de mudança. Então vender computadores com Windows mais barato não resolve os problemas.
    Para os que são contra os programas sociais, porque dizem que é mau aplicado, é melhor observar que a proposta é justa, quem o faz ruim são os pequenos-burguese pilantras que desviam bolsas fanilias de familias carentes, que fazem empréstimos consignados de aposentados indefesos (não é programa de governo),ou seja, que desvirtuam os programas que foram pensados para socorrer aqueles que mais precisam. Falam muito dos “pobrinhos”, “coitadinhos”, mas são vocês burgueses sádicos que levam a sociedade a este caos. Julgam falta de ética as atitudes daqueles que estão na miséria e tentando se inserir nesse contexto atraídos pelo consumismo propagandeado por vocês mesmos, mas não condenam os pevertidos que matam ao dirigir alcoolozados após uma farra num inferninho, ou desviam fortunas através de canetadas.
    Bem, o tema é político mesmo, e é assim que devemos debater.
    Tomem como crítica aqueles que nela se enquadram.

    Ah, desculpe, esqueci, sua empregada trabalha em várias casas porque você não a legaliza. Você contrata trabalhos de baixa renda sem dar seus devidos direitos e quer cobrar ética e moral dos excluídos.

  5. Quanto a pirataria vamos deixar de ser hipócritas…TODOS se utilizam dela…eu disse TODOS!!! Sera que alguem ai acha que um operário, casado, pai de dois filhos, vivendo num pais como o Brasil…vai na loja bonitinho comprar o programinha legal, pagando por isso o equivalente a meses de trabalho?? Eu sempre usei e sempre usarei ( e nao tenho outra alternativa!!) programas piratas!!! Se nao fosse pela pirataria eu seinceramente nao teria micro!!! NUNCA, EU REPITO nunca tive qualquer problema com a máquila pelo fato de usar tais programas…bom isso hoje só uma pessoa muito INOCENTE engole!!! ACHO ÓTIMA A IDÉIA DE COMPUTADOR PARA TODOS….MAS DE QUE ADIANTA ISSO SE A CRIATURA NAO TEM ACESSO AOS PROGRAMAS LEGAIS PELO ABSURDO VALOR COBRADO?? OU SE USA SÓ PROGRAMAS FREE OU SE UTILIZA DA PIRATARIA…NÃO É NEM UMA QUESTÃO DE SER HONESTO OU NAO É SIMPLESMENTE A TOTAL FALTA DE OUTRA OPÇÃO !!!

  6. Mais uma vez, estamos na velha discussão. Quem é melhor? O Pirata ou o impossível de usar? Acho que todos dveria dar uma olhada na Internet e assistir ao filme Piratas do Vale do Silício, assim vocês verão quem é o Sr. Bill Gates, que compra governos com seu Windows com interface roubada da Apple. Gente..parem com isso, se o fulano quer usar Linux, bem, se quiser usar Windows, bem também, o que importa é o vendedor das Casas Bahia ganhar a comissão dele e o camelô ter dinheiro pra cheirar pó e ir no baile da Furacão no fim de semana. Assim caminha a hipócrita sociedade brasileira que na frente da câmera do Jornal Nacional diz que não usa nada pirata, mas correu para o camelô quando apareceu o dvd do Tropa de Elite. Enquanto continuar essa briga idiota de semi-analfabetos o Sr. Gates fica cada vez mais rico, e o brasileiro cada vez mais pobre. Usem o Linux. Ele tem tudo que o windows tem e é de graça…Usem o Windows. Ele tem tudo que o linux tem e é de graça também (estão aí o emule e o bitorrent que não me deixam mentir). Enquanto as Lan Houses não começarem a ser fechadas (ou você aí conhece alguma que tem algum programa original?) e os imbecis semi-analfabetos continuarem usando os Orkuts e idolatrando as mulheres-frutas, esse país vai ser isso mesmo: uma imensa massa de manobra…Ah que vontade que dá de sumir dessa porcaria.

  7. Na minha opinião sua empregada fez o certo. Escolas de informática não ensinam Linux, ou seja só é útil para quem tem um certo conhecimento avançado, o que com certeza não deve ser o caso de sua empregada!
    Linux é muito difícil, complexo e exige estudo…
    Um bom técnico formata o HD e valida pelo registro o XP professional!
    Caso alguém queira que eu formate, faço por um precinho camarada.

  8. Eu já tentei usar uma versão de Linux (Fênix), mes era em computador alheio.

    Nunca tentei instalar no meu, por um motivo simples: a quantidade de usos diferentes é grande, e eu não sei se encontraria equivalentes aos programas que uso em Linux.

    Não sou exigente, não quero versões iguais ou melhores em matéria de qualidade, apenas versões que funcionem.

    Será que vou conseguir instalar minha multifuncional (Cannon) em Linux? E vai ter algum editor de imagens equivalente?
    Será que consigo um bom editor de áudio?
    Tem equivalentes Linux para Emule, cliente DC++, SoulSeek? E também Nero, e ACDSee32?

    Meu MP3 Player seria reconhecido em Linux?

    E eu conseguiria obter e colocar tudo isso a funcionar de forma relativamente rápida e prática?

    Se das perguntas acima, qualquer uma tiver resposta não, então o Linux não me serve, pelo menos no momento.

    Respeito e admiro os usuários e entusiastas de software livre, e acho extremamente benéfica a ideologia por trás disso tudo.

    Mas, recentemente, conversei com um usuário de DC++ (um compartilhador de arquivos) que estava tendo sérios problemas para fazer funcionar uma versão de DC++ para Linux. Se antes eu já não tinha lá muito interesse em conhecer Linux, imagina agora…

  9. como sua empregada pertenço a uma classe menos favorecida , mas sempre quis me envolver com o mundo digital mesmo não tendo o menor conhecimento sobre tal.
    assim como ela tambem adquiri um pc do dito programa e o formatei com o windows pirata, não que seja a favor de um ou de outro sistema operacional ,pois tenho a ´´vantagem de ser leigo“
    o que me proporcionaria a opçao de tentar aprender com qualquer sistema uma vez que haveria de pegar da raiz.
    mas me deparei com tamanho impecilho ao ver que nem nenhum de meus aparelhos tais como maquina digital e celular não serem reconhecidos pelo linux.
    talvez esta seja a razão maior de muitos migrarem para o windows , bem e como muitos de nos não podemos comprar um cd original , daí…
    quem sabe um dia alguem olhe por este lado e tente corrigir este problema
    quem sabe um dia eu mesmo chegue ao ponto de não ser mais leigo
    quem sabe um dia nossas diferenças sejam menores
    e nos da camada mais pobre não mais tenhamos que nos deixar ser abraçados pelos oportunistas que nos remetem a este mundo de pirataria onde apenas tais se dão bem .
    espero um dia ter um linux totalmente compativel e simplesmente ao alcance
    quebrando assim este monopolio chamado MICROSOFT

  10. Bem,acho válido o esforço da comunidade do softwere livre,mas quero fazer algumas considerações:os desenvolvedores das versões linux
    precisam entender que nem todos os usuários de computador querem se aprofundar em informática.Muitos,como eu,querem apenas chegar em casa,ligar o micro,navegar na net,ler emails,etc..Queremos facilidade de uso.Não queremos aprender a programar,instalar,configurar nada.Já temos nossas ocupações…
    Nesses quesitos,o windows é imbatível.Até meu filho de anos usa…

  11. Antes de tudo? Belíssima matéria.
    Parece estar evidente que essa estratégia do governo não está funcionando, mas eu gostaria de mencionar outras estratégias que estão produzindo frutos?
    Eu presto serviço de desenvolvimento de sistemas para um órgão do governo e vejo de perto o ?esforço? que o governo tem feito no sentido de utilizar softwares livres em suas repartições. No local onde eu trabalho, não possuía-mos, licença do MS-Office mas ele era utilizado assim mesmo. Agora jé estamos utilizando o BrOffice que é um pacote excelente não devendo nada para o MS-Office. O navegador, apesar do IE, continuar nas máquinas (não dá para ser desinstalado), é o Mozilla FireFox, alguns sites do governo como o http://www.comprasnet.gov.br funcionam melhor com o Mozilla, outros feitos os da Caixa Econômica ficam devendo mas acredito que algo deve estar sendo feito. O servidores de rede (Novell e Windows) aos poucos estão sendo substituídos por versões do Linux.
    Melhor ainda… o Cederj (consórcio das faculdades públicas do Rio de Janeiro), instituição que ministra cursos superior a distância, utiliza Linux e StarOffice em suas máquinas e os alunos tem que estudar os mesmos em suas disciplinas que utilizem computadores. (www.cederj.edu.br)
    Quando eu comprei meu notebook (dell) já veio com Windows XP Home sem nenhum pacote office. Inicialmente eu instalei uma cópia pirata do MS-Office, mas depois que eu conheci o ?BrOffice?, não quis saber de outro. Desinstalei o MS-Office e só utilizo o Br. No note até o navegador eu utilizo o Mozilla que é muito mais rápido que o IE.
    Uma ação que o governo poderia tomar é orientar as universidades brasileiras particulares que ?também? tenham disciplinas que estimulem o uso de softwares livres.

    É isso…
    Giovanny Carvalho

  12. Bom amigo,

    O problema é o conceito errado de pirataria que a lei e pessoas como você ententedem, pirataria não existe amigo errados estão as empresas que querem deter o conhecimento com elas, devemos pagar por trabalho não por conhecimento.

    O conhecimento deve ser sempre livre.

    O trabalho de uma equipe profissional para desenvolver um sistema operacional é infinitamente mais barato que o valor que eles arrecadam com tudo isso, e isso não é justo!

    Abraços a todos e viva ao conhecimento amplo e irrestrito!

    Aguillar

    PS.: Garanto que para copiar DVDs os filhos da sua empregada vão usar o DVDShirink que é um software livre, e aí??? Que você me diz???

    Os software livre também incentiva a pirataria???

    ACORDA CARA VOCÊ ESTÁ MUITO ENGANADO.

  13. Viu realmente quem incentiva a pirataria?
    O governo que utiliza de uma ferramenta FREE (licença GPL) ou a mentalidade de algumas pessoas?
    O governo oferece custo popular, o malandro oferece a pirataria! (e OUTROS incentivam, não o governo)
    Muitos dos que comentaram aqui acreditam ser certo cometer o CRIME de pirataria. E ainda reforçam este incentivo né?
    Possivelmente, essas pessoas não ficariam tão satisfeitas se outros cometessem o CRIME de roubar seus carros, ou de assassinarem algum familiar. É CRIME da mesma forma!
    Já que o problema é a condição financeira da empregada, talvez estes mesmos ignorantes poderiam sugerir a ela que para ter um algo que nao pode comprar, pode cometer crime, entao estes poderiam sugerir que ela contratasse um ladrao de carrso(BANDIDO IGUAL AO TECNICO – e alguns que comentaram aqui), ROUBAR um carro numa loja e oferecer pra ela pelos mesmos 75,00. Ah, assim nao pode? É crime do mesmo jeito!

    Se ela optou comprar um computador mais barato é porque aquele estava dentro de suas condições e ele só ficou mais barato por nao ter que pagar pela licença GPL.
    Se a vontade dela era ter outro sistema pago, que pagasse por ele.. juntasse uma grana a mais…
    Se ela tivesse dinheiro para pagar a licença, ótimo: ela poderia ter o software que ela quiser…

  14. Oh, amigão dá um aumento pra tua emprega, que o governo resolve o problema do computador e tu resolves o problema do PIRATÃO e ainda serve de exemplo pra todos que pagam salário baixo pra empregada doméstica.

    Não tenta te promover, pra mim tu estais puchando a sardinha pra tua lata malandro. Se tu não entendesse de Linux tu não estavas com toda essa fúria, te acalma!

  15. Ao adquirir um computador pessoal, a pessoa tem que saber que estara adquirindo tambem os problemas relacionados a ele e que sao muitos, tipo: manutenção, ter que saber instalar e desinstalar aplicativos, problemas relacionados a drivers e mil incompatibilidades geradas por programas. Isso acontece com qualquer Sistema Operacional, não existe o melhor e nem o pior. Se a pessoa pretende comprar um computador destes tem que fazer um curso antes, pra ver se vai se adaptar ao uso de um computador e tambem ao sistema operacional instalado na maguina.
    Abracos

  16. Oh pessoal, eu acho que é o seguinte se vc faz todo o esforço pra comprar um PC em 20 vezes de 70 ou coisa parecida, so que tem o seguinte ele colocam um LINUX rabujo que para ser ruim tem que melhorar muito ainda, fica complicado pow a turma usar daí é que aparece os WINDOWS falso pow. Mais tem uma coisa se vcs me procurarem eu coloco ele original baratinho, baratinho. hehehehehe

  17. Em primeiro lugar tem que acabar com os pobres…trabalho,habitação, saúde e educação digna, segurança, isso eles tem que receber como prioridade…o dinheiro existe, mas cadê?o que adianta dar inclusão digital para quem mora numa palafita e perde tudo a cada enchente?isso é hipocrisia pura, uma maneira do governo criar índices para falar lá na freente que fez isso, fez aquilo…e se a Microsoft e ouytras tantas empresas tivessem preços compatíveis com nossa realidade não estariam reclamando da perda e bilhões com pirataria…não existiria a terça parte dos computadores que existem hoje no país se fossem carregados sómente com softwares registrados…

  18. Uso o Ubuntu 7.04 nua máquina virtual-vmware player-no WinXP,foi meio complicado no início, estudei e estou aprendendo usar o Linux,em resumo: só navego no Linux e adoro o Firefox, etc.

  19. Olha primeiramente li o texto inteiro….
    Eu axo que se a tua empregada quis colocar um progama pirata no computador dela… isso é problema dela… O que isso afeta na sua vida?

    A pirataria é uma forma de emprego tambem…
    e Tambem é uma forma mais barata ta queridinho…
    dexa a pirataria rolar…

    e deixa tua empregada em paz tb

    beijinhoss na bokinha linda!

  20. É revoltante saber, que até os planos que são desenvolvidos para a população mais carente não estão imúnes a desonestidade que assola a nossa sociedade. Tal população deveria ter o máximo de respeito, pois esses planos se traduzem em únicas formas de minimizar o analfabetismo digital. Mas infelizmente, os picaretas de plantão estão por todas as partes.

  21. Tenho aprendido que crianças aprendem seus próprios idiomas (quase redundante)na mesma idade em qualquer lugar do mundo.

    Penso que o mesmo se aplica ao uso do Linux. A despeito da dita interatividade, acredito que os adolescentes até que gostam de dizer que estão utilizando um sistema diferente, seguro e com um visual pra lá de bonito.

    Não posso concordar que as distribuições livres sejam difíceis, mas estou de pleno acordo com quem pensa que o bendito técnico foi culpado no caso em tela.

    Tenho conseguido fazer algumas pessoas se interessarem pelo Linux. Mostro a eles algumas belezas e funcionalidades no meu micrinho de poucos recursos.

    Tolices à parte, não acredito que o governo tenha feito tão grande bobeira. É uma chance de não deixar os programas proprietários fazerem propaganda por aqui e ainda fazermos nossos próprios patrícios pagarem por isso.

    Viva o Ubuntu, Kubuntu, PcLinuxOS, KURUMIM, Conectiva, Kalango, … Viva o Linux!!

  22. Como o Samuel informou, um micro simples pode ser usado como computador TOPO DE LINHA e ambiente 3D se for usado o Linux, já no windows o ambiente 3D pede mínimos processador com pelo menos 1GHZ, 1GB de ram, 20GB de HD precisando de pelo menos 15GB livres, placa de vídeo com 128MB de VRAM e suporte a DirectX 9.0 em hardware (fonte: http://www.microsoft.com/windows/products/windowsvista/editions/systemrequirements.mspx)

    Já quanto ao usuário hardware, por que usar o discador do provedor? estes só fazem adicionar propagandas que deixam a conexão mais lenta devido ao aumento do uso da conexão pelas mesmas, no windows use o próprio discador do windows, no linux quando usava a internet discada nunca tive dificuldades no KDE, ia no menu K (semelhante ao Iniciar do Windows), clicava em Internet e então em Ferramenta de Conexão a Internet (KPPP).

    Agora meus pontos de vistas:

    Pontos fracos
    ————-
    Windows: Com o passar do tempo não sei porque mas é quase obrigatório ter que re-instalar, tem um requerimento de hardware muito auto (mas isso não é problema pra microsoft, já que o mercado direcionado a eles é de quem pode pagar R$ 1.000,00 só num DVD-ROM com manual), e o preço (mesmo que pirata o usuário tem que investir num belo hardware), atualização do sistema operacional não é funcional o melhor é instalar do zero.

    Linux: Muitas empresas de hardwares não se preocupam em criar drivers para o mesmo (a não ser as de grande portes), jogos também não se tem muito interesse (parece ate que a microsoft as paga pra manter o windows como sistema líder em jogos).

    Pontos fortes
    ————-
    Windows: Todos os hardwares por mais simples ou sofisticados que sejam tem drivers pra ele, quase todos os jogos são feitos para o mesmo e a maioria só para o mesmo, muito ampla quantidade de softwares usados em escritórios e outras ferramentas profissionais, por ser pouco configurável facilita configuração e uso.

    Linux: Baixo custo (tanto pra obtê-lo quanto com hardware), re-instalação só quando quiser (mesmo que você esteja atualizando o hardware inclusive o HD), atualização completa do sistema simples e funcional, sistema pode ser moldado (100% otimizado) a sua maquina caso seja do interesse do usuário, sem pirataria (já que as versões caras não são caras pelo software e sim pelo suporte que não pode ser copiado).

    Concluindo, prefiro o linux já que é menos trabalhoso quando já esta configurado, porque no windows tem que sempre fazer a velha rotina de re-instalação não só do sistema mas de todos os programas e drivers 1 a 1.

    Observação: Algumas informações podem estar incorretas devido a alguma informação que eu desconheça ou de alguma informação errada que eu tenha obtido.

  23. O problema todo é o crime que permanece sem castigo…

    Este técnico que subistituiu o Linux e outros softwares legais desta senhora por softwares piratas , e ainda a iludiu dizendo que os mesmos eram registrados , deveria ser denunciado e preso.

    Tenho visto muitas pessoas até defenderem a atividade de pirataria no Brasil, argumentando que sem ela, os computadores , softwares e internet não teriam a popularidade observada hoje no Brasil. Estas pessoas não se dão conta de que a pirataria torna o Brasil um país verdadeiramente excluido de muitas atividades econômicas proporcionadas pela era digital.

    Por exemplo: Não fosse principalmente pela pirataria , o Brasil poderia estar hoje produzindo e vendendo Games para Playstation , Xbox e PC, desfrutando de um mercado de mais de 18 bilhoes de dólares ( considerando apenas o mercado dos EUA ) . Quero lembrar a vocês que os principais fabricantes de consoles não firmam contratos de desenvolvimento no Brasil porque o mercado formal em nosso próprio país é de apenas 100 milhões de dolares devido à pirataria.

  24. Joaquim, antes de mais nada, é de conhecimento mundial que o brasileiro é em primeiro lugar acomodado para qualquer coisa. Fato esse que já descarta a possibilidade do computador ser utilizado como instrumento de aprendizado e amadurecimento do conhecimento, pelo menos aqui no Brasil. É por este motivo que em outros países mais miseráveis, como Índia, pipocam pessoas muito mais capacitadas em várias áreas da tecnologia do que aqui no Brasil, onde um pseudo-técnico acha que é galo velho por saber instalar um Windows XP Pro pirata. A população têm a faca e o queijo na mão, basta perceber isso.

    Hoje no Brasil, em um grupo de 100 técnicos, 90 são apenas joio misturado ao trigo, picaretas metidos a disseminadores do império do tio Bill; e ele gosta disso (fato que a Microsoft não vive sem a pirataria e motivo pelo qual as ações anti-pirataria da MS são tão brandas e ineficazes). Vocês realmente acreditam que o tio Bill quer acabar com a pirataria? Outros 9 são bons profissionais Windows e apenas 1 é conhecedor das técnicas Livres.

    Bom, baseando-se neste quadro, não teria sido um melhor investimento (bota melhor nisso) a empregada do nosso amigo ter mantido o Linux instalado na máquina sem nenhum custo adicional e 100% legal? Permitindo desta forma aos seus filhos terem acesso a novas tecnologias e sistemas, novos meios e novo conhecimento? Conhecimento este que um dia seria muito valorizado e procurado? Neste caso é bem provável que os filhos dela não trabalham de 10 a 12 horas por dia, e têm tempo de sobra para uma boa leitura. Volto a bater na mesma tecla: O brasileiro é muito acomodado. E ao contrário àquela propaganda do governo, o Brasileiro Desiste Sempre. Esta é a simples e pura verdade; só não vê quem não quer.

    Um exemplo real: Sou técnico em informática há 6 anos. Todo o meu curso foi baseado em Windows. No começo achei que tinha me arranjado, estava muito satisfeito. No entanto, após os 2 anos e meio de curso percebi uma coisa: Meu conhecimento baseado em plataforma Windows não era suficiente para me diferenciar entre os demais técnicos e picaretas que surgiram como praga pelo Brasil afora. Da noite pro dia qualquer um que tivesse um disco de boot e um CD pirata do Win98 era intitulado de Sr. Técnico em Informática. Resultado, meu curso foi praticamente nulo perante a visão das empresas. Porque me contratar se há mais de uma centena de pessoas que também sabem formatar e instalar um Windows e Office? Não precisamos de suas noções em contabilidade, matemática financeira ou estatística. Muito menos programação. Essa era a regra imposta um tempo atrás. O mercado ficou saturado de pseudo-técnicos que cobram 10 reais por uma instalação de sistema operacional.

    Bom, depois de um tempo percebi que estava estagnado e queria algo que me ajudasse no meio profissional; e francamente, estava cansado do Windows. Precisava de alguma coisa que realmente de diferenciasse dos demais. Simples, voltei a experimentar Linux. Já havia tido uma experiência antiga com o Mandrake 7.2; meu primeiro Linux. Resolvi voltar com força total. Comecei a baixar distribuições da internet e gravá-las em CD. Fui testando e usando cada uma delas. Umas me agradavam mais e outras menos. Procurava na verdade uma distribuição para uso próprio. Isso porque você deve entender o sistema antes de mais nada. E qual a melhor maneira de entendê-lo senão usando como sistema principal?

    Bom, o resultado é que pelo meu computador já passaram mais de 20 distribuições. Umas eu instalava outras apenas brincava (usando através do recurso LIVE-CD, onde não é necessário a instalação do sistema para poder usuá-lo). E a cada novo teste mais e mais eu cansava do Windows e ia percebendo que não agüentaria mais usar Windows depois de um tempo. Foi neste ritmo que um dia conheci a distribuição Ubuntu. Gostei muito dela. Tinha uma instalação simples e um ambiente sóbrio e funcional. Depois disso retirei o Windows do meu computador. Já faz mais de um ano e meio que nunca mais usei Windows aqui. E a cada nova versão do Ubuntu lá estou eu, testando e verificando as mudanças. A cada novo lançamento as coisas ficam mais fáceis e intuitivas. As poucas dificuldades são resolvidas através de fóruns e listas de discussão, afinal o conhecimento deve ser compartilhado.

    Hoje trabalho no Departamento de Informática da prefeitura de meu município. Sou o único funcionário do departamento que tem conhecimento em Linux. Os outros 6 não têm nem uma base. Ás vezes o trabalho fica pesado, afinal metade dos nossos computadores rodam sistemas Linux. Estou no momento iniciando a migração de máquinas que rodavam Kurumim Linux para Ubuntu Linux. Hoje sou grato por ter conseguido este emprego público e ser diferenciado dos demais. As pessoas me ligam para pedir ajuda, para agradecer… Antigos colegas e amigos entram em contato para ajudar a resolver problemas e criar soluções. Nos fóruns peço ajuda e ajudo. É uma troca sadia de conhecimento e experiência.

    E este conhecimento todo sobre soluções livres, que muitos desdenham e não valorizam, eu consegui lendo. Sou uma pessoa que lê bastante. Leio muito material na internet e confesso que é necessário tempo. No entanto, conhecimento é o único bem que realmente vale a pena investir. E as empresas estão começando a perceber isso. No momento em que a população Brasileira deixar de lado o Big Brother e também perceber isso, o país vai mudar para melhor. No momento que as pessoas se conscientizarem que as coisas não vão cair do céu e que o estudo e o conhecimento são a solução, as coisas vão enfim andar para frente.

    Fico imaginando, a empregada pode ter privado seus filhos de um futuro melhor, onde seriam reconhecidos e diferenciados da massa homogênea e saturada de profissionais e picaretas do monopólio. Ela pode ter ido contra o propósito da própria compra do computador, que poderia ser o aprendizado dos filhos. Então eu me pergunto: Que tipo de aprendizado é este onde nada se aprende? Ora, se é pra aprender então nada melhor e mais justo do que aprender algo novo e útil.

  25. Em casa (no trabalho tenho um computador mais novo com o XP), ainda sou usuário do Windows 98 SE. E ele dá perfeitamente para o gasto (o meu que é o da imensíssima maioria, a saber, edição de texto, Internet, audição de música e ver filmes — não fazê-los). O computador é para ser uma ferramenta; não é fim em si. É inconcebível que tenha o usuário comum, que comprou uma máquina de pouca potência (e não foi por gosto; foi por falta de dinheiro mesmo), tenha que dispender horas e horas de esforço aprender a usar um novo sistema operacional bem diverso daquele com que está acostumado. Hoje mesmo passei mais de doze horas, penando para conseguir fazer o Linux instalando no computador barato recém comprado pela minha irmã, tocar um reles CD de música. E não sou exatamente o mais desprovido de conhecimento e de tino no assunto. Além disso, a web cam que dei à minha irmã, revelou-se plenamento inútil para ela, porque a marca e modelo não estão previstos no Linux. Ora, deixem de ser elitistas e pernósticos, ou o Linux, melhor dizendo, seus desenvolvedores dão ao Linux, uma compatibilidade, inclusive, de interface visual com os sistemas mais antigos da Microsoft ou nunca será popular, sem embargo das excelentes intenções idealistas de alguns. Quem trabalha 10 A 12 horas por dia, seis dias por semana, e ganha menos de R$ 1.000,00 – e este é o retrato do brasileiro médio segundo o IBGE – não se pode dar ao luxo de passar seu escasso tempo livre a estudar o Linux, por melhor que seja ele, quando somente vislumbra acertadamente no computador um meio de comunicação social e de acesso à informação. Já basta ter aprendido ler e a empregar a interface que está em toda parte (90% ou mais dos computadores do mundo), que é a do Windows. Repito deixem de ser elitistas e pretensiosos e encarem a realidade não só do Brasil, mas do mundo tal como ela é.

  26. na minha opinião, o sistema Linux não possui aquela essência do Windows. Eu sinceramente sou contra o Linux para uso pessoal. Tudo bem que o pacote Windows pode ser caro, até pirata, mas não tem a melhor coisa que comprar um sistema operacional que confiamos e temos um breve conhecimento dele? o governo deveria inserir o Windows Starter edition, pois ele é de custo baixo e possui programs livres, além de ser essencial para casa. O Linux é perfeito somente para empresas grandes, pois elas não precisam e não necessitam da interface gráfica do Windows. Além do linux ser de código aberto, onde as empresas podem configurar seu sistema de modo seguro. Mas para casa, o Linux não tem nenhuma função. mas sinceramente, o preço dos softwares poderiam abaixar um pouco, né?! Tá aí minha opinião.

  27. O hardware…
    Logo se percebe q vc naum entende bosta nenhuma de linux…
    E creio q muito menos de hardware…
    Cretino, aqui em casa funciona tudo perfeitamente!
    Usa a merda deste sistema pirata…
    Vai morre na ignorância, sem saber o é driver para fazer funcionar um maldito modem de conexão discada, vc ainda usa esta bosta… seu tosco!
    E se outros usam sei como fazer funcionar no linux…
    Conheço os dois lados da moeda!
    Acho legal o windows, mas odeio a merda q eles fazem de enconderem tudo da gente! Do sistema ser absurdamente inseguro, q precisa de anti-vírus e toda essa merda. O windows 98 é um lixo, o xp, bem, se por um lado funciona quase tudo por outro tem de formatar a máquina a cada dois meses por causa de vírus! Quanta merda.
    Mas ignorância no Brasil já naum é de me espantar. Se o sistema vem fechado vamos morrer na ignorância tecnológia como meu amigo hardware.
    Instalo como já disse na escola onde trabalho quase todo o dia http://www.itechpr.com.br as melhores distros nos computadores de meus alunos a pedido deles sem custo nenhum sem medo de estar fazendo algo errado, ciente de q naum estou infringindo nenhuma lei ou alimentando o bolso de um americano oprtunista.
    Explico que a possibilidade de conhecimento sobre programação, internet, hardware, colaboração, entre outras coisas são maiores q no Rwindows, q o conhecimento nunca deve ser resumido somente no q tange a um sistema específico, mas, é lamentável q essa cultura de entender o q está na cara é maior aqui no sul do Brasil, onde as pessoas procuram pensar e agir.

    É… acho q essa será minha útima postagem!
    Cansa saber q algumas pessoas pensam q software é como religião:
    Só vo usa esse sistema até morrer
    Mostro as possibilidades reais as pessoas antes de criticar.
    E procuro naum inferiorizar nada q eu naum tenha usado.
    A única coisa q me deixa feliz neste forum é q a empregada era ignorante e nada mais!
    Foi seduzida por um maldito tecnico em hardware com as merdas de sempre, coitada…, cobaia…
    uma autentica idiota, assim como muitos q defendem q o linux é dificil de aprender.


    fui dormir sabendo q isso nunca vai acabar, pq o Brasil é o país da ilegalidade, mas feliz pq muitas coisas estão mudando gradativamente!

  28. Cara o Linux não presta comprei meu pc com essa porra de sistema operacional que nem roda um discador qualquer eu apoio o uso do windows querem acabar com o monopolio da microsoft então crie sistemas operacionais que rodem qualquer programa e não umas porcaria comprei o meu e formatei na hora quando recebi é um LIXO o LINUX

  29. Sou professor de informática, dou curso tecnico
    em linux! http://www.itechpr.com.bressa é minha empresa.
    Q blz posso com orgulho afirmar q o linux é o presente e não o futuro E CHEGA DOS MESMOS!
    Tem pelo menos umas cinco escolas de no minimo oitenta máquinas cada, rodando somente linux aqui em Curitiba, cidade q amo!
    A maioria dos alunos q tenho trazem suas máquinas para q seja instalado o linux, motivo eles alegam q o windows é uma bosta e com razão, o mesmo num tem nada e depende de jogos piratas, programas piratas e o com o VISTA chegando tbem pelo reqrimento do hardware q se exigirá esse último será pirata!:)
    Afirmo sempre nas minha aulas aos alunos q se querem aprender informática de verdade devem conhecer o linux!
    A maioria das Empregadas(os) posso afirmar com certeza q são usuários do windows, resumindo, sempre dependerão de um tecnico q remova algum vírus, q formate sua máquina Formatar e Particionar! Esses termos saum ignorados pelos usuários imbecis viciados em porcaria.
    O governo está fazendo sua parte e eu a minha!
    LAMP, Linux, Apache e PHP.
    Firefox
    Gimp
    Amsn
    Xgl Desktop em 3d.
    Openoffice.
    Quanta
    Bluefish
    Programação de uma forma geral.

    Vamos e convenhamos alguns idiotas afirmara q naum tem programinhas, joguinhos e outras porcariazinhas no linux.

    Vejam só! É por isso q o Brasil só está ou estava regredindo.
    Bastou conhecer o Linux para eu perceber o tamanho de minha ignorância até então.

    Veja o caso da França onde o governo apoia maciçamente o uso do software livre.
    Na Alemanha onde nasceu uma das melhores distribuições linux do planeta!

    Aprendi a programar usando ferramentas livres!
    Essa estrada q trilho chama-se futuro.
    Aprendi tbem a criar sites dinâmicos tbem usando ferrantas livres e aos pouco vou saindo deste aprisionamento tecnologico chamado WINDOS.

    Gosto do Windows, mas, me empolgo quando o assunto é Linux!

  30. Nunca vi tanto comentário burro escrito junto. Pelo que pude ver, todas as opiniões sobre linux são de pessoas que nunca usaram. Ou pelo menos não tentaram agora em 2006.

    Quem usa, como eu (detalhe: também uso Windows, minha empresa é parceira da Microsoft, mas eu curto Linux sim, pois ele é mais flexível que o Windows), sabe que nestes últimos 2 anos o Linux evoluiu muito. Evoluiu tanto a ser mais fácil de instalar e de usar que o Windows. O quê? Você não sabia que era mais fácil? Experimente então usar Kurumin, Ubuntu, ou então BIG LINUX (este último, o mais fácil). Você verá que Linux não perde em nada para Windows.
    Você tem problema de compatibilidade com drivers e hardware? Boicote esse fabricante, pois é no mínimo falta de respeito não suportar outro sistema operacional (Monopólio não é bom pra ninguém, só pra quem está na empresa monopolista).
    Aquele jogo que você comprou não roda em Linux? Se você esperar para ver, daqui a dois anos será normal lançamentos para Windows e Linux saindo juntos. Ainda mais que muito mais gente poderá usar no Linux, já que ele tem a capacidade de ser configurada da melhor forma para rodar jogos, o que no Windows é necessário abrindo mão de muitos programas (quem tem hardware menos atual sabe o que digo).
    O Linux também é mais bonito que o Windows. pois você pode personalizá-lo completamente, coisas que o Windows não permite. Meu desktop é mais bonito que o Vista, com transparências e 3D, rodando em um Pentium III de 733 Mhz e 256 MB de memória. Quero ver você fazer isso no Windows.

  31. Radicalismos à parte… Mas primeiramente algumas considerações:

    1) LINUX É BETA???
    Uso o linux desde 1995, quando ainda estava bem distante do usuário final, em termos de ambiente visual amigável, mesmo assim já não era um software BETA. O sistema operacional em si é estável e seguro. O que falta ainda no Linux são aplicativos, ferramentas e utilitários de configuração que sejam completamente visuais e amigáveis para todos os tipos de usuários.

    2) PROJETO COMPUTADOR PARA TODOS
    Apesar de acreditar que poucos usuários irão seguir a intenção do governo no uso do linux, ainda acho que foi um projeto que, na pior das hipóteses, movimentou os fabricantes e vendedores para que vendessem opções mais baratas de microcomputadores.

    Imaginem se sempre tivéssemos que comprar um computador com o Windows e na versão ditada pelo mercado? Por exemplo, se eu preciso apenas de um processador de texto… Ah, não, só vendemos micros PENTIUM 4, 512MB RAM, Windows Vista, OFFICE XYZ…

    Eu acho que o governo só deveria ter vendido os micros junto com os CDs de instalação de uma distribuição Linux, que fosse antes preparada para os usuários mais comuns. Acredito que o Linux já instalado, foi a idéia de minimizar este trabalho para o usuário convencional.

    Ou seja, a receita básica está dada, se quiser formatar e instalar Windows, fica por conta e risco do usuário. Creio que fosse importante que o governo tivesse montado uma rede de suporte gratuita aos usuários que permanecessem com o linux (isso seria bom também para as empresas locais que fornecessem tal suporte).

  32. O problema do computador para todos não se resume so na questão do sistema linux,também podemos englobar a questão dos recursos.O computador para todos tem recursos extremamente limitados alguns possuem placas maes de modelos extremamente antigos que os fabricantes jogaram para o governo por uma micharia.O governo tem que se concientizar que o povo Brasileiro é pobre mais quer respeitor,que tem direito a usar o computador assim como os ricos,que tem direito a usar uma maquina decente.Não precisa ser um 2.16 com 2 ,3 GB de memoria um 1.2,1.8 com 220mb de memoria da pra usar a enorme maioria dos recursos.,Agora nao empurrem um 1.1 ,1.8 com 180 de memoria.

    BASTA DE REJEIÇÃO

  33. Esse negocio de computador para todos é pura enrolação do governo nem nas escolas tem computador.Com relação ao Linux ,com o Kurumin 6.0 q usei parece ser um sistema estavel,tem um bom pacote de programas,mas não é para qualquer um usar ,só pra fazer conexão speed é o maior rolo,mas fiz funcionar ,imagina conexão discada então..
    Esse negocio de Widows pirata ou Original é tudo ladainha a unica diferença é a licença no Cd q foi feito uma cópia de um original,Linux é pra poucos é um sistema complexo,não roda todos os jogos q o Windows roda…por necessidade teria q ter um dual-boot ,com Linux e Windows..,manda qualquer um instalar algum programa no linux,tem manda pra um diretório tal ,pra executar em tal lugar..é mais fácil ,next,next,finished…Por isso e outras q as pessoas preferem o mais fácil o menos complicado,o mais funcional…

    Obs:Gostaria de baixar o freedows alguem me passa o link,é live cd ,o site dele tá fora o ar..

  34. estou de acordo com o Dariano Freitas, porém ressalto o seguinte: não sou a favor a pirataria mais também não sou contra porque? eu vejo da seguinte forma: nós vivemos em um país com diferenças sociais muito grande, eu li os comentarios é da classe média a superior nao tendo nenhuma visão da classe mais carente,fica facil falar em sistemas originais quando se tem pelo menos 500,00 reais ou mais para pagar,acho um absurdo por um simples cd. e se não ouvesse a pirataria pobre nao poderia comprar nem um cd de musica, agora isto é culpa do governo e das empresas que não estam realmente interessado em acabar com a pirataria, se reduzissem os impostos, os empresario reduzissem os pressos e os comerciantes vendessem + em conta, com certeza a pirataria diminuiria e até ao longo do tempo acabaria, pois o vendedores de produtos piratas trabalham neste ramo, visto pela sociedade como bandidos simplesmente para não serem bandidos, mas ninguem pensa em gerar emprego para todos, vim de uma classe pobre nos qual minha profissao era pedreiro, sonhava em ter um pc, tv, som e não podia pois do que ganhava do dava para pagar agua, luz e alimentos carissimo, um pc custava se fosse nos dias de hoje um valor aproximadamente de 3.000,00 reais do mais barato, tanto era difissil pagar como as lojas nao aceitava sua renda. os pcs que ele compram + barato como voces dizem de pobre,+ é de grande aproveito para quem nunca poderia pagar um de rico.
    hoje trabalho com informatica. estudei e agradeço muito poder ter comprado meu 1º computador de pobre, que foi atravez dele que hoje eu tenho 3 pc sendo um dele p 4.e vejo hoje muitos pobres tendo pcs e fico muito feliz por ele, agora o linux e muito bonito tem tudo pra dar certo só precisa ter uma linguagem pra (pobres entenderem),e o desta forma eu diria bill, no Brasil nunca mais. valeu.

  35. Li apenas alguns comentários mas o que me impressionou foi não existe mais linux gratis dito pelo antonio silveira.

    O meu Slackware 11 peguei pela internet semana passada o DVD, mas se eu quise-se poderia comprar o DVD ou os 3 ou ate os 6 CDs pelo jornal mesmo ligando pra qualquer cara que vende piratão já que não seria pirata, já que o linux é gratuito, o que se paga é a midia do cd/dvd, impressão de capa, manual, suporte … estes adicionais, mesmo assim ainda tenho a minha BOX de u$ 50,00 do meu slackware 7.0, o slackware 3.6 antigão só o cd com a capa que comprei a muitos anos por R$ 19,99 no site da conectiva e outros que comprei as revistas.

    Bom, sobre o assunto do artigo, não conheço ninguém que tenha comprado estes micros e tenham mantido o linux, todos trocaram para xp pirata.

    Numa noite por volta das 20hs, um amigo me chamou pra ver o micro que comprou porque não sabia ligar, fui lá e liguei, vi o linux com bootsplash, KDE, tinha tudo muito bonito, ate atalhos pra pontos de montagens automaticos (autofs) com nomes A:, C: e D:, K3B pra gravar, OpenOffice português brasileiro, jogos que fiquei ate observando quais eram porque eu não tenho muitos no meu, vim pra casa e comecei a procurar e baixar os jogos que anotei, na tarde do dia seguinte (já que acordei por volta da hora do almoço por ter ido dormir tarde), fui lá pra ver o resto do linux que ele tinha e tirar qualquer dúvida que ele tivesse a surpresa, o primo dele tinha chamado um tecnico e instalado o piratão pela manhã. Observação, não sei o que a pessoa que tava lá naquela noite fez um comentario estes micros estão vendendo barato porque são micros que o governo doa pras escolas eu tentei explicar mas esta pessoa estava convencida disto, só por causa do desktop ter governo alguma coisa, este foi o unico destes micros que vi com o linux mesmo que apenas numa noite, os outros eu só soube quando me diziam que era estes micros já que todos já eram XP.

    Não sei no resto do Brasil, mas aqui no Recife tenho na vizinhança 4 amigos com maxima distancia de 200~300 metros fora outros com maiores distancia que usam linux, só que a maioria com dual boot, os mais usados aqui são (ordem de mais usados) Ubuntu, Kurumin, Slackware e Gentoo.

    Uso o linux por opção, prefiro gastar meu dinheiro com hardware, meu micro aceita brincando o vista, o meu computador é totalmente aceito pelo linux, inclusive a minha direção, sei que não uso todo o potencial da minha placa de video mas amo o meu desktop em 3D e assistir os meus DVDs com filtros e suavisação opengl, não uso o piratão porque só quero o que seja realmente meu, alem disso quanto eu gastaria para ter um firewall de ponta como tenho limitação de banda com politicas de prioridades para certos trafegos para otimização da minha banda larga que mesmo baixando o slackware 11 via torrent eu pude jogar Unreal Tournament pela internet sem lag alem de outras coisas gratis que tenho.

    Uso o slackware desde a versão 3.0, o que me icentivou a programar, na versão 3.6 comecei a estudar C/C++, depois fiz alguns programas, me aprofundei estudando assembly, anos mais tarde percebi o quanto isso foi importante pra mim, agora a facudade vira brincadeira, se ao invés de brincar criando meus programinhas (ver o programinha rodando era d+) fosse um gamer como a maioria dos meus amigos na epoca…

  36. O windows pirata é um recurso que a microsoft deixou para nós infelizes pobres para usufruir de um programa social virtual.A maneira como se vende produtos microsoft,faz-se prever que só bem cucedidos financeiramente possam ter um pc em casa.Exemplo: o meu computador para o windows vista que sera lançado agora…Orçamento 2.000 mil reais}}},,,tenho tudo anotado na caneta.Quanto ao linux,é mais dificil,carrega programas sem teu consentimento,não deixa coloca
    programas e pastas aonde tu quer,design a moda louca, enfim para estes iniciantes mais dificil de lidar.O br office poderia vir com um pente de memoria de brinde,tal o taman ho das pastas.E não aceita redução de programas.Outro detalhe,,não existe mais linux gratis..

  37. Considero a culpa de todos e não só do governo, porque o brasileiro ele por si só é acomodado…não tem interesse em aprender coisas novas, e com isto acaba ocorrendo o que aconteceu com a sua funcionária, se ela tivesse uma outra cultura (por falta as vezes de verba para poder aprender algo na vida), ja se acomodou com a vidinha e não consegue lutar por algo a mais, como você mesmo falou o governo da curso de graça sobre o linux e poderia correr atras e aprender o que não sabe e ser livre do monopolio da Microsoft…sendo assim acho que esta situação do linux não vai mudar tão cedo, o homem tem medo de tudo que desconhece…

  38. Infelizmente ou felizmente a pirataria esteve em minha vida desde meu primeiro PC um 386.
    Se não fosse por ela, provavelmente eu nem teria um computador em 1993.

    É muito lindo falar mal da pirataria…mas pagar 2000 reais em um photoshop que vc quer aprender a mexer e nem ao menos saber se terá algum retorno financeiro com este investimento.

    O problema é que o governo quer compensar os carissimos impostos que cobra sobre os softwares, transferindo a responsabilidade para os softwres livres.
    Nem ao menos foi cogitado a hipótese de baixar os impostos.

    Com o salário que um brasileiro ganha em comparacao aos EUA, é totalmente surreal comprar todos os softwares originais sendo um motorista de taxi por exemplo. (nada contra a categoria, estou comparando aos EUA que em 2 semanas de trabalho vc pode comprar um bom computador com tudo original)

    Sou usuário de MAC, e paguei (EUA) R$ 4,500 reias 20polegadas etc…
    Aqui no Brasil ele deve estar em torno de 9.000 reias com esta configuracao.

    Nao sejamos hipócritas em acreditar na ilusao de que a culpa é do usuário, afinal, Um protecionismo alfandegario torna um MAC 100% mais caro do que realmente vale, deixa pesado no bolso de qualquer um.

    Mas voltando a questao, sem a pirataria milhares de Brasileiros seriam excluidos digitalmente falando.

    é isso

  39. Bem, pelos comentarios que li, acho que tem muita gente aí querendo pregar moral de cueca, pois atire a primeira pedra quem nunca usou um software pirata, pois até nos cursinhos ensinam nossos filhos com Windows pirata, recem está sendo introduzindo o Linux nesses cursinhos, sou vendedor lojista e vendo informática e quandos as pessoas procuram o computador para todos por $1.150, elas não sabem qual o sistem a operacional que está lá, … sistema operacional?… o que é isso eles não sabem nem o que é isso, quanto mais usar o Linux, pois o pouquíssimo que eles aprenderam foi de Windows 95 ou 98 .. aquele que Voce executou uma operação ilegar e tera que ser fechado, eles também noau sabem que se quiserem usar uma impressora tera que ser uma antiga, pois a droga de sistema que vem isatalada não tem driver para a maioria das impressoras, se tiver vai ter que fazer uma macumba braba para funcionar, é por estas e outras razoes que eles tem que passar para o sistema pirata,. Resumo. O Presidente Mula, digo Lula, deveria mesmo era ter feito uma parceria com o BIll Gates e colocado tudo Windows XP, não o Starter pois aquili irrita a gente.

  40. Existe um grande equívoco na imposição de linux para os usuários, pois a escolha de qual sistema operacional a ser utilizado deve partir do usuário e não do vendedor e muito menos de uma política de venda subsidiada de computadores.
    A decisão de escolha de qual sistema operacional a utilizar em computador deve passar pelos critérios de facilidade de uso, uso intuitivo, disponibilidade na lingua local, suporte local, disponibilidade de aplicativos, pagos ou não, de vários fornecedores preferencialmente que atuem em todo o mundo com versão em lingua local e amplo material de apoio, vindo o produto e ou adquirio em separado.
    Utilizo computador profissionalmente de 1993, e de forma doméstica de 1994. Comecei utilizando o Microsoft DOS 6.0 e windows 3.11, Windows 98 e Windows XP Home e profissional. E tive as seguintes experiências com linux (conectiva 4.0, conectiva 6.0) em um amd k6 de 500mhz com 256mb de ram, em ambas as versões de linux a instalação transcorreu sem problemas aparentes, o uso sim foi um problema insoluvel, entrava sem erro e nada funcionáva, por exemplo editor de texto, web browser, ler um e gravar algo em um disquete e utilizar o cd-rom, a placa de som também não funcionou. O que sempre funcionou foi o shutdown.
    Profissionalmente, a fiasco com linux foi muito mais claro, a inteção da empresa de instalar o conectiva em IBM PC300gl, simplesmente a placa de video onboard da intel não aceitava nada alem da resolução padrão vga 640 x 480, e monocromático, e nada de modo gráfico, nenhum aplicativo para cumprir as obrigações fiscais funcionava em linux, impressora local e compartilhamente de impressora em rede (verdadeira calcanhar de aquiles do linux) nunca funcionou. Houve outras tentativas nos ultimos 5 anos que também falharam pelos mesmos motivos. No servidor, em que foram utilizados nos ultimos 6 anos o conectiva (três versões diferentes) red hat (duas versões) e por ultimo slackware (o pior de todos) em comum todos tiveram os problemas de erros, que não aparecem nenhuma lista de erros conhecidas e que o suporte desconhece, com isso caiu o mito que é mais estável, (no período de 1993 a 2000 foi utilizado uma rede netware com os computadores utilizando de dos a windows 95 e 98, muito mais funcional, estavel, monitorável e segura do que a solução utilizada atualmente). Fazer backup de dados das aplicações rodadas no servidor em linux, sempre foi um problema sério e sem solução, depois de muitas tentativas frustradas (um ano de tentativas) foi implantado um rotina de backup que funcionou até 2005, mas nunca funcionou para recuperação de dados, os dados que foram perdidos nunca estavam na fita de backup. Outra deficiencia muito grande, para inserir ou retirar um arquivo do servidor, sempre com problemas e sem solução minimamente aceitável.
    Um bom exemplo para isso a geração da gia no período de 1993 a inicio de 2000 sempre conseguia gerar o arquivo que posteriormente era processado num programa da secretaria da fazenda. Na situação atual, quando conseguia gerar o arquivo, não conseguia acessa-lo, portanto desde a instalação de linux e modos arcaicos de fazer as coisa a geração da gia faz-se da seguinte maneira imprime em papel e digita-se os dados no programa nova gia (em windows).
    Portanto a utilização de linux em lugar de qualquer outro sistema que possuam padrões bem definidos de interface, comandos entre outras coisas (windows, mac os, …), pode gerar um custo não monetário, que é muito mais alto que o custo da compra da licença de sistema operacional ou de aplicativos, que significa gastar mais tempo para fazer, deixar de fazer, fazer de forma ineficiente. O que aconteceu com Marcos Augusto D´alogono, é só a ponta do iceberg, ele não citou as incompatibilidade de costume.
    Não troco, não recomendo a troca de windows por linux em nenhum caso. Meu proximo computador será com windows vista.

  41. O que poderíamos esperar, não só da sua empregada, ou de qualquer outra pessoa que compre um PC nesse programa do governo? Tirando os técnicos, os profundos conhecedores, quem mais conhece Linux? E mesmo quem quer aprender, a quem recorrer? É mais simples de apreender perguntando ao colega que está ao lado (que com certeza não conhece outro que não seja o Windows) ou buscando informações (muitas vezes técnicas demais) nos foruns na internet?
    É lógico que simples mortais vão buscar o mais fácil e aí acabam na pirataria.
    Eu mesmo conto minha experiência, resolvi me aventurar no Linux, escolhi uma distribuição e resolvi instalar em duo boot na minha máquina (sem tirar logo o Windows). Após a instalação começaram as dificuldades para as quais fui buscar respostas nos foruns. E para duas coisas simples, que qualquer pessoa (aí incluida sua empregada e filhos) quer num computador: Internet e Impressora. Não consegui solução depois de dias tentando, ou seja não consegui acesso a internet pois a distribuição que havia escolhido vinha pronta para a alta velocidade, mas para a internet discada eu tinha que ficar testando até encontrar um modem que fosse reconhecido e configurasse o acesso. E para a impressora, descobrir nos foruns que eu tinha simplesmente que desistir dela e comprar outra. Era uma multifunciuonal Lexmark e as informações eram que não existem drives para linux da mesma e o máximo que eu consiguiria seria usá-la como impressora, sem o scan e as demais funções da mesma. Pressionado pela familia (esposa e filho) após vários dias testando, simplesmente tive que esquecer o linux e voltar para o outro muito decepcionado.
    Imagina pessoas mais simples, começando agora os primeiros passos na informática, como vão fazer? Até para chamar alguém para ajudá-los a usar o computador, com certeza será muito difícil encontrar quem conheça linux e, pior, com muita paciência para ensinar. Logo é mais fazer o que sua empregada fez, chama um conhecido e troca tudo.

  42. Vamos pensar como a empregada (ou o(s) filho(s) dela) do cara aí, que acabou de comprar o pc:
    >Internet é coisa rara
    >Os pc que eu ja vi usavam windows… nesse ao menos eu enrolo
    >De onde surgiu esse tal de Linux?
    >Como eu faço pra aprender a mexer nessa P*rr4???
    >Pq akele programa naum roda nisso???
    >ETC…
    É obvio q esse programa vai aumentar a pirataria, naum falo nem no office, pq o openoffice da conta do recado.. mas no windows??? Putz… O crescimento do uso de Linux, é enorme, mas ainda naum alcançou as proporções merecidas… Esses pcs deveriam vir com o tal windows pra pobre, mas ao menos é a droga do windows q a maioria sabe usar, e se não sabe, aprende por osmose… e depois eles migram pro Linux depois de cansar de tanto bug q akela droga dah…

  43. hmmm
    em relação os sistemas operacionais..
    bom.. ninguem que nunca viu computador vai achar linux mais facil que windows.
    vai ser tudo dificil. o linux nao é dificil. só estamos acostumados com o windows, ponto.
    se ninguem falar pra uma crianca que nunca mexeu em computador que o linux é dificil, ela vai aprender a usar na boa.

  44. Eu sinto muito discordar mas o Linux não é Beta(apesar do que você acredita), ele está sempre evoluindo pois segue a ideologia Open Source que eu aconselho fortemente que você leia. Agora de forma alguma o linux é Beta, muito pelo contrário é um sistema bastante seguro, prático e eficiente. O único detalhe dele é que requer estudo para ser usado de maneira adequada, mas mesmo esta barreira já está sendo superada graças a iniciativas como do senhor Morimoto(autor do Kurumin), Ubuntu e mesmo do pessoal da Xandros(um exemplo de linux pago, mais barato que o Windows, com grande compatibilidade com esse SO proprietário e de simples uso, por isso o exibi).

    [Ideologia OpenSource]
    http://www.opensource.org/

    [Fundação do Software Livre]

    http://www.fsf.org/

    [Entendendo Propriedade]

    http://en.wikipedia.org/wiki/Intellectual_property
    http://en.wikipedia.org/wiki/Copyright
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral

    Tu falaste tanto em Beta que lembrei de um artigo antigo que li certa vez que gostaria que lêsse,
    [Windows é o maior programa Beta da história]

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17022.shtml
    http://br-linux.org/noticias/003418.html

    E nem sou eu quem está afirmando isso não, é simplesmente um dos cabeças de uma das maiores empresas de segurança/tecnologia que existe a Gartner.

    Os programas do linux não perdem em nada com relação aos do windows, muito pelo contrário. Como são programas
    de código fechado não conseguem evoluir tão rápido quanto os softwares livres e acabam ficando repletos de bugs(defeitos).
    E por fim, como atual e futuro desenvolvedor de software é perfeitamente possível ganhar capital vendendo e produzindo software livre, fora os links que já lhe passei, mais um sobre projetos livres:

    http://producingoss.com/html-chunk/

    Espero que isto ajude a abrir um pouco a cabeça de vocês…

    Continuando, distribuir manuais não é piada, é necessidade, poderia muito bem o manual vir no desktop do cara como um link, se imprimir papel é o problema. Distribuir conhecimento é uma necessidade, mesmo no windows se você não lê nada, não consegue mexer em nada. Nunca vi nenhum de meus alunos que pegasse seja Windows ou seja Linux da primeira vez e já saisse abrindo páginas de internet, editando textos ou entrando em bate-papo. Este tipo de conhecimento só se angaria através de prática/tempo ou leitura. Mesmo que não leiam, é obrigatório ter a fonte para eles estudarem, ao contrário de um sistema pago como o Windows, fontes para estudo e informação sobre o Linux estão sempre disponíveis gratuitamente em vários locais da internet. Livros gratuitos, código aberto e mesmo inúmeras comunidades que estam sempre dispostas a ajudar quem tem dificuldade com o sistema e dar manutenção! sim, é verdade(ex: http://www.vivaolinux.com.br).

    Eu acredito que o problema do Governo foi que eles pensaram assim ah Linux é livre, livre quer dizer gratuito, gratuito quer dizer custo baixo, custo baixo quer dizer melhor solução. Mas não é por aí, primeiro que livre não quer dizer gratuito e mesmo os softwares lives que são gratuitos não o impedem de ter que investir dinheiro.
    O linux deveria ter vindo sim com um manual ou então um programa de apoio, como por exemplo um curso oferecido aos usuários gratuitamente, nem que fosse virtual ou então poderia vir ainda com suporte para o sistema como já mencionei.

    Abraços,

  45. A culpa não é do governo, a culpa é das empresas que montam os computadores e em vez de usar distribuições consagradas como Ubuntu, Mandriva, Fedora, optam por Insigne, Mega{qualquer-coisa} Linux, etc… Estas distribuições n~eo chegam nem perto das distros mais usadas por motivos óbvios e isso faz toda a diferença.

    Uma amiga comprou um computador e me pediu a mesma coisa, tirar auqele sistema tosco que vei, mas eu propus um um período de teste, truquei a porcaria do Insigne pelo Ubuntu 6.06 e instalei tudo o que podia, resultado, o Linux ainda está instalado na micro dela e toda semana eu pergunto se ela quer o windows ela me diz que está tudo bem porque tudo o que ela precisa ela consegue fazer.

  46. Caraca vocês ainda não entenderam, o governo está pouco ligando se isso gera pirataria ou não, o objetivo desse programa assim como outros já lançados por esse governo e meramente político.
    Só lembrando o nosso Amigo Rafel, o linux é e sempre será para mim um BETA não defenda que ele é melhor ou pior do outro programa pago cito (windows) afinal não é disso do que se refere esse tópico, conheço a grande maioria dos softwares equivalentes da MS para Linux, bem como outros utilitários e são todos muito mal acabados, são soluções baratas para quem não quer pagar por um software de qualidade com suporte.
    Lembro que você está se formando e gostaria de saber se não gostaria que o software desenvolvido por você ou pela empresa que trabalhe venha ter algum benefício lucrativo com a venda e suporte do produto.
    Distribuir manuais para a população ler sobre linux e software livre até parece piada, quantas pessoa no Brasil lê qualquer tipo de manual; o cidadão compra uma batedeira juntamente com esse equipamento vem um manual e um receituário, o cidadão vai logo folhando o receituário e guardando o manual juntamente com certificado de garantia devido a sua importância caso precise e só. Ele não está nem ai em saber qual seria o consumo média de energia, se existe algum sistema de trava de segurança quanto ao uso indevido por crianças ou idósos que não estejam com capacidade para utilizar o produto.
    É e sempre será uma questão cultural do brasileiro, de sempre se achar capacitado para operar qualquer que seja o equipamento sem antes ler o manual para saber como funciona ou como montar.

  47. A questão é a seguinte, realmente estamos acostumados com a pirataria, e fico pensando que se ao inves do Windows fosse pago, o Linux fosse, teria muita gente querendo usar Linux so porque é PAGO, e por isso seria melhor …

    []Z

  48. Pessoal, seguinte acredito que o governo errou em 2 pontos:

    1º) Informação &
    2º) Opção

    Primeiro, antes de mais nada faço Ciência da Computação na UFC, já trabalhei dando aulas de informática para menores carentes em um projeto de apoio do governo e em instituições de ensino superior particulares(tudo informalmente, claro)

    Justifcação do 1º) O linux deveria vir acompanhado de um folheto explicativo, dando orientações gerais sobre o que é software livre/gratuito/pago etc e um manual.
    Linux não é um sistema beta e muito menos falho. Hoje em dia, ele é tão eficiente quanto qualquer outro SO, mesmo o Slackware, minha distribuição, hoje em dia se tornou tão fácil e prática que impressiona até aos mais antigos usuários.
    Contudo é necessário algum tipo de instrução, não basta apenas entregar o computador e pronto.
    O governo poderia muito bem ter entregue o manual Foca(http://focalinux.cipsga.org.br/), ou então como já vi em minha própria universidade fazer adaptações do Linux para Windows, como assim? É perfeitamente possível vestir o Linux com cara de Windows, só a título de curiosidade colocando MSN(Mercury, Gaim, Kopete, etc), Internet Explorer(Firefox, Netscape, Mozilla), MsOffice(KOffice,OpenOffice), Winamp(XMMS), Kaffeine, Mplayer), Nero(K3B), etc.
    Ou quem sabe usar o Lindows? Já conhecem, ou tb chamado Xandros agora(devido uma briga com a Microsoft rsrs)
    (você acha isso feito?)
    http://www.mikrobitti.fi/nettijatkot/2005/03/xandros/xandros.png
    http://www.xandros.com/products/home.html
    ou quem sabe o Ubuntu? Todos gratuitos e livres.
    Quer ver mais telas do linux?
    http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/

    2º) O usuário deveria ser livre para escolher o proprietário ou o livre, mas é claro que deveria ser incentivado a escolher o livre. Oferecendo por exemplo manutenção ou algum tipo de ajuda para problemas caso sua escolha fosse pelo software livre.

    Grande abraço,

  49. Na verdade eu acho que, a MS não vai punir ou caçar as pessoas que usam o softer pirata deles, pois assim ele não seria o SO mais utilizado no mundo.
    O Linux é bom, uso o kurumin, acho a melhor por enquanto, so que ainda falta um maior aprimoramento, quanto a instalação dos programas e teria de ter um softer capaz de garantir que a maioria dos programas win rodem em linux, apesar de que alguns usuários linux não gostem disso, mas é mais um motivo para que novos usuários migrem.
    Bem so o tempo vai dizer.

  50. A colega deve achar que todos que aqui se expressaram devem simplismente ser ignorantes e desprovidos de cultura e que ninguém acompanha as notícias de políticas mundias.
    Eu sou usuário de informática desde 1994, antes de qualquer coisa vc deveria pesquisar a origem de cada software e suas aplicações práticas e políticas; para depois defender com tão fervorosa fé esse sisteminha linux (beta teste) como vc já leu anteriormente em diversos depoimentos acima não seria o fato de ter uma interface tosca e aplicativos clones de utilitarios proprietários.
    E acredite não somos pobres de espiritos por não concordar com esse plano de inclusão digital tabajara do governo, acredito que todos os brasileiros tem o direito de ter acesso a informação e tecnologia de ponta, mas também antes de tudo isso temos que saber cumprir com os nossos deveres nas eleições desse ano e nos próximos.
    Somente assim vamos dar um upgrade em nosso pais vesão brasil v 0.0.1 (beta1).

  51. Uma amiga ligou-me pedindo ajuda porque tinha comprado um pc mas ela nao sabia para que lado ia o tal de linux, fui la, expliquei para ela o que era Software Livre linux, mostrei onde estava os programas basicos e como utiliza-los…..
    com duas semanas um suposto tecnico teve la e fez o proceso de reversao, convenceu minha amiga a formatar o HD e colocar piratas da MIcrosoft….
    Paciencia!!!
    As pessoas aceitam esses tecnicos/piratas multiplicadores alienados de Software Proprietario porque tem medo do novo, niguem que fazer o que a mioria nao faz!
    Falar ou usar algo que ninguem usa, nao e esta na moda!
    Usar Software Livre? quase ninguem conhece! mas a Microsoft Windowos quem nunca ouviu falar?

    Por causa de coisas futeis esta na moda as pessoas deixa muitas coisa boas passarem despercebidas.
    Os problemas que o Windows tem, ninguem consegue enxergar, por que sera? mas qualquer probleminha bobo no Linux aparencia tosca e motivo de formatar o hd ?

    Acho que estamos olhando para o Software Livre com os Olhos de Bill Gates, falta personalidade e criticidade para percebermos que o Software Livre tem muito mais vantagens!
    Sou usuaria comum e nao programadora, nao vejo dificuldade nenhuma para utilizar o Software livre!

    Dos comentarios que li, uma boa parte nao tema a minima ideia do que significa SOFTWARE LIVRE, fiquei decepecionanda!!!
    De quebra tive o desprazer de ler colocacoes absurdas sobre paises socialistas!!!!!
    Sugiro que antes de postarem sobre assuntos tao importantes, leiam um pouco sobre Socilaismo, Liberdade de expressao, Ditadura, Monopolio, Software Livre, etc…
    para nao falar @#$%^&*!
    Tem gente confundindo tudo!

    ACORDA BRASIL!

  52. No meu ramo por exmplo, usamos software que custa de 3000,00 a 15000,00 a licença. Na empresa que trabalho, gastamos 22000,00 com licenças de programas e tivermos o retorno em 1 ano e meio. Foi então que trocamos a empresa que nos fornecia a manutenção de hardware e com ajuda de dois técnicos desta empresa, mudamos nosso sistema para LINUX, e então vimos como é uma droga esse sistema, pois além de seus programas serem dificeis de se achar, ninguém de nossos 150 empregados sabiam usa-lo, foi então que gastamos quase 40000,00 com cursos para os mesmos, mais 10000,00 para troca de licenças das máquinas, ao total de 2 anos, gastamos quase 70000,00 com Linux, e até hoje sofremos com isso. Pelo menos, nós da Urban Design, torcemos para que esse sistema continue assim, indo do nada pro lugar nenhum em uso residencial. Infelizmente pegamos nojo deste sistema, agora não sei o que fazer com mais de 60 cd´s e outros 200 cd´s de aplicativos, todos importados, porque neste país, onde se glorificamos a mediocridade, não há versões em português dos programas que usava-mos no windows. Sempre que vejo algum forum de discuções sobre Linux, exponho o que ocorreu conosco aqui em campo grande, e torço pra que ninguém também caia na tentação de usar esse programa ridiculo chamado LINUX.

  53. Já recebi propostas de até R$ 100,00 para formatar o HD com Linux e instalar o Windows, Office e outros (Todos piratas).

    As pessoas compram o PC com Linux pelo menor preço e muitas vezes recebem até instruções do vendedor que podem fazer isso.

    Enfim, a cultura da pirataria está disseminada e não se sentimos culpados ao praticá-la.

  54. Ao me matricular na UNIRIO, em direito, recebi a notícia que o curso de informática oferecia um curso de informática jurídica (não sei o que é isso até hoje). Apesar de todo o sistema ser Linux, adivinha sobre o que versava o curso! O curso de linux para usuário final não existe… ( na época custava 3 vezes o curso do Windows e não tinha flexibilidade de horários) …nós temos que aprender uma sublinguagem técnica que não tem nada de confortável para que só saberia se adaptar a uma linguagem de sinais adaptada da linguagem de ícones dos símios… ainda procuro profissionais que levem à sério a divulgação do windows… Não quero ser programador, apenas usuário. Ps. não cheguei a comentar os problemas de Hardware, 7 mil reais eletrocutados por uma placa feita pela Abit e que esquenta feito uma leiteira.

  55. Alexandre, o que está em jogo, é o governo querer entrar na moda do software livre, mas a população em geral nem sabe o que é windows ou linux. Todas as lojas vendem pc com ou sem S.O., é só você pedir. Mas agora, as lojas estão entregando-os com linux, sendo que esse S.O. é complicado e não é amigável, sem contar que existem milhares de versões, enquanto o windows continua sempre amigável e intuitivo para as pessoas. Que ele é caro, é verdade, mas em compensação, seu suporte é praticamente automático, suas atualizações se concentram em um único lugar. O colega acima está certo nos argumentos, pois desde que comecei a trabalhar com informática, em 1987, sempre a microsoft foi pioneira e sempre seus lançamentos são mais aguardados. Infelizmente seu preço é alto para nossos padrões. Todo mundo lá no fundo é a favor de que se comprem cd ou dvd pirata, pois o próprio artista ou detentor dos direitos é o que ganha menos e a gravadora é quem fatura milhões, com a informática é a mesma coisa, paga-se 10,00 por um cd do windows, mas na verdade, quem está ganhando é o usuário, pois o produto é o mesmo do original, e se foi feita uma cópia identica e sem perda de dados, é a mesma coisa do remédio genérico, é mais barato e funciona a mesmissima coisa. Não sou a favor do uso indiscriminado ou piratiar um software, mas se a microsoft realmente ligasse pra isso, já teria inventado algum artificio para bloquear a pirataria, é aquele negócio: usa meu produto pirata, mas não usa do concorrente. E assim o windows está até hoje firme e forte, enquanto o linux, ninguém sabe o dia de amanhã. E a propósito, estão aguardando com mais ansiedade o windows vista ou kurumin em sua proxima versão?

  56. Cara, imposição era o que existia antigamente. Comprar um computador obrigatoriamente com Windows, pagar por sua licença e não ter escolha. Violação clássica da defesa do cosumidor que proíbe a venda casada.

    Agora temos escolha. Quer um computador com Windows, compre. Eles continuam a venda.

  57. Porque que o governo não lança o carro para todos com seu preço e potencia reduzidos e ainda que funcione com o combustivel livre (biodisel ou alcool) que é mais barato? Isso eles não fazem!!!!

  58. Concordo em partes com o nosso amigo ai ensima, nunca gostei do Linux; gostaria de lembrar para os usuários linux que o seu sistema para mim sempre será um beta teste, ai um cara vai falar que isso é liberdade técnológica e que seria essa a principal idéia do usuário linux. Isso realmente é uma besteira, quem usa linux são as pessoas que tem despreso pelo Bill Gates pelo ódio a Microsoft e seus produtos. Com a imposição do governo em obrigar a população de baixa renda a comprar computadores com esse sistema até parece coisa da ditadura militar e não de democracia como sempre se falou nos ultimos anos nesse país, foi assim com o referendo do desarmamento que foi tirado do cidadão decisão de comprar ou não uma arma e agora com esse programa de inclusão digital. Mais uma observação todos os softwares dito livres tem que respeitar as regras de direitos autorais e suas regras mesmo sendo livres.

  59. Desde quando o Linux é funcional? Imagina se a empregada do cidadão acima comprasse uma HP multifuncional ou uma placa de captura de video e quizesse colocar no micro, ela iria conseguir instalar os dispositivos? A grande idéia de quem inventou esse sistema é que na verdade não tinha dinheiro pra comprar softwares legalizados e criou-se isso que vemos hoje. Quem fala que usa linux por opção, na verdade é algum cidadão frustrado em algum aspecto, pois opções há de monte, inclusive comprar um windows e dividi-lo em 12 x no cartão como o fiz, e não chegou nem a metade, o valor dele, em relação as prestações que pago do meu PC. O linux é bom pra quem é um verdadeiro NERD, pois é ingraçado, quando se instala um linux por cd-rom e depois de instalado, deve-se montar a unidade de CD-ROM!!!!! Isso é funcionalidade? sem contar que grande parte de seus comandos é feito sobre uma tela de prompt e quando no windows, basta algumas clicadas no mouse……..sou técnico de informática que concordo que usemos softwares piratas, quando nosso governo não nos incentiva a adquirilos de forma legal, ou ainda quando permite que nossos recursos naturais e plantas de NOSSA AMAZÔNIA sejam levadas de graça por gringos. Chega de apoiar um sistema que até hoje não explodiu em conquistas mundiais, enquanto que o windows em seus 20 e poucos anos é uma febre mundial, e olha que esse negócio de linux, unix, já tem mais ou menos uns 30 anos, né amigão?

  60. Acredito que isto se da por 2 motivos:

    1 – A fraca atuação do programa de pontos de acesso do governo. O governo investiu pesado em laboratórios em escolas e quarteis pelo pais para permitir o acesso da grande massa aos computadores e a Internet. O que vem acontecendo e que, quando estes laboratórios são em escolas, normalmente ficam restritos aos momentos de aula e aos professores, e nos quarteis aos oficiais, ficando o resto do período fechados. Desta forma, os alunos, soldados e a população em geral não tem acesso a estas maquinas.

    2 – Pela falta de iniciativas de inclusão digital no pais. O governo tem como base de sua campanha o assistencialismo: vale família, vale gás… mas investe pouco em educação, sem educação este empregada não tem como saber qual a diferença entre o windows e o linux.

  61. Deve-se atentar bem qual é a finalidade do programa Computador para Todos, e não confundir os fatos.

    Sobre o artigo, a empregada em questão nem ao menos tentou experimentar o Linux, pois já está enraizada na sua cultura a idéia os CDs de música de três reais e DVDs de dez reais, que vendem por aí. De maneira semelhante, o cd do Windows, Photoshop, Corel Draw e outros programas a 10 reais não poderia ser diferente, e infelizmente é estimulada por anti-profissionais da área, que garantem o seu ganha-pão instalando programas piratas nos computadores dos outros.

    Por isso, não se pode culpar o programa Computador para Todos por estimular a pirataria. É como se fosse culpar os produtores de gravadores de CD/DVD pela pirataria desses produtos, ou os fabricantes de facas por estimular a violência doméstica.

    O Computador para Todos é um programa positivo, ao abaixar o custo de aquisição de um computador, e torná-lo ao alcance de uma maior parcela da população. A utilização do software livre é positiva, pois torna o produto econômico, utilizável e dentro da lei. Talvez seja necessária uma política melhor ao combate da pirataria, acabar com essa cultura do Windows ou Corel Draw de banca a 10 reais, mais cursos gratuitos de Linux para a população, mas vejam bem, os filhos da empregada e ela própria, tiveram algum curso de Windows???

  62. É tal qual o ?universidade para todos?, que não resolve o problema do desemprego e ainda tende a criar uma massa de sub-empregados maior do que existe hoje. O ?computador para todos? acabará no máximo (talvez, e olhe lá) criando novos consumidores online, e ainda com um potencial de consumo muito limitado. Limitado em recursos e discernimento. E assim como o ?universidade para todos?, que na verdade só universaliza a sub-qualificação, o ?computador para todos? só cria sub-usuários.
    Como tantas outras medidas populistas, o ?computador para todos? não dá em nada e ainda gera mais distorções. É só mais um desvio de recursos que poderiam ser usados em demandas realmente prioritárias, como incentivos para geração de empregos, mesmo temporários e de baixa qualificação, mas que ajudariam mais no aquecimento da economia do que a esmola midiática do ?Fome Zero?. Mas a pseudo-esquerda brasileira simplesmente não entende a sociedade da informação. Entende é de votos. Sendo eficiente no seu propósito, o resto que se dane. É a sub-eficiência, a eficiência dos sub-desenvolvidos.

  63. Eu acho esse termo de inclusão digital, RIDICULO, ESTÚPIDO, BESTEIROL completo.

    Vá dá para um pobre que nunca estudou um PC. Fala sério..pra que? Ele não vai nem saber ler o INICIAR do windows e pior..ainda querer usar o LINUX.

    Existe sim é inclusão social!!! Dá educação primeiro antes de dar um PC!!!!

    E não incentiva pirataria coisa nenhuma. Tão querendo que as pessoas possam ter um computador(mesmo que nem saiba pra que). Possa ter não..po$$am comprar! Se vai instalar pirata ou não…é quase 99% de possibilidade que instale..mas pelo menos tem um pc(mesmo sem saber pra que).

    Como um colega disse acima, nem todo mundo precisa de um PC e sim ter acesso a um!!

  64. Sim, existe curso gratuito de LINUX financiado pelo Estado, pelo menos pela Prefeitura de São Paulo. Você encontra em http://www.telecentros.sp.gov.br informações sobre.

    O problema, na verdade, é que não há interesse factual em ensinar as pessoas a utilizarem softwares gratuítos e nem baixar o custo dos proprietários. O Windows vai continuar custando os absurdos 800 reais em um supermercado, quando deveria custar, no máximo, 100 reais (assim ninguém – ou em um menor volume – ia piratear o sistema operacional, não é mesmo?).

  65. Não sou entusiasta de nenhum S.O., uso vários conforme necessidade. Também não sou intusiasta de nenhum governo ou partido.

    O que li acima e nos comentários, me faz concordar e discordar em alguns pontos, o que me faz comentar também.

    Em primeiro lugar, concordo com a alternativa de se usar o Linux no Computador para Todos. Nada mais lógico que pré-instalar um software completo, gratuito e legalizado numa máquina que deve ser ao mesmo tempo ÚTIL e acessível ($$).

    Concordo que o usuário baixa renda não está acostumado com o Linux (e também não está com o Windows, ora pois), mas o mercado está atolado de Microsoft pirata ou não, até nas novelas vemos telinhas do XP nos computadores. Isso faz com que a iniciativa do governo caia por terra, pois o Linux não tem penetração suficiente no mercado para ser absorvido pela população como uma alternativa possível, viável e por que não BONITINHA também.

    A questão é que não é responsabilidade do governo difundir ou divulgar qualquer plataforma que seja. O linux sempre foi uma iniciativa de usuários para usuários. É livre, aberto e gratuito. Quem quiser que faça o que bem entender com ele.

    Não adianta apontar culpados em diversas escalas, quando o responsável somos nós, usuários, eleitores, consumidores. Todo mundo levanta bandeira do que devia ser feito no governo, mas me digam, quantos aqui já pararam pra ensinar a empregada ou ao seu filho a mexer no computador? Linux ou Windows, o que seja. Ela tem acesso ao micro, como tem à TV ou rádio, em sua casa? Onde está então a tal da inclusão digital?

  66. Enquanto não existir jogos como Quake, Doom, Counter Strike, Need for Speed que sejam ONLY LINUX o mercado não dará a mínima para o sistema operacional do pingüin.
    E mesmo que criem uma distro que seja clone do Windows do que adiantaria se não existe GRANA para bancar a propaganda da distro na mídia?
    Vemos inúmeros comercias da Microsoft em horário nobre, mas nunca veremos um anúncio que preste do Linux.
    Quem tem grana, aparece.
    Veja o Ubuntu e me diga se estou errado. Os caras fazem dele o mais conhecido (talvez não o melhor) gastando dinheiro promovendo o produto (além de ser ótimo, mas isso é pouco para se sustentar).
    Enfim, os linuxistas são pobres.

    Como a empregada? 🙂

  67. __Eu não sei, mas é dificil para mim acreditar que Windows XP seja mais bonito que KDE…Não engulo mesmo…Para mim, muito mais que dficuldade, foi acomodação, impunidade e alienação…

    __É uma questão de raízes históricas, onde a população se acomoda no crime socialmente bem-tolerado da pirataria e acaba pegando o que todo mundo usa e fazendo uma indústria mais suja que o tráfico de drogas prosperar de vento em polpa…Nunca imaginei, contudo, e me perdoem o preconceito, que Linux fosse para pobre. E digo pobre de espírito.

    __Que Software Livre é mais díficil, eu não engulo, Linux pode ser, tá bom, é. Mas e Firefox…Só um retardado com dois neurônios queimados não usaria aquilo…E no entanto nosso país tem um dos piores índices na utilização da raposinha…

    __É um problema de raiz mesmo, onde temos um Baboo e um Gabriel Torres, verdadeiros heróis da patuléia, ensinando informática seguindo determinados padrões, cursinhos vagabundos no mesmo esqueminha, técnicos padronizados e por consequência uma população inteira imbecilizada.

    __Não gostaria de ver Linux na mão do povo…Linux é bom demais pra isso. Pra mim o governo deveria ter pego todo o dinheiro, esforço e inteligência e apostado em telecentros com Linux…Que já se provaram bem mais utéis e vindouros.

  68. Eu trabalho numa escola de informática em minha cidade e sou simpatizante do linux, uso o linux em casa, migrei tudo pra linux em casa. Tá bom. Tá bom, não é nenhum mar-de-rosas. Não vou cair no merito de repetir toda esta ladainha.

    Eu dei a ideia na escola onde trabalho, vou criar uma distro linux para a escola, apostilas, uma formação Linux com todos os aplicativos básicos como na formação Windows. Vai dar trabalho, Vai dar sim, muito trabalho, mas espero fielmente que meu esforço dê resultado. Penso no futuro criar uma gama de serviços relativos ao linux, graças a esta escola.

    Em vez de ficar reclamando, reclamando, falando, Ó coitadinho … ou Pior, Não tem aplicacao X e aplicacao Y para o Linux, Tenho em casa

    Licença de Windows (Várias Versões)
    CorelDRAW!7.0
    BorlandDelphi3 Professional
    BorlandCBuilder 3 ClientServer
    Tudo Original

    Joguei tudo pro alto ao optar pelo Linux, confesso que o Linux é mais complicado que o Windows, mas vejo que isso vem mudando com distros mais simples e formatadas para o usuario final iniciante. Ainda fico fulo com dependencia de pacotes quebrados, restrições a usuarios não root, etc.

    Eu estou fazendo a minha parte. Ficar discutindo não resolve as coisas. Se vai ter procura ou não pelo meu treinamento de linux, isso é coisa para o futuro, eu questionei a um conhecido que comprou este computador do governo e instalou o windows. Ele me disse que não tinha curso de Linux e nao tinha escola para ensinar.

    na verdade os filhos deles queriam que fosse windows por causa dos jogos para windows. Só isso.

    Nao sei se os filhos da empregada estão no mesmo patamar.

  69. Pessoal, vocês estão misturando as estações. Daqui a pouco se o cidadão comprar um Computador Para Todos e montar uma rede de pornografia infantil, vão dizer que a culpa é do governo! Fala sério!

    O governo tem seu gargalos mas a causa é nobre, vocês estão deixando de prestigiar uma ação social e democrática pra focar num ponto de vista pessoal, partidário e xiita!

    Quanta bobagem!

  70. O unico fator que me impede de migrar para o Linux é a falta dos softwares q eu uso no trabalho na versão para Linux… O único que eu conheço que tem seu equivalente no linux é o photoshop… agora, dreamweaver, flash, after effects, 3dstudio, combustion…
    Além dos games para garantir nossa diversão nos finais de semana… todos incompativeis…

    Triste isso… pois queria muito um S.O. mais estável e confiável (e legalizado)… Mas um S.O. apenas para eu navegar na internet não compensa… 🙁

    Espero que o tempo nos ofereça uma solução…

  71. Eu concordo em parte que não é a melhor coisa a fazer para aumentar a popularidade do linux entre pessoas leigas, mas e qual seriam as outras alternativas ?

    alternativa 1- Deixar que os micros saíssem com hds zerados, sem sistema operacional ?

    Isso com certeza seria ainda pior para esses usuários, que nem teriam a oportunidade de testar o computador comprado sem recorrer a um desses técnicos.

    alternativa 2 – Todos os micros saindo com Windows XP Starter Edition ?

    Aumentaria o custo em mais R$ 100, todos os outros softwares (M$ Office, etc) continuariam piratas do mesmo jeito, o usuário seria lesado porque o sistema é ridiculamente capado de propósito e só aprofundaria mais o monopólio com dinheiro público indireto (financiamento e subsídios).

    alternativa 2 – Todos os micros saindo com Windows XP Home ou Professional ?

    Aumentaria o custo em centenas de reais, alijando milhares de pessoas de ter o seu computador popular, todos os outros softwares (M$ Office, etc) continuariam piratas do mesmo jeito e só aprofundaria mais o monopólio com dinheiro público indireto (financiamento e subsídios).

    Concordo que o governo está deixando o programa muito solto e não está dando cursos ou fazendo que os fabricantes criem cursos multimídia/manuais de uso do linux decentes para que o usuário leigo aprenda a usar.

    Me lembro que quando comprei o meu primeiro micrinho CP-200 da Prológica ele vinha com um manual muito bom e que ensinava até a programar em BASIC ! Bons tempos em que quem comprava computadores não pensava só em jogar, usar Úord e ficar navegando na internet…

    ——————————
    Usuário Linux #100343
    Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil

  72. O caso é simples, o governo demorou de mais, fez depois de todo mundo e não aprendeu com o caso de outros países, onde a opção por escolher entre linux e windows fizeram sucesso. Como previsto o programa insentiva a pirataria. Uma mãe de familia compra um computador para os filhos pensando na educação deles e também no mercado de trabalho. Será quem alguem que use softwares que compôem o computador do governo estão aptos a usar o windows, office e softwares de uso geral nas empresas? Fica a questão.

  73. É um problema complexo. Hj se uma pessoa vai procurar emprego, não perguntam se ela conhece planilha e editor de texto…perguntam se ela sabe excell e word. Se um designer vai ser contratado, não perguntam se ele conhece técnicas de diagramação, webstandars, css, tratamento de imagens. perguntam se o cara sabe dreamweaver, flash e photoshop. Empresas de ensino são mantidas com esse emburrecimento de falta de conhecimento do oficio em si e não do que se quer de cada ferramenta. Chegando ao cumulo das pessoas reclamarem quando a versão do mesmo programa é em ingles e não em português.

    Empresas podiam aproveitar e criar cursos/oficinas ensinando a usar software livre. Mas com uma mudança de atitude, o ensino do uso do computador deve ser voltado à necessidade da pessoa, não ao conhecimento da ferramenta.

    Por outro lado, o linux não é um sistema fácil de ser aprendido e, o que eu acho ser a maior causa da pirataria, pouca gente o conhece e muias vezes o aprendizado é solitário. Sempre tem um amigo/parente que tem windows em casa e sabe mais ou menos como a coisa funciona…mas amigo que sabe linux? E que versão de linux?

    Vender o computador barato, é um começo, mas não deve ser o resumo do programa.

  74. Estamos nos esquecendo de que para qualquer programa de incentivo seja ele qual for, temos que olhar o que foi feito como base para tal.
    Não podemos esperar algo diferente do que vem acontecendo sem analisar o fato de que a situação é politica sim.
    Sem entrar em uma polêmica, temos que engolir o fato de que o governo tenta remendar os trapos de como vive nossa população, pois hoje a maioria do povo brasileiro vive com muita dificuldade, e o governo não faz nada para mudar issso.
    Se fossem reduzidos para niveis internacionais os impostos que temos em nosso pais, com certeza não teriamos problemas com esse programas de inclusão sociais, e vejam que eles são importantes seja la em que pais for, mas se a base para tal for adequada, com isentivos fiscais e culturais, sim isso mesmo culturais, porque não adianta um programa de incentivo para computadores, se a população menos favorecida ainda mal sabe ler e escrever.
    Emfim a medida tomada pela empregada de nosso amigo, reflete o que é nosso pais, e eu generalizo isso sim, porque alguma vez nós também já burlamos alguma regra, e não podemos julgar e nem culpar pessoas que para sobreviver tem que se comparar a contorcionistas.

  75. O artigo me lembra de uma pequena história contada por Pedro Demo em seu livro Aprender a Pensar. Uma senhora culta eformada estava diante do dilema de montar um liquidificador que vinha desmontado de fábrica. A empregada diante da dificudade da patroa, montou o aparelho sem problemas, a patroa ficou espantada diante do acontecido e perguntou por que ela havia conseguido montar. A resposta foi a seguinte patroa, quem não sabe ler tem que usar a cabeça. Esta foi uma crítica do autor ao sistema educacional que nos prepara apenas para dar respostas a uma situação pré-estabelecida e não o incentivo a criatividade, a problematização.

    Entendo que o software livre não é apenas uma proposta para colaborar com a inclusão digital, mas é uma brecha, uma oportunidade para que possamos pensar a realidade de forma diferente possibiltiar o livre acesso não só a computadores, mas a cultura, a educação escolar, a política, a saúde etc. Penso que a empregada do nosso amigo, espantou-se com o Linux, isto vejo como algo positivo, provoca uma postura de indiferença, pena que por pouco tempo optando pelo software proprietário.

    Não sou usuário do Linux, mas procuro estar perto das discussões, principalmente pelas possibilidades de discussões que são abertas. Fazemos parte de uma sociedade em que as discussões, a socialização de saberes ainda precisam ser mais intensas. Sobretudo dentro do espaço escolar que muitas vezes nos prepara para um olhar restrito sobre a sociedade.

    Bem, o artigo do amigo é instigante e para nós professores um alerta, no sentido de pensarmos em torno da postura crítica que estamos criando junto com nossos alunos. Para aceitar as novas tecnologias de qualquer jeito, apenas para estarmos atualizados, ou instigar uma consciência crítica afim de que façam uso da mesma para construir uma sociedade livre.

    Parabéns pelo artigo e a discussão deve continuar.

  76. Sem dúvida a culpa é do tecnico e dos desenvolvedores do linux.

    Se o governo não incentiva, o pessoal critica, qdo ele incentiva com softwares livres, tb criticam.

    Por que o pessoal que desenvolve o linux não clona o visual e as bunitesas do windows, só que por dentro colocaria td a performance e estrutura superior que o windows, pra mim já foi o tempo de inventarem um linux com cara de windows, fazem sistemas de servidores tão poderosos que cuidam da segurança de grandes empresas e não fizeram ainda um linux pessoal que bata o windows, ca pra nós, os desenvolvedores do linux precisam ser mais marketeiros.

    ps: se existe um linux capaz de fazer frente ao windows eu não to sabendo e por isso precisa de mais marketing e divulgação em cima, se não vai ser windows original e pirata pra sempre na casa dos brasileiros.

  77. Minha opinião é simples e curta:
    -> O pseudo-técnico fez a cabeça da pobre coitada pra ela comprar os softwares piratas dizendo que eram melhores. Pois, como já foi falado, ela iria se satisfazer muito bem com o Linux.

  78. A empregada precisa para os filhos algo que eles e os amigos já conheçam. A escola tem windows,os amigos tem windows, o computador nesse lar é uma fonte de informação e lazer para toda a familia. Os filhos dela tem amigos que rodam jogos no windows, usam o ofice( word ,excel,etc…)eles querem o emule para descarregar mp3 e outros arquivos e ainda utilizam o msn para se comunicarem,então que mais eles querem é essa interatividade com todos ,amigos,escolas, etc… e não algo que exige uma curva de aprendizado extensa.
    O linux pode muito bem servir para uma empresa ou para algum micreiro inteligente.Mas só vai ganhar as pessoas nas ruas quando funcionar como o windows.

  79. É incrível como tem gente que gosta de mandar dinheiro pra fora do país, em vez de investir em profissionais daqui mesmo. O GNU/Linux é personalizável ao gosto do freguês, o problema então é a falta de comunicação no Computador para Todos. O Windows Starter é um engana trouxa, pois se contarmos os softs necessários para rodar junto com ele, para ter uma navegação menos perigosa, ficaria inviável tanto do ponto de vista financeiro quanto em hardware.
    Mas o povo, que sempre foi acostumado a assistencialismos (Pai dos Pobres) e à impunidade, às vezes nem se dá ao luxo de saber se seu software é Pirata. Mas vibro cada vez que vejo a Microsoft levanta barreiras contra a Pirataria: assim podemos pensar em soluções da nossa terra.

  80. Fábio Sales, compartilho da mesma opinião. Mas infelizmente só com o tempo essas mudanças virão ?!

    Parabéns pelo Artigo !!!!!!!!!

  81. Como pode ser lido no texto: Imediatamente ela me respondeu que sequer utilizou o Linux, porque o achava muito complexo e por ter uma ?carinha muito feia?.

    Ou seja, pelo que entendi nem se deram o trabalho de testar o Linux.
    Infelismente muitos brasileiros estão tão acostumados com a pirataria, que preferem comprar um DVD pirata de péssima qualidade, do que ir ao cinema para assistir o mesmo filme.
    Acredito que a Microsoft vai investir pesado no Vista, e com isso tentar se não acabar, pelo menos dificultar quem usa softer pirata, ai sim o Linux deve crescer.

  82. O Linux hoje é mais fácil de usar que o Windows e assim existem diferenças. Estas diferenças implicam em um simples treinamento básico e marketing adequados. Os incentivos deveriam ser dados somente aos fornecedores que tenham interesse neste atendimento continuado ao usuário e nunca em versões ultrapassadas e difíceis.

    Todo profissional de informática sabe Windows, Mac e Linux , mas a picaretagem não profissional predomina: Não existe motorista especializado em dirigir somente marcha à ré . Infelizmente este bom projeto mas implementado pela metade não ajuda muito a melhorar o quadro.

  83. Creio que este projeto de inclusão social,apenas é uma forma de popularmente dizendo:tapar o sal com peneira.Dizendo:
    -Sim,povo com este projeto iremos diminuir as diferenças socias, sendo que este projeto esbarra no caso por exemplo da empregada nossa amigo.
    Pessoas de baixa renda,supostamente beneficiadas elas não tiveram chance de oportunidades melhores e de adiquirir cultura o suficiente por exemplo para entender e operar o linux.
    Porém o linux tem várias destribuições cada uma direcionada para um público alvo,o Ubuntu(linux para seres humanos)ou kurumin,essas duas destribuições principalmente são o linux com a casca do windows(lixeira).

    Então lhes pergunto do que adianta,ter um programa de inclusão digital,sendo que seus usúario não tem capacidade nem preparo para acompanha-lo.E também de adinta colocar alguns Apple para eles usarem mandando vir de fora,torna-se 200,300% do que nunca loja nacional por exemplo as Fenac?

    Eu sou professor de um desses projeto do Governo federal,tenho alunos que alguns são semi-analfabetos muitas das vezes é como Tirar leite de pedra,pois os mesmo não sabe opernar nem mesmo o ridícularmente chamando ratinho(mouse)!

  84. Acho que o governo está na direção errada, apouco tempo atrás o Governo Federal apresentou um programa tosco de inclusão digital tal como o fome zero, com isso aprovou a MP do Bem dando um insentivo fiscal na carga tributária do setor de informática; essa MP se deu básicamente para atender a industria brasileira do setor que sempre deu como justificativa dos presos altos dos seus produtos o a comercialização dos PCs made in paraguai bem como peças de todos os níveis.
    Todos sabemos que isso não é verdade mais sim o volume gigantesco de imposto para se comprar e importar qualquer produto de informática; quanto ao uso de sistemas livres (linux) na máquinas atendidas para o programa computador para todos, o nosso governo tomou a seguinte atitude com a empresas que estavam recebendo insentivo fical para esse fim, proibindo o dual boot com (linux) e (windows); veja essa idéia só poderia incentivar a pirataria de softwares, a população de baixa renda trinha a opção de escolha de utilização do sistema operacional de sua preferência no ato da inicialização com o dual boot e agora com a proibição de softwares proprietário no super PC para todos.
    Observando que não estamos na Venezuela nem tão pouco em Cuba, por isso não vamos misturar as coisas.

  85. A única coisa que tenho dúvida, e falo com sinceridade, é se usar um XP é mais fácil…

    Estou falando de pessoas que vão usar o computador pela primeira vez e vão se conectar e vão clicar em qualquer apontador suspeito e vão abrir, qualquer mensagem recebida…

    Vão pagar a um técnico para o micro funcionar (anti-isso, anti-aquilo)?

    Penso que um exemplo de, como direi, falta de informação tecnológica, não pode ser tomado como fundamento para concluir que a escolha pro Softwares Livres foi incorreta.

    Há pesquisas e /ou estatísticas mostradno que esta é a regra? Resposta: Não!

  86. Na minha opinião Web + email + Editor de texto para uma pessoa que nunca teve contato com um computador, pra ele não há diferença. Se ele tiver dificuldade o mesmo terá tanto no Windows quanto no Linux. O problema é que o Brasileiro está mal acostumado com a pirataria, pq se uma pessoa como a empregada do nosso amigo tivesse que pagar por cada software, concerteza ela iria usar o Linux sem problemas e conseguiria fazer as mesmas coisas que faria no WIndows, tendo dificuldades ou não.. Também acho que o Governo poderia incluir o Windows como opção. Só que com o Windows pra pobre é algo ridiculamente limitado , o nosso povo Brasileiro mais uma vez iria usar o Piratão para por Windows profissional com Office etc… etc… E mais uma vez estariamos discutindo um novo problema.. Pra mim o problema é cultura , educação e tantas outras coisa erradas que acontecem no Brasil. Temos um povo que está acostumado com a corrupção começando pelas pessoas que usam software pirata,CD,DVD e outros jeitinhos brasileiro de conseguir as coisas. Por isso temos o Governo que mercemos. Quero saber quando vamos tomar vergonha na cara e mudar essa nação.

  87. A única forma do software livre prevalecer é existirem motivos reais para as pessoas o preferirem, e não motivos artificiais como esta iniciativa governamental.

    Tal como já se tinha observado noutros países, a promoção de computadores mais baratos, seja sem sistema operacional (sem Windows) ou mesmo instalando o Linux apenas tem contribuido para o aumento da pirataria.

    Resumindo, esta iniciativa do governo parece ter sido um tiro que saiu pela culatra. O governo arrecadou menos impostos, e os piratões aumentaram o seu negócio.

    Não sei como esta iniciativa poderia ser substituida por uma melhor, mas talvez se o usuário que compra estas máquinas baratas pudesse ser compensado através de melhores oportunidades profissionais desde que não use software sem as devidas licenças, quem sabe o resultado teria sido diferente.

  88. O incentivo do governo não é para o software livre. O incentivo é para a inclusão digital. Claro que é um erro tentar incluir o povo na era digital entregando a eles um sistema operacional complexo demais para quem nunca usou um computador.
    Se o intuito era criar um produto de baixo custo seria mais interessante ou fazer uma parceria com a Microsoft ou desenvolver e entregar um Linux preparado para o tipo de público que vai usá-lo.

    Esse é o erro dos chamados programas sociais. Deduzem que a camada pobre da sociedade não vai precisar um produto bonito e fácil de usar.

    É basicamente a mesma da União Soviética quando produzia os horrendos carros Lada.
    Um produto feio, sem facilidades e que simplesmente funciona, não interessa como, mas funciona. Apenas isso.
    Essa é a descrição serveria tanto pro Lada como para o Computador Para Todos.
    Isso é socialismo! E ai de vc se quiser a democracia e quiser trocar o sistema operacional do seu PC.

  89. Venezuela democracia? Bom, deixando a discussão política de lado, se ela não gostou do Linux, não é culpa do governo, mas o governo impedir que ela tivesse essa opção no momento da compra do computador, isso sim é culpa deles.

    Não se esqueçam que empresas chegaram a oferecer computadores com Windows pelo mesmo preço. Tudo bem que era aquele Windows Pra Pobre, mas ela licenciado e não pirata.

    Acho que o erro é o governo impor essa ideologia de melhorar a vida do pobre com Tudo Zero, mas não enxerga que o pobre não quer saber de ideologia, só quer saber de deixar de ser pobre!

    A propósito: Cuba e Venezuela são duas grandes favelas com bons postos de saúde, e nada mais. Não que aqui seja muito diferente, mas ter isso como objetivo, é o fim!!!

  90. Tá de brinquedare né cara-palida?

    Tua empregada achou o Linux tosco, optou por um Windows piratão e a culpa é do Governo?

    Aliás… optar por software livre no programa Computador Para Todos te remete a sistemas de governo autoritários como os existentes em Cuba e na Venezuela? Sério mesmo?

    Aliás… Venezuela é uma democracia e Cuba chora por Fidel. Sai da caixinha cara-palida!

    Já sobre o Computador Para Todos… acho um erro. Inclusão digital tabajara. Tua empregada não precisa comprar um computador. Só precisa ter acesso a um. Um bom, e não qualquer porcaria. Com Windows, Linux, oqueseja!

    Isso sim seria inclusão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *