Boas práticas do e-mail marketing são bem simples

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E-mail marketing é umas das maneiras mais eficientes e precisas de se fazer marketing direto atualmente. O baixo custo de execução, a alta capacidade de segmentação e personalização, a fácil mensuração de resultados e o alto retorno sobre o investimento fazem com que esta forma de marketing de permissão esteja cada vez mais presente.

Existem algumas dicas para facilitar o crescimento da base de usuários, potencializar os resultados das ações de marketing, aumentar a satisfação dos clientes e incrementar as vendas, estabelecendo um canal confiável de relacionamento com os clientes. Hoje vamos apresentar ações práticas para aplicar em suas próximas ações.

Apenas e-mails solicitados e compromisso antispam
É comum a associação de campanhas estruturadas de e-mail Marketing com ações mal intencionadas de spammers. Por isso, nunca envie e-mail não solicitado, isso é prejudicial no curto e longo prazo e você pode cair no descrédito de clientes potenciais.

O cadastro dos usuários deve ter dupla confirmação (double opt-in): uma solicitação de recebimento e confirmação via e-mail da intenção. Divulgue sempre seu compromisso antispam e sua política de privacidade quanto às informações dos clientes.

Evidencie o ?from? e e-mail de retorno válido –
Muitos usuários abrem apenas e-mails de pessoas conhecidas. Evite mandar e-mails em nome de sua empresa se a comunicação for profissional (de vendedor para cliente, de gerente para funcionário), identifique o remetente e não apenas o nome da empresa.

Certifique-se de que o e-mail de retorno é válido, pois é comum usuários responderem às ações. Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente.

Permita o descadastramento (unsubscribe) ?
A preocupação número um de uma boa política antispam é garantir que o usuário tenha uma forma simples, através de um único clique, para solicitar cancelamento do envio de mensagens. Empresas com necessidades mais específicas permitem que o usuário faça parte de mais de uma lista de distribuição: nesses casos, é necessário que o usuário possa cancelar o recebimento de uma única lista ou de todas, com apenas uma solicitação.

Planeje muito bem o ?assunto? (subject) da campanha –
É comprovado que o assunto é fator determinante na escolha entre ler, apagar ou ignorar seu e-mail, além de ser um dos primeiros ítens analisados pelos provedores na busca por mensagens de spammers.

Para melhor atingir seu público:

  • tenha criatividade na elaboração do assunto, procure informar e apresentar alguma coisa valiosa
  • instigue o usuário a ler seu e-mail, é comum ele ter mais 50 mensagens na lista para leitura
  • escreva um assunto relevante, se o usuário não encontrar nada relacionado no conteúdo ele ficará frustrado
  • personalize com informações do usuário e reforce sua marca/produto, o usuário terá mais confiança ao clicar
  • sempre que possível, use uma pessoa diferente de quem criou o e-mail para redigir o assunto
  • faça um teste com os emails que você recebe: quais assuntos mais lhe atraem? Use a mesma inspiração
  • evite usar textos muito longos, cada leitor de e-mail mostra um número de caracteres como limite, 50 é um número razoável
  • teste bastante, envie um assunto, troque o estilo, o redator e acompanhe os resultados, seus usuários dirão melhor que qualquer um se o assunto está sendo eficiente.

Lembre seu público que ele o conhece –
Com a infinidade de boletins, blogs e sites que oferecem opção para recebimento de newsletters, é comum que usuários se esqueçam de alguns cadastros realizados. Sempre que possível, identifique no cabeçalho ou rodapé do e-mail o motivo da comunicação: ?você está recebendo essa mensagem porque…?

Não deixe de aplicar algumas dessas boas práticas em seu dia-a-dia e certifique-se de estar usando as ferramentas apropriadas para execução, isso facilitará muito sua rotina e os resultados surgirão nitidamente. Um guia completo com as boas práticas em e-mail marketing está disponível gratuitamente para download aqui. [Webinsider]

<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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5 respostas

  1. Olá, gostei do artigo, trabalho com Email Marketing a alguns anos. As ferramentas e estatísticas ajudam a acompanhar os resultados e criar novas listas otimizadas dos clientes que mais abrem e clicam no E-Mail Markeing.

  2. Não tenho a menor dúvida da importancia relevante e da transformação silenciosa, que revolucionou as interfaces de relacionamento, contribuindo para a geração de novas estratégias e quebrando paradigmas de abordagem e relacionamento. Contudo nada substituirá o calor humano, e a inteligência criadora de todos profissionais, que muitas vezes anonimos, contribuem com a evolução e desenvolvimento de recursos que minimizam os efeitos da distancia e da concorrência cada vez mais predatória.
    Parabens e sucesso a todos que contribuem com novos instrumentos de abordagem e sedimentação das organizações pessoais e empresariais.
    Sinceramente
    Leonardo Marques
    http://www.propagandadigital.com.br/leonardomarques

  3. Olá Fábio,

    Bem legal seu artigo… Concordo plenamente que o e-mail marketing tem muito ainda a oferecer. Principalmente para as pequenas e médias empresas. Pois já existe toda uma onda de profissionais que preferem apenas usar RSS para ver noticias, e utilizar Newsletter para estes, segundo eles, é algo que não serve tanto quanto antes.
    Acredito que a tendência é que os padrões da Web possam no futuro fazer com que o nível de span e outros e-mails indesejáveis deixem de ser algo perturbardor. Como também, criação de novos métodos utilizados por Webmails.

    Lembrando que, como na vida a web acontece da mesma forma, nada se cria, tudo se transforma. Então, não vai aparecer nem tão cedo um novo método de Marketing Direto não barato quanto o e-mail Marketing, mas o que pode e deverá acontecer é a transformação do e-mail em algo mais elaborado.

    Um abração.
    Sucesso! T+++

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