Qual é mesmo o sentido do Orkut?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Este texto surgiu como resposta ao artigo O design do Orkut incentiva ciúmes?. Eu não participo do Orkut.

Entre outros assuntos, o autor do artigo citado sugere mensagens privadas no Orkut. Para que mensagens privadas, se existe o e-mail? E o ?grande barato? do Orkut não é mostrar que você é famoso, recebe muitas mensagens, é aceito em determinados grupos e tem diversos ?fãs? e ?amigos??

As pessoas se iludem e entram numa competição em torno do número de amigos. Quem tem mais amigo é melhor. Quem tem mais fãs, é melhor. ?Eu sou uma pessoa legal, tenho 400 amigos no Orkut?.

Na maioria dos casos, os usuários do Orkut estão buscando de forma inconsciente um sentimento que não conseguem ter na vida social ?não virtual?.

O querer ter mais amigos é uma carência de sentimentos, de real amizades e de amor.

Qual o objetivo de clicar em ?+ paqueras? no perfil de alguém? Qual o sentimento que leva os usuários a entrar no perfil dos outros e ficar clicando em amigos, fãs, paqueras ou seja lá o que for? O que muda na sua vida, o que tem de útil dedicar seu tempo lendo sobre a vida dos outros?

Sobre o ciúmes, o autor cita a comunidade chamada ?Orkut me dá crise de ciúmes?.

Dá mesmo? Então sai! Ou você gosta de sofrer? Os benefícios que o Orkut traz fazem valer este seu sofrimento? Diga-se de passagem, lamentável o texto na descrição do grupo: Ter ciúmes e vigiar o que é seu está no seu direito!

Parece brincadeira, mas as pessoas acham que o namorado(a), marido ou mulher são delas e que elas têm o direito de vigiar. Que tipo de confiança que você tem no seu relacionamento a ponto de precisar vigiar o outro? Será que você precisa arrumar meios para vigiar ou mudar seus valores até perceber que não precisa vigiar ninguém?

? O que é seu? – Seu? Que sentimento de posse! Não é à toa que o grupo fala de ciúmes no relacionamento? Será que não são visíveis as características e sentimentos motivadores do ciúmes?

As pessoas deveriam utilizar o Orkut com menos ingenuidade. Para que serve o Orkut senão fornecer informações sobre características de personalidade das pessoas para as equipes de RH das empresas ou para detentores de poder que visam se aproveitar de tal informação?

Alguns dizem que ?é legal por que encontrei diversos amigos distantes?. Uma pessoa com a qual você não tem contato há dez anos é seu amigo? Na minha opinião, é um conhecido que foi muito importante para você no passado. Se você não fala com ele há dez, tem um motivo. Nada impede de vocês se reencontrarem, mas não é o contato por meio do Orkut que vai torná-lo seu amigo novamente! Para que viver o passado?

De maneira geral, o encontro de ?amigos? distantes pelo Orkut não passa de cinco linhas (curioso né, contado em linhas!) onde cada um quer saber como o outro está, comparar com sua situação atual e fazer um bechmark se está bem de vida ou não. Depois do benchmark, não se falam mais!

Existe uma cobrança nas entrelinhas se o outro foi bem sucedido ou não e você precisa estar bem, senão, afinal de contas, é um vexame, depois de tanto tempo ainda não ter sido ?bem sucedido?. Não se preocupe com isso, viva a sua vida e evite comparação com a vida dos outros.

Cultive as amizades de agora, olhe para frente. Ligue para as pessoas que você não tem contato há muito tempo e converse pelo telefone. Não faça isso apenas uma vez, se essa pessoa é realmente importante para você, não perca o contato!

O design do Orkut corresponde o objetivo. Não é um problema ou falta de estudo de usabilidade, é intencional. Tudo é feito para que as pessoas exponham suas vidas de forma natural, sem perceber o que estão fazendo. As sutilezas de cada link são armas que motivadas por nossos sentimentos são disparadas contra nós mesmos, criando um laboratório de experiências onde nós somos as cobaias. [Webinsider]

.

<strong>Rafael Lima</strong> (contato@rafael.adm.br) é sócio-administrador da BielSystems e autor do blog <strong><a href="http://rafael.adm.br/" rel="externo">rafael.adm.br</a></strong>, sobre tecnologia e internet.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

43 respostas

  1. Sempre achei que o grande atrativo de qualquer rede social é a possibilidade das pessoas se expressarem para o maior numero de internautas o possivel, definindo gostos, amigos e pensamentos, nem sempre reais, vc se expressa para quem quiser entrar na sua página. Daí, na minha opnião, o grande sucesso de tais redes.

  2. Eu acredito que o orkut poderia ser uma ferramenta poderosa, se fosse tratada realmente como uma ferramenta. o sentido das comunidades por exemplo, eram de ser fórums, sobre os mais diversos assuntos, no entanto todas as condições dadas parecem (e não só parecem, mas como são) ser exclusivamente para futilidades. eu acredito que se o pessoal da google levasse o orkut a sério, poderia ser uma fonte de informação poderosa, e manter a Fórmula de amizade dentro da rede, agregando usuários com o mesmo interesse. È questão de focar o uso do orkut, e o orkut dar espaço para esse tipo de pratica, poderia por exemplo ser um fórum central da internet. usariam o orkut como hoje se usa o wikipédia, com uma informação mais técnica. orkut atualmente só serve pra postar imagens bonitas e recados miguxos no scraps de seus amigos.

  3. Orkut é a ferramenta mais emburrecedora da internet. Mecanismo interessante que se tornou febre entre os vulgares, tornando-se vulgar de tabela. Uma maneira eficiente de gastar o tempo daqueles que não sabem o que fazer com o tempo ocioso, ou seja, o tempo mais importante que o ser humano tem na vida para crescer intelectualmente.

    Mas porque essa febre no Brasil? Num país de uma grande maioria de semi-intelectuais, é fácil entender o fenômeno. Poxa, quem não gosta de ter 600 amigos e ficar todo bobo com o indice sexy aumentando cada vez mais? É uma ferramenta de inclusão, onde qualquer idiota tem 100 fãs, 800 amigos e assim por diante. Onde crianças de 10 anos tem acesso fácil à pornografia e comunidades de tudo que é tipo, criadas livremente pelas pessoas mais doentes da sociedade….

    Enfim, ficar discorrendo sobre as bizarrices da nova sociedade social pelo prisma do orkut é muito cansativo, pela extensão das inúmeras possibilides de argumentação….

    Em suma é um curralzinho azul, onde uma grande maioria de asnos ficam pastando dentro dos limites do cercadinho desta mini-internet brasileira. Tem seu lado bom, mas é, como um todo, uma grande e moderna porcaria.

  4. Achei brilhante a abordagem do tema… e a forma como foi colocado.
    O orkut é sim uma forma do usuário se expor e algumas vezes ao ridículo. Depende muito do uso que se faz desta ferramenta de interatividade virtual!
    Por incrível que pareça, por veloz que a web seja e comodidade que nos oferece, acredito que de forma alguma aproxima pessoas. Prefiro mesmo calor humano! contato visual, ouvir o som voz e etc.
    O que atrai os usuários além da interface encantadora, é a forma como a informação é disponibilizada, algo jamais visto há um tempo atrás.
    Criei uma conta pra mim no orkut, achei e fui achada, mas o objetivo principal foi fazer parte de algumas comunidades do meu interesse e ficar atenta as novidades da plataforma.
    E pra ser sincera mesmo, dependendo do que a pessoa represneta pra mim, prefiro ainda escrecer uma carta do que passar um email.

    Abraços

  5. De quem estamos falando? Qual é a idade das pessoas que comentam aqui? Porque a minha irmã, 11 anos mais nova do que eu, acha que não se expõe. Entra no orkut todos os dias para ler as mensagens importantes, atualiza as fotos, se comunica com amigos etc, etc. O comportamento mudou, e nós que ficamos caretas.

  6. Concordo 74,52%.

    Você foi MUITO RADICAL em certos pontos. Pera lá: Só porque não vejo alguém há 10 anos isso significa que a amizade se foi? Não é bem assim.

    Existem casos e casos. Quanto a questão do Benchmarking, isso é óbvio. E tantas outroas fofoquinhas e coisas comuns – que já existima bem antes do Orkut.

    Rede Social é isso aí, está no presente e provavelmente estará muito mais no futuro, de formas como realidade virtual e tudo o mais.

    Querer subestimar isso é burrice.
    Do mais, fazer boas amizades no mundo real, trocar e-mails e telefonar só pra dizer Poxa, deu saudade, queria falar com você! são coisas que me atraem.

  7. Vale lembrar que o orkut não é a única rede de ralacionamento, existe tantas outras, mas nenhuma com o prestigio do orkut. O proprio site uol possui uma rede ! Eu pergunto, por que a materia não foi desenvolvida em cima de redes de ralacionamento em geral, por que não foi citado nada sobre o uolkurt ??? será porque o orkut sejá um grande concorrente direto ?

  8. Tenho um perfil no Orkut há mais de um ano, mas foram pouquíssimas vezes que entrei lá. Nos últimos 6 meses, só entrei uma vez, por pura curiosidade de ver como estava.

    Não tenho nada contra quem usa o Orkut, seja qual for a finalidade. Cada um sabe de suas necessidades. Só não o uso porque acho chato. Acho chato o Orkut e também detesto conversar via MSN. Não gosto porque quando sento em frente ao computador é para trabalhar, estudar, ler artigos que considero relevantes.

    Nas horas vagas prefiro um chope com os amigos, conversar com a família etc. Quando uso as ferramentas de comunicação na web, faço apenas para tratar de assuntos profissionais ou então no máximo marcar algum encontro com um amigo, ou tirar uma dúvida. Jogar conversa fora no MSN não dá!

    Mas também não concordo com a forma simplista que o autor tratou do assunto. Sei que muitas pessoas gostam bastante de Orkut e MSN e elas devem ter uma boa razão para isso.

    Trabalho com web e o computador é minha ferramenta de trabalho, e por isso não gosto de gastar meu tempo em frente a ele navegando em sites de relacionamento. Acho que isso prejudica minha produtividade.

    Por outro lado, não deixo de conhecer esse tipo de site (mesmo sem me envolver muito), pois no mercado em que atuo é importante estar antenado com o que as pessoas gostam de acessar na web.

  9. O artigo é cheio de perguntas que não levam a nada. Por exemplo, O que muda na sua vida, o que tem de útil dedicar seu tempo lendo sobre a vida dos outros?, tudo o que você faz na sua vida é útil, te faz crescer, um ser humano melhor? Navegar no Orkut é um passa tempo!!!

  10. Sim é tudo isso e mais um pouco, só tem dois detalhes aí. Primeiro, para escrever o artigo você deveria estar mais interado sobre o sistema, que agora conta com diversas ferramentas para proteger a privacidade.

    Outra coisa é que você focou o artigo num único modo de usar uma ferramenta que serve para diversas coisas.

    Sim tem muita gente que faz mau uso, assim como fazem mau uso de automóveis, ou do telefone, ou até do cartão de crédito.

    Diversas vezes já vi na TV inclusive casos de tráfico de drogas via orkut, ou de golpes em mulheres carentes coisa e tal.

    No meu caso particularmente, uso profissionalmente, participo de diversas comunidades ligadas ao meu trabalho, onde ensino e aprendo novas técnicas, troco experiências com outros profissionais, e algumas vezes já pintaram até serviços, inclusive no exterior.

    Certa vez fui vítima de uma ex-namorada que ficava navegando no meu orkut todo santo dia.

    Foi aí que me dei conta realmente de como isso é ruim, e como eram inúteis aqueles amigos do passado ali no cantinho, e decidi deletar meu perfil e criar um novo só para trabalho.

    Concluindo, saiba usar e pronto.

  11. Minha opinião é a mesma. Já vi gente brigando por causa que não deixaram um recado quando adicionou.

    Tenho meu perfil lá, mas já está com os dias contados.

  12. Quando penso em Internet, Web e redes sociais, na idade destes meios de comunicação e na dificuldade que encontramos a cada dia para cunharmos novos padrões de comunicação minha mente é imediatamente remetida a uma comparação inevitável com o nosso passado recente, há cerca de 500 anos.

    Fico imaginando a preocupação dos grupos religiosos europeus dominantes no ano de 1450 quando Guttemberg começou a subeverter a ordem da sociedade com sua máquina de imprimir livros. Daquele momento em diante a sociedade européia nunca mais seria a mesma. Qualquer pessoa despreparada poderia disponibilizar suas idéias em grande volume, atingindo desta forma grandes massas de pessoas e subvertendo valores que levaram séculos para serem construídos. Grandes debates foram estabelecidos a cerca do uso da nova tecnologia, as pessoas argumentavam que o povo era imaturo para ter acesso a tantas informações, políticos temiam revoluções, o poder estava abalado.

    Os anos se passaram e agora, com distanciamento histórico podemos perceber o grande benefício de tal invenção, que popularizou o conhecimento, deu voz a outras opiniões, agilizou a disseminação de novos estudos e obrigou a sociedade a repensar o modelo de controle da informação.

    As pessoas, mesmo as imaturas e iguinorantes tiveram melhoras consideráveis em todos os âmbitos de suas vidas e puderam passar a interferir nos rumos da sociedade e de suas próprias vidas, o mundo passou a ser um lugar mais democrático e livre.

    É verdade que, passados 500 anos, ainda vemos muitos textos de má qualidade circulando e idéias sem fundamento criando raízes, mas já conseguimos identificar a ação de auto-regulação da sociedade com relação a este material, as pessoas estão formando uma capacidade crítica e já começam a ter condições de protegerem-se por conta própria.

    Os primeiros impressos de Guttemberg podem ter sido iniciativas amadoras se comparadas à forma como imprimimos atualmente, em formatos, cores e materiais extremametne variados e que são muito mais fiéis na transmissão das idéias de seus autores, que podem levantar vôo no uso de sua imaginação, conduzindo as mentes dos leitores de forma mais agradável e adequada rumo ao entendimento da mensagem veiculada.

    Foi necessário o emprego de muito tempo e capital em ensaios e tentaivas, algumas mal sucedidas para atingirmos o ponto em que nos encontramos hoje. Voltando ao nosso tema, vejo o Orkut como mais uma grande tentativa de construção de um veículo para expressar idéias. Muitas vezes identificaremos formas de expressão ruins e inadequadas para os valores atuais que assumimos para nós como verdades, mas que não passam de valores transitórios e que já estão sendo reformulados. A sociedade está buscando novas formas de expressar-se, de expor-se e encontrou nas redes sociais uma forma fácil de fazê-lo.

    Quando circulamos pelas comunidades do Orkut vemos de tudo um pouco, pessoas que trocam informações sobre variados assuntos, estabelecem suas redes de relacionamento globais, vendem produtos e seviços, propagam idéias e reencontram amigos, para citar alguns dos grandes grupos. A meu ver esse é o uso mais democrático possível. Embora entre em conflito direto com alguns de nossos valores e expectativas, devemos entender que atendem ao anseio de grandes grupos de pessoas que necessitam ensaiar a contrução de uma sociedade globalizada e democrática, pessoas que, pela primeira vez, têm acesso a um veículo de publicação de idéias em massa..

    Acredito ainda que, com o passar dos anos e o amadurecimento da sociedade, seremos capazes de identificar com maior precisão os benefícios das redes sociais e evoluir para outros meios de comunicação ainda mais eficientes.

    Apesar de tudo, duas certezas podemos ter sobre o uso das redes sociais como veículo de comunicação na Web. Uma delas é que teremos formado um grande grupo de novos propagadores de idéias, pioneiros que se arriscaram a ensaiar novas formas de comunicação, expondo-se em meio a valores questionáveis e opiniões divergentes e que terão lançado as bases para novos meios de propagação de idéias.

    A outra certeza que podemos ter sobre o uso das redes sociais é que teremos contruído valores mais democráticos, uma vez que são o resultado da expressão de um número maior de pessoas de nossa sociedade.

  13. Concordo plenamente. As ultimas frases dizem exatamente o q eh orkut e com q intenção foi criado Não é um problema ou falta de estudo de usabilidade, é intencional. Tudo é feito para que as pessoas exponham suas vidas de forma natural, sem perceber o que estão fazendo. As sutilezas de cada link são armas que motivadas por nossos sentimentos são disparadas contra nós mesmos, criando um laboratório de experiências onde nós somos as cobaias

  14. Na qualidade de autor do texto citado, gostaria de fazer um esclarecimento. Depois de publicar o artigo questionando se o Orkut incentiva o ciúmes, iniciei uma pesquisa acadêmica séria com usuários e cheguei a conclusão de que o Orkut é uma espécie de caricatura da sociedade.

    http://www.usabilidoido.com.br/pesquisa_o_orkut_em_minha_vida.html

    Os modos de relacionamento que estão embutidos nele não são inócuos, senão que de fato muitas pessoas já se relacionavam com a superficialidade, amplitude e controle antes de existir o Orkut. O Orkut só deixa explícito o que era tácito e, por isso, parece uma caricatura.

    Quem acha ridículo ter 400 amigos no Orkut deve repensar se também não seria ridículo conhecer 400 atores de televisão e outras figuras da mídia… Os meios de comunicação e as redes de transporte surgiram porque as pessoas precisavam estar com outras que viviam distantes e não o contrário. Mas claro que a oferta propicia a compra, então as pessoas vão aumentando mais e mais o círculo social conforme as tecnologias se desenvolvem.

    A questão que deve nos interessar não é o que o Orkut faz com as pessoas, mas sim o que as pessoas fazem com o Orkut.

  15. Antes de mais nada gostaria agradecer a participação de todos.

    Voltando ao assunto, tudo em excesso faz mal. Vejo as pessoas usando o Orkut excessivamente. Isso é uma dor de cabeça pra alguns executivos que já conversei. Seus funcionários são impulsivos e não conseguem passar um dia sem entrar no Orkut.

    Bloquear não dá, o Google muda o ip, disponibilizam proxies etc etc…

    A maneira como o Orkut é desenhado e mantido faz com que as pessoas não percebam o envolvimento e o tempo que dedicam à tarefa de manter sua presença na comunidade.

    Olhar sem preconceito é um exercício bem legal assim como olhar com crítica.

    Iremos sempre achar lado positivo e negativo. O objetivo deste artigo foi atentar à maneira como as pessoas têm usado a ferramenta e como os criadores estão se aproveitando disso, além de levantar a questão do design proposital.

    Alguém se candidata a escrever (de forma construtiva) sobre o lado positivo e as grandes vantagens do uso do Orkut?

    Acho que seria uma boa para equilibrar as opiniões.

    Gostei muito do comentário do Eduardo de Rib. Preto.

    Ninguém está aqui para julgar se o Orkut é essencialmente bom ou ruim, até por que está dualidade não existe. Existem sempre diversas facetas e vários pontos de vista.

    Abraços a todos.

  16. Lendos os comentários me deu vontade de escrever mais um pouco.

    Li duas frases nas opiniões que me chamaram atenção e merecem uma explanação:

    Eu também acho que, se bem utilizado, pode trazer muitos ganhos, é claro. Mas tem sempre a condição de ?se bem utilizado?.

    Lógico, assim como o house organ da empresa, o rádio, a televisão, a propaganda e qualquer outro meio de comunicação. A internet, o correio eletrônico, o orkut são apenas mais uma ferramenta.

    O orkut é só mais uma ferramenta de exposição dos internautas, existem tantas outras e elas se multiplicam diariamente.

    Não é apenas uma ferramenta de exposição dos internautas, é muito mais do que isso. Já tentaram olhar para o orkut sem esse preconceito?

  17. Eu concordo, mas nos primórdios do orkut (uns 3 anos atrás), arranjei emprego, discuti tecnologia, as comunidades realmente funcionavam. A mania de vigiar a vida do outro que é tipicamente brasileira acabou levando o orkut pra uma vertente não sei se melhor ou pior. Usei o orkut muito tempo, saí a mais de um ano por problemas pessoais ocasionados pelo orkut. É uma questão muito polêmica pra ficar em apenas um post. Mas é fato que somos todos cobaias 🙂

    Abs

  18. Cara, eu nunca fui muito fã de Orkut e desde o começo ele sempre teve um caráter de networking profissional para mim.
    Hoje, outros serviços também cumprem essa função, mas continuo usando o Orkut para fins profissionais. Principalmente para encontrar fornecedores.
    Do ponto de vista pessoal, ele é um reflexo do tempo, do Zeitgeist.

  19. Vamos lá.

    Amigo, pra começar, os problemas que está expondo aí não são da máquina, nem do sistema. São das pessoas. E se alguém aqui tem a mesma visão crítica desse cara, sugiro também não usar o Orkut. É uma visão muito superficial da coisa.

    Pra mim, seu post se resume a mostrá-lo uma pessoa superior. Parece que você conseguiu não ser enganado pela pegadinha do Google, e veio aqui, humildemente, alertar a todos nós. (Me lembrem de rezar à noite pro São Rafael, pra agradecer.)

    Por parte. Qualquer um consegue ver problemas em novidades. É preciso encontrar as qualidades. Se o Orkut tem alguma utilidade para as pessoas, a menor que seja, então é bom. Basta usar a budega direito. Aí está o problema.

    As pessoas não ficaram mais carentes por causa do Orkut. Elas são as mesmas, só têm uma maneira nova de se expressar. Ou pelo menos de encontrar outras iguais, em comunidades do assunto. O problema está na vida real. Na sociedade.

    E sobre essa pseudo-dependência do Orkut, fique tranqüilo. Nem todos os usuários dão tal importância a ele hoje. Hoje muitos entram apenas quando recebem algum email de add ou scrap. E usam como meio de fazer com que seus amigos, que vivem na correria do dia-a-dia ou que agora moram longe, não pareçam tão distantes assim. Estejam mais presetes, perto dos olhos, com mais freqüência. E não é carência não, amigo, é que infelizmente não conseguimos dar importância a certas coisas na vida até o primeiro infarto.

    Então, antes de sair por aí generalizando, criticando a ferramenta, veja se ela tem alguma utilidade para as pessoas. Mesmo que para poucas. Só o simples fato de poder reencontrar amigos do passado sem precisar aparecer no Faustão, não tem preço. Mas talvez você não saiba o valor disso.

    por fim, não espere o primeiro infarto, Rafael. Crie já sua conta no Orkut.

  20. Orkut é só mais um site! Quem o mantém – as pessoas – que deveria ter uma orientação sobre respeito e limites.

    O Orkut, pelo fato de ser muito popular entre brasileiros que estão *agora* descobrindo a web, é vítima da falta de cultura do nosso povo.

    Costumo falar que todo brasileiro é exibido e xereta, e, o Orkut, só mostra o quão verdadeira é essa afirmação. Odeio esses generalismos, mas diversas situações distintas ao longo de quase três anos de uso me remetem incessantemente às mesmas conclusões.

    Como site, ele desempenha um ótimo papel. É uma rede social genérica que fala a língua do povo tupiniquim. Ele é a TV da internet, junto com o MSN Messenger. É lá que a massa está. É o ponto de partida. É o primeiro marco da geração web brasileira. É importante pra caramba que as pessoas vejam isso com a mente aberta ao invés de julgar a massa de usuários.

  21. Interessante é saber que não estou sozinho nesta opinião, concordo com o artigo e vejo que a maioria usa isto desse modo de comparação e preenchimento de carências, salvo uns poucos que se manifestam ao contrário por aqui, Acho ridículo chegar numa LAN e ver 100% dos pcs com ignorantes acessando o IORGUTE(ORKUT na lingua dos ignorantes) e mandando mensagens uns para os outros: Te acho muito legal, você é muito especial, e etc… Assim como na Midia da TV tem programas que manipulam as pessoas e são porcarias (BIG BROTHER), mas que todo mundo assite e acha o maior legal, na INTERNET também tem seu podres e que manipulam a massa ignorante.. Sem contradições.. o ORKUT é uma ferramenta social ótima, assim como o FACEBOOK, o VIA6, PLAXO e outros. Mas resumindo, o problema esta no povo e não no meio de comunicação.

  22. Bem…
    Queria só comentar que concordo com a parte de que as pessoas são cobaias nessas redes sociais e que o artigo, de forma geral, é bastante interessante.
    Desculpa o comentário meio vago.
    Abraços.

  23. Até pouco tempo a informação pelos meios de divulgação então existentes representavam um poderoso instrumento de dirigismo e condicionamento social. Não se conheciam ou não era possível conhecer a opinião das pessoas, meras espectadoras da informaçãoformulada.
    Este fenomeno social da Internet, na sua fase atual, participativa, compartilhada e colaborativa, conhecida por Web 2.0, está pondo ou pôs de joelhos a manipulação ou os manipuladores da informação.
    Portanto, toda e qualquer ferramenta nesse meio virtual que permita ao indivíduo exercer seu livre arbítrio, certo ou errado, conduz a sociedade, naturalmente, há um senso crítico evolutivo que se impõe, como tem acontecido.
    Isso é muito bom! Portanto, a opinião do artigo é válida, assim como a critica, pois ambas são indispensáveis porque resultam numa certeza: A liberdade do pensamento universal é a que mais se aproxima do verdadeiro progresso e paz da humanidade.

    Parabéns a todos.

  24. Bacana a participação dos leitores. O orkut é só mais uma ferramenta de exposição dos internautas, existem tantas outras e elas se multiplicam diariamente. Tenho percebido que os riscos da internet surgem a partir do uso que cada um faz dela. Cabe a cada um escolher até onde ir, ou seja, ser low profile ou celebridade. Nesse último caso, haja tempo. E cá entre nós, não é preciso muito talento pra isso.

    Abraços,
    Juliana.

  25. Pessoal,

    Muito boa a discussão. O objetivo deste artigo é justamente causar uma reflexão sobre o uso que fazemos da tecnologia.

    Numa releitura, vocês vão perceber que em nenhum momento eu falo que o Orkut é fracassado e que não é uma boa ferramenta de comunicação. Não acho todas suas ferramentas inúteis e não escrevi isso, falei especificamente sobre mensagens privadas.

    Eu poderia escrever sobre as características que possam influenciar positivamente a vida das pessoas, mas isso todo mundo já percebe na prática. Afinal de contas usam o Orkut por que percebem algum benefício.

    Eu também acho que, se bem utilizado, pode trazer muitos ganhos, é claro. Mas tem sempre a condição de se bem utilizado.

    O que eu escrevo aqui é justamente o caso oposto!

    Será que as pessoas percebem esse outro lado, exposto neste artigo? Será que a maioria dos usuários já parou para pensar sobre COMO está usando o Orkut?

    Esses são alguns questionamentos…

  26. Eu nem me lembro a última vez que entrei no meu profile no Orkut, mas uma coisa é certa, Orkut serve para rirmos! Quem nunca recebeu as famosas pérolas do orkut por email? Tem cada coisa lá que da vontade de chorar (de rir).

    Eu particularmente uso orkut apenas para incomodar os amigos, tanto que, como comentei, nem lembro a última vez que acessei o site. Sei de outras pessoas que utilizam o site para reencontrar velhos amigos e conhecidos, e parentes.

    Acho que varia muito a utilização de um para outro. Mas que orkut é uma perda de tempo, isto não se tem dúvida.

    Outro ponto que precisa ser levantado é que aqui no Brasil o Orkut é bem difundido e amplamente utilizado. La fora todo mundo usa o Facebook e MySpace, e nem querem saber do orkut.

    Abraços.

  27. Um texto muito orgulhoso da sua parte, visão cética de algo… interessante até para pessoas como você (:

    Só me resta saber se você realmente faz o que descreve no texto, de ligar para um velho contato, ou é só mais um Nerd que fica isolado, andando com um grupo restrito de pessoas e se endeusando por pensar diferente dos outros.

    Não defendo o orkut e nem nada, apenas discordo da sua visão de ser supremo.

  28. Sou jornalista e me especializei em jornalismo empresarial e comunicação corporastiva. Tanto na faculdade, como na pós, minhas teses de conclusão de curso remetem sobre a internet.

    Sou um defensor nato da comunicação digital e acredito que o Orkut vai além do proposto.

    Pessos podem atirar 10 pedras contra o Orkut, mas eu as tranformo em 50 possibilidades positivas.

    Acredito que Orkut, se bem utilizado, pode trazer ganhos (é verdade, e traz!). Basta querer olhar o potencial que nele existe, ao invés de só enxergar isso aí.

    Abraços.

  29. Rafael, me desculpe, mas eu discordo não só com o que você disse, mas também com o assunto que você está abordando neste post. Você simplesmente colocou um título onde todos pensam que você vai abordar sobre o Orkut estar perdendo espaço nos dias atuais da Web 2.0, mas não, você simplesmente abordou assuntos e opiniões pessoais sobre uma ferramenta, falando sobre sentimentos e dando conselhos amorosos e sociais. O que isso tem a ver com o Webinsider?

    Mas sobre o Orkut? Discordo também… não é porque VOCÊ não gostou ou não viu utilidade que ele se torna inútil. E como você mesmo disse, você não entra nele NO MÍNIMO há anos, e não pode saber o que o Orkut é hoje.

    O Orkut além de possuir milhões de usuários cadastrados (o que já é uma informação de se REPENSAR sua opinião sobre fracasso), ele possui diversos tipos de ferramenta de interação social. INTERAÇÃO. A revolução da internet (Web 2.0) é justamente isso. Interação e colaboração entre os usuários. Como o Wander disse acima, muitas pessoas usam o Orkut por outros motivos, mas o foco dele é justamente a interação social.

    Concordo com você em apenas um ponto… falar pessoalmente ou por telefone é muito melhor. Interação FÍSICA nunca vai ser trocda por interação virtual. Mas mesmo assim, para quem sabe usar o Orkut, ele se torna um ferramenta que AJUDA você na sua interação social FÍSICA. Por exemplo, se eu estou na frente do computador, com o Orkut aberto e quero combinar algo com alguém, o que é mais fácil? Scrap. E ainda se algum outro amigo seu ver o scrap já sabe aonde ir, sem você ter que ficar ligando ou enviando e-mails um a um.

    O Orkut é extremamente útil, para quem sabe como usar. Muita gente pode chegar aqui e dizer que o Facebook também é inútil, pois tem os mesmos princípios que o Orkut… mas não se esqueça que ambos valem bilhões de dólares e que ambos possuem grande parte da população mundial em seu banco de dados e que ambos vem se atualizando com novos serviços ganhando cada dia mais usuários. Sinto muito, mas se perguntar Qual é mesmo o sentido do Orkut? não devia vir de um autor do Webinsider, e sim, de um senhor de 60 anos que está se conectando pela primeira vez na Internet.

    E viva a diversidade 😉

  30. Sempre fico decepcionado quando vejo artigos tentando simplificar as coisas, fazer uma análise banal de algo que é muito mais cheio de diversidade do que pode parecer à primeira vista.
    Vejo o orkut como uma plataforma de comunicação. A forma como as pessoas a usam, são as mais variadas possíveis. Tem gente que quer ver o seu perfil chegar aos mil usuários para poder se gabar, outros podem estar atras de novos contatos profissionais ou novas amizades (sobre essa última lembro da época em que os chats eram febre e muitos criticavam as amizades virtuais, pois bem… muitas das amizades virtuais que eu tive na época de ouro dos chats viraram amizades reais até hoje). Enfim, novidades como o Orkut revelam apenas as mudanças naturais que ocorrem entre as gerações. Será que não estamos com a mente fechada para novas formas de comunicação, mesmo que sejam supérfluas a princípio (o telefone nos seus primeiros dias foi considerado um aparelho inutil e fadado ao fracasso… e agora?)

    Ah… só para registrar… uso o orkut com frequência razoavel… e já fiz muitos contatos interessantes… pessoais e profissionais… não tenho do que reclamar… 😉

    Abraços!

  31. Bastante radical e pouco embasado na minha opinião, por isso discordo de algumas passagens.

    É bem verdade que a maioria dos usuários banaliza a rede social, tornando-a uma vitrine fantasiosa de suas personalidades. Mas não se pode generalizar a ponto de dizer que essa atividade, por ser a mais praticada, é a única que pode ser desempenhada no Orkut.

    As comunidades deram poder a massa, e sabendo disso cada vez mais empresas se vêem obrigadas a investir na qualidade de seus produtos e serviços. Quem nunca se deparou com alguma comunidade entitulada ?Eu odeio tal carro? ou ?Eu odeio tal operadora de celular??

    Além disso, existem inúmeros fóruns ativos no Orkut onde são debatidos os mais variados temas. Grande parte puro lixo (claro, isso vai da avaliação de cada um), mas posso afirmar que já encontrei muita coisa interessante por lá.

    Em relação ao Orkut como forma de comunicação… Bom, as opções estão aí. As pessoas são livres para elegerem os meios (seja por afinidade ou conveniência) através dos quais desejam interagir com outras pessoas.

    Os tempos são outros. Existe uma geração que cresceu atrás de uma tela de computador e que nunca escreveu uma carta. Para ela nada mais natural do que se comunicar através desse ambiente.

    Todos nós conhecemos pessoas que, não propositalmente perdemos contato com o passar do tempo (as vidas tomam rumos distintos, certo?). Se temos a oportunidade de reencontrá-las, devemos mesmo desconsiderá-la?

    Acredito que nós – profissionais de tecnologia – não devemos nos declarar aversos a um determinado feito tecnológico, mesmo sendo um modismo. Pelo menos não antes de analisá-lo e buscar identificar, por menores que sejam, caracteristicas que possam influenciar positivamente na vida das pessoas.

    Apenas para não soar como hipocrisia, quem vos fala é um usuário que mantém no Orkut uma lista com um número inferior a 80 amigos e atualmente participa de 18 comunidades. Há 3 anos utiliza o Orkut como objeto de estudo, fonte e informação e claro, entretenimento.

    Abraços.

    Henrique Neves

  32. Também peço desculpas por vir fazer parte dos comentários me too, mas concordo 100%. Não tenho vergonha em dizer também que infelizmente o Orkut vira arma de vigília – confiança existe, é boa mas… infelizmente, nunca vi nada levantar tantas pulgas quanto orkut.

    Também concordo com a inutilidade das ferramentas de recados, fotos e vídeos fechados – o orkut é por essência uma ferramenta para exposição – se a idéia é portfólio, organizar grupos de amigos, ter mensagens particulares etc., a Internet já oferece outras ferramentas que funcionam de maneira muito melhor, com muito menos dor de cabeça.

    Mas que eles digam que Orkut é um dos sobrenomes dos donos do Google… eu não acredito. Acho mais provável que Orkut seja sinônimo em algum dialeto para brinquedinho do capeta, rsrs.

  33. Muito legal já ver as opiniões divergentes!

    Wander, este artigo é sem dúvida uma porta aberta para as opiniões dos leitores. Concordo também que podemos aprender muito com o ponto de vista diferente.

    Juler, usei o Orkut por menos de um mês quando ele não era popular ainda, depois disso nunca entrei mais. Tenho atenção nas conversas por ai como esta:
    http://rafael.adm.br/p/o-orkut-e-o-ser-humano/

    Abraços

  34. Discordo de você.
    O Orkut está mudando para dar mais liberdade e privacidade às pessoas. Hoje você pode limitar o acesso às suas mensagens à apenas amigos, evitando exposições e spam.

    Você pode fechá-lo para que apenas você veja as mensagens.

    Você só se expõe, se quiser. E usa sua página como quiser também.

    Tenho amigos artistas plásticos que o usam como portfólio e divulgam seu trabalho por lá.

    Há alguns meses fizemos um encontro de ex-alunos em Araxá que reuniu mais de 300 pessoas que não se viam ha anos. Foram excelentes as lembranças e é sempre muito bom rever as pessoas que participaram de nossas vidas. Desculpe-me se você discorda, mas meu passado é importante pra mim, muito aprendi e muito devo às pessoas que participaram de minha vida. Infelizmente o destino separa as pessoas e o orkut é uma ferramenta excelente para reencontrá-las.

    É óbvio que cada pessoa vê as coisas de um jeito, que existem gostos diferentes e que muito se aprende com opiniões divergentes.

    Veja esta matéria por exemplo, estou certo de que haverão vários comentários e que teremos muito o que aprender com eles. No orkut não é diferente, você encontra pessoas com afinidades e ao mesmo tempo pode aprender muito em comunidades e mesmo em encontros provenientes destes contatos virtuais.

    Cada um aproveita as ferramentas de um jeito e eu vejo sim, muita utilidade no Orkut e em outras ferramentas de relacionamento como o Facebook e LiveSpaces. Acho que isso tem a ver com a forma como nos relacionamos com os outros de uma forma geral, independente do meio (virtual/real). Gosto de me comunicar e não tenho problemas em fazer isso no orkut, telefone, pessoalmente ou de qualquer outra forma.

    Gostei de sua matéria, acho que vai gerar muitos debates e combates produtivos!
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *