Desenvolvimento de projetos para Second Life

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É um jogo. É um metaverso. É um ambiente de simulação. É a nova web 3.0“. Muito se falou do Second Life, mas o fato é que o gerente de projetos precisa ser bastante objetivo e focado no resultado e não ficar envolvido com questões do tipo “metaverso… universo dentro de um universo…”. Esse blá-blá-blá já era e chegou a hora de produzir, entregar e receber por isso.

Na minha palestra no Campus Party falei sobre o processo de desenvolvimento para projetos no Second Life. Basicamente seguimos um passo-a-passo que criei/desenvolvi ao longo de 12 anos em projetos (nove como gerente), fugindo da burocracia, porém atentando aos principais conceitos para garantir o sucesso, ou seja, a entrega do produto final. O cliente é o nosso foco, e o seu pedido a nossa meta.

O processo de desenvolvimento e gerenciamento de projeto serve para qualquer projeto digital, seja web, mobile, second life ou outros mundos virtuais, jogos digitais ou campanhas pontuais, esta última muito utilizada em publicidade (hot site, msn e etc). O trabalho pode ser apenas de produção, porém na maioria dos casos nos envolvemos com consultoria de planejamento de negócio e comunicação, para garantir o maior Retorno de Investimento (ROI) para o cliente.

Os passos passam por um workshop de Briefing, desenvolvimento de Mapa Mental e Mapa Conceitual, Mapeamento do Cenário de Negócios, Matriz Criativa (a qual se divide em algumas sub-matrizes), Function Design Document (FDD), Wireframe ou Mock-up (dependendo da necessidade e situação), Game Design Document (no caso de jogos digitais), Produção (com todos os seus processos internos), Homologação e On-Going.

No caso de Second Life, os projetos não são fáceis. Primeiro, é um ambiente que utiliza um client (software), e para tal o computador deve possuir placa de vídeo e outros requisitos mínimos. Diminuímos assim o target, e para compensar é fundamental um bom  planejamento. Criar uma ilha com construções bonitas e alguns scripts de automação não basta. Precisa ser funcional, ter um propósito! (Bom, não vou entregar todo o ouro, mas fica aqui a dica.)

O cliente em si não ajuda, muito menos as agências de publicidade. Ninguém entende o que se pode fazer no Second Life e no final temos propostas simplórias demais, ou absurdas ao extremo, reduzindo o potencial desse ambiente de imersão virtual. Cabe a nós instruir o cliente para que ele não jogue seu dinheiro fora. Cada caso é um caso.

Aos programadores e modeladores: também é preciso um tempo para se adequar às características (limitações?) do mundo virtual. Nem tudo o que fazemos na web ou em software é possível, por isso alternativas criativas são muito bem-vindas. Um minigame, uma interatividade, ou um espaço criado especialmente para uma gincana podem ser saídas interessantes para várias situações. A convergência digital é a regra número 1!

Aos gerentes de projetos: provavelmente vocês já passaram pela saia justa de não ter recursos suficientes para um projeto. Seja mão-de-obra, informação, tempo, budget. Bom, no Second Life tudo isso é primordial; portanto não aceite a pressão do seu chefe para trabalhar em sub-condições. Exija o ambiente necessário, em todos os sentidos. Como eu já disse, o planejamento é fundamental: das metas, da equipe, do trabalho, da criação, da produção e da entrega.

Lembre-se: o importante é não perder o foco e não esquecer da meta. Responda a pergunta “o que o meu cliente quer?”, e você terá um ótimo projeto pela frente! [Webinsider]

.

<strong>Guilherme Tsubota</strong> (fala@guilher.me) é consultor mobile do iG, autor do blog <strong><a href="http://www.guilher.me" rel="externo">Guilherme Tsubota</a></strong> e diretor da <strong><a href="http://www.8dgames.com.br/" rel="externo">8D Games</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Boa tarde Guilherme
    Peguei seu email na net, e vi algo relacionado ao second life.
    Preciso de uma informação sua, se vc conhece alguem que elabore projetos dentro da plataforma do second life , e se esta pessoa poderia me passar maiores informações do produto.
    Somos de uma empresa de idiomas em São Paulo , e estamos interessados em montar alguma coisa dentro da plataforma do Second Life.
    Fico no aguardo de sua resposta
    Desde já
    Obrigado

    Luiz Alberto Traldi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *