Publicidade com precisão cirúrgica. É possível?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na medicina, erros são invariavelmente letais, catastróficos ou irreversíveis. Na publicidade não deveriam ser vistos da mesma forma?

Sempre me questiono até que ponto a comunicação deve ser aberta à subjetividade e interpretação. É claro que é um universo que muda constantemente, porque o consumidor muda constantemente. E para que a comunicação seja efetiva, ela deve observar e acompanhar essas mudanças.

Isso me faz acreditar que a publicidade tem muito em comum (ou deveria ter) com a medicina. Alguns pontos são tão parecidos que achei interessante traçar um paralelo entre esses dois universos aparentemente tão distantes:

Paciente vs. cliente

Esquecendo as definições de dicionário, qual a diferença entre os dois? Em essência, é difícil encontrar pontos em que os dois não sejam quase gêmeos:

  • Sofrem de algum problema, podendo (ou não) saber que problema é esse.
  • Sabem que o conhecimento que possuem não é suficiente para resolver a situação.
  • Têm consciência de que existem especialistas no assunto, e que estes, com certeza são a opção mais racional para solucionar o problema.

Nos últimos anos, presenciamos grandes contas descentralizando suas verbas, fazendo rateios e realocando os investimentos em diversas agências, cada uma com sua ?especialidade?.

Caso vs. campanha

Um paciente, ao longo do tempo pode representar diferentes casos, cada um com peculiaridades e tratamentos próprios. Assim são também os clientes: ao longo do tempo, cada cliente deve desenvolver produtos ou serviços diferentes, com necessidades e planos distintos.

Consulta vs. reunião de briefing

Ouvir, perguntar, questionar, descobrir.

Saber qual a situação, do ponto de vista de quem passa por ela, é fundamental e o início de um processo. Quanto mais detalhista e minucioso for o profissional que realiza essa etapa, mais informações relevantes para os próximos passos serão obtidas, economizando tempo, trabalho e esforço de toda a equipe. Uma lógica simples, mas pouco habitual nas agências de comunicação.

Exames vs. pesquisas

Poucas relações são estabelecidas baseadas na confiança plena entre duas partes, e pode ser comprovado nas relações médico/paciente e agência/cliente.

Isso não significa que devemos ignorar todas as informações gentilmente concedidas ou sabiamente extorquidas de cada um deles. Significa sim ir além e se propor a descobrir mais, mais e cada vez mais.

Toda informação está sujeita à subjetividade e interpretações, pelo simples fato de clientes e pacientes serem acima de tudo humanos. Por isso nada como ter opções para confrontar e confirmar fatos.

Assim como exames, pesquisas têm métodos, características e objetivos próprios. Com isso, quanto maior o número de exames/pesquisas diferentes, maior é a assertividade para cada situação.

Diagnóstico vs. entendimento

?Determinação do problema baseado na observação, comparação sistemática entre suspeitas e evidências apresentadas?.

Uma definição, tanto para a medicina quanto para a publicidade.

Em ambos os universos (medicina e propaganda), essa etapa é de extrema importância por ser uma ?divisora de águas?. Deste ponto em diante, tudo se conecta no campo da ação e não mais na teoria.

É claro que novos fatos podem surgir a cada novo passo, podendo fazer este, um processo recorrente e inconstante.

Outra semelhança é a seriedade e frieza necessária para conduzir um bom entendimento: uma má interpretação pode levar a tomadas de decisão equivocadas, o que pode ser fatal para pacientes ou clientes.

Prognóstico vs. estratégia

Uma recomendação correta só pode ser feita com base na plena compreensão de um caso. Da mesma forma, a estratégia só pode ser adequada se estiver alinhada com a compreensão das reais necessidades de cada cliente.

Tratamento vs. tática

O tratamento certo para a doença certa. Cada tática tem características e efeitos próprios, exigindo uma análise detalhada para saber quando e como usar cada uma.

É claro que assim como na medicina, na publicidade existem tratamentos mais genéricos que surtem efeito. Porém, são os mais propensos a efeitos colaterais e seqüelas e isso é um preço muito alto.

Observação vs. acompanhamento

Ter a certeza de que tudo deu certo deve ser fundamental. Toda ação naturalmente provoca uma reação – e saber se essas reações foram as esperadas tem um peso importante para efeito de correção e aprendizado.

Qualquer equívoco, desatenção ou fator-surpresa que possa ocorrer é detectado nesta parte do processo. E é aqui também que os motivos dessas diferenças devem ser questionados exaustivamente até que as respostas apareçam.

Erros na publicidade não são penalizados com a perda do direito de exercer a profissão, ou com a cassação de uma licença.
Talvez seja esse o motivo de ainda existirem tantos profissionais no mercado que vejam espaço para decisões baseadas em feeling só porque ninguém vai morrer no final. [Webinsider]

.

<strong>Pedro Gonçalves</strong> (phbgoncalves@gmail.com) é formado em publicidade e propaganda e trabalha como mídia na <strong><a href="http://www.agenciaclick.com.br" rel="externo">AgênciaClick</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Excelente artigo! Em nossa profissão infelizmente não existe algo como um CRM. É uma pena. Vemos muitos casos de pacientes mal diagnosticados, entorpecidos de remédios caros e desnecessários (para movimentar a indústria farmacêutica vs. veículos de massa), onde o paciente é tratado como mais um número (vrs falta de responsabilidade com a verba do cliente).
    Ganham os profissionais sérios que são indicados a dedo por seus próprios clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *