Liberdade móvel depende de custos razoáveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ainda que mais de oito milhões de brasileiros tenham acesso à banda larga em computadores, é praticamente impossível encontrar alguém que leve em conta a economia a ponto de adotar uma filosofia de comunicação calcada unicamente no PC.

O acesso ilimitado aliado a um gasto fixo há muito tempo tornou-se uma experiência relativamente confortável para os usuários. Navegar à vontade sem gastar nada além do planejado é um cenário comum e perfeito, porém este hábito não fez com que o usuário deixasse de lado seu celular e passasse a se comunicar apenas pela rede, seja por mensagens instantâneas, voz ou vídeo.

O celular ainda é a melhor opção devido à rapidez, praticidade e mobilidade. O telefone fixo já perdeu e perderá cada vez mais usuários para o móvel.

Você não escolhe se precisa falar com alguém apenas quando está sentado na frente da sua máquina. Além disso, tudo que requer urgência não é comunicado pelo computador, uma vez que há a opção celular.

Levando em conta as características intrínsecas dos dispositivos móveis, fica fácil entender por que as pessoas se sujeitam a pagar este custo tão mais alto que o do computador e muitas vezes incontrolado plenamente (seja em planos pré ou pós).

A grande maioria dos usuários de pós-pago ainda busca formas mirabolantes de economizar, e ao menos uma vez por ano liga para suas operadoras ameaçando trocar de operadora por insatisfação em relação aos custos. Até que funciona. Na maioria dos casos o resultado acaba sendo positivo: o consumidor desliga contente por ter recebido mais X minutos e um bônus em SMS no seu plano.

Imagine então, se em uma destas ligações a operadora oferecesse um preço fixo e relativamente baixo para ligações e mensagens ilimitadas. Sim, o consumidor então teria a oportunidade de trazer aquela mesma experiência confortável da banda larga do computador para o seu comunicador móvel.

Provavelmente a única chance de isso acontecer é através de um plano de dados ilimitado. E internet é internet, seja qual for o meio para acessá-la. No celular, você ainda tem a opção de acessar pela própria tecnologia da operadora (hoje em dia não faz sentido mencionar outras além da 3G e suas sucessoras), ou via Wimax, que ainda deve demorar muito para chegar ao Brasil.

Apesar de já existirem planos ilimitados de dados, o custo fixo para pessoa física ainda é salgado. Mas isso vai mudar em breve, e neste novo cenário, a comunicação unicamente pela internet será possível: o usuário passa a fazer ligações VoIP, falar por mensagens instantâneas, vídeos e as mais diversas formas de comunicação proporcionadas pela rede, com a vantagem de poder em qualquer hora e lugar.

Ou seja, a conta de celular pode deixar de ser uma preocupação, assim como a internet discada deixou de ser há muito tempo, para muita gente. Logo as operadoras começarão a concorrer por custos de tráfego ilimitado mais baratos e seus consumidores poderão optar por esta economia.

Prepare-se, pois a experiência móvel, em breve, não será mais baseada na preocupação com a conta no fim do mês, será baseada na liberdade. Sejam bem-vindos à liberdade móvel. [Webinsider]

.

<strong>Marcelo Calbucci</strong> (calbucci@nimbuzz.com) é analista de marketing da <strong><a href="http://www.nimbuzz.com" rel="externo">Nimbuzz</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Marcelo:

    Muito pertinente a sua matéria. Conexão com internet ainda é para poucos em nosso país. Conexão móvel, nem se fala.

    É fato que a internet vai crescer muito e, ainda virá muita revolução pela frente.

    Gostei!

  2. Nenhuma novidade me impressiona mais na internet. Já sei que o limite é intangível e que a Google ainda irá prospectar outras sensacionais empresas que surgirão por aí. Agora, com o celular a coisa é diferente… Estou com medo de não dar conta da evolução dessa tecnologia, e ficar atrasada no tempo, presa no meu PC.

  3. tem tempos que espero este momento, do tráfego ilimitado de dados via celular. Via 3g ou Wimax (novo pra mim) realizar ligações por VoIP ou twittar sem se preocupar com a conta vai ser ótimo.

    O problema que vejo, principalmente no caso de ligações urgentes, são os aparelhos que precisam ter acesso a 3g para que o voip seja realmente gratuito. Ainda bem em nosso pobre pais isso pode demorar um pouco, forçando o uso da velha conta de celular comum. Mas espero que seja por pouco tempo.

  4. Acredito que a integração e convergência de voz e multimeios em dispositivos móveis sobre uma plataforma IP é realmente uma tendência, mas a forma destes dispositivos e os meios de conexão à web ainda são uma questão em aberto. Mesmo que hoje esperemos WiMax, 3G e seus sucessores chegarem de fato e subseqüentemente termos oferta e demanda numa equação interessante para propiciar preços atrativos existe também uma outra força neste cenário, que, na minha opinião, realmente faz a diferença – a rede wi-fi. Presente cada vez mais nos lares, empresas, cafés, aeroportos e restaurantes e que propicia desburocratizadamente uma experiência mais robusta e funcional de mobilidade em pequenas áreas.

  5. Que artigo incrível, não vejo a hora de não ter minha preocupação baseada na conta mensal e poder abusar desta liberdade movel!

  6. gostaria que esta realidade chegasse ainda este ano por aqui. não aguento mais ter que andar preocupado com minha conta de telefone, e acho que esse é um sentimento comum entre muitas pessoas. enquanto o sistema atual for lucrativo para as empresas de telefonia, isso não muda. o pior é que do jeito que as coisas andam não vejo como isso mudar! acho que ainda demora pra que possamos desfrutar das vantagens abordadas neste texto.

  7. Ai, ai – Como isso é bom. Ainda bem que em tecnologia da informação quando agente menos espera ja esta tudo acontecendo como nos imaginamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *