Um modelo proprietário deseja controlar a internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Temos um desafio enorme nos próximos anos: manter a internet fora do controle das corporações de telecom e de mídia. Para começar, é bom relembrar o nascimento desse meio tão importante nas nossas vidas e ainda tão rico em potencial.

Neutralidade de rede é um princípio bem simples: a empresa que fornece seu acesso à internet não tem o direito de restringir ou favorecer acesso a qualquer conteúdo. Você comprou uma franquia de X MB e você pode usufruir livremente dessa banda. Infelizmente, essa filosofia libertária é a pedra no sapato (ou será rocha?) dos 7 grandes grupos de mídia que hoje passam fome, coitados, por causa da pirataria. Faça um teste simples, faça uma busca por “processa youtube” e veja os resultados.

Faiô, Hollywood!

A estratégia de demonização da pirataria praticada nos últimos dez anos por esses engravatados de estreita visão não deu muito certo (basta lembrar do slogan ?pirataria não compensa? ou ?pirataria financia o trafico de armas? e dar umas risadas), lembrando também do fiasco que foi cinco anos atrás quando resolveram processar adolescentes pela posse de MP3, e sabendo que graças a Jack Sparrow pirataria é um negócio “cool“, uma mudança tática se fez necessária: chega de catequizar, a palavra de ordem é mudar a lei.

E foi assim que tudo começou. Em 2005, a pedido da administração do pior presidente da história dos EUA, a FCC (equivalente da Anatel) deu um chute na legislação que garantia esse direito e esse alicerce ideológico. Isso foi o pagamento de uma promessa feita para uma turma poderosa que contribuiu para colocar o famigerado no poder.

Ano passado, o tal presidente chegou a dizer que essa reforma era necessária para garantir o controle da rede diante da iminência de um 11 de setembro digital, estendendo à web a estratégia de marketing usado na guerra do Iraque – a do medo.

Internet ameaçada

O mesmo aconteceu com os outros meios de comunicação de massa. Com o fim da neutralidade garantida por lei, a web teria seu comando ?devolvido? aos donos dos cabos submarinos de fibra ótica. Isso faz com que as grandes corporações assumam o controle dos pacotes que trafegam nesses cabos. (Antes que você fale em satélites, lembre-se que a órbita do nosso planeta já está parecendo uma marginal Tietê? e quem colocou os satélites lá em cima espera um retorno de investimento).

Consequência: sua internet passaria a funcionar como uma TV a cabo, um meio onde você só assiste aos canais da sua franquia. E o pior: nada impedirá que você tenha acesso a blogs revolucionários ou com conteúdo que fere a galera do mal, mas na hora de esperar o conteúdo carregar, espere sentado (tire um cochilo) porque os pacotes dos ?contratos grandes? vão dar um ?pedala robinho? nos pacotes do seu blog sobre energias renováveis.

Em suma, seria o fim do Long Tail e a cristalização da hegemonia de mercado que alguns desfrutam hoje.

Ah sim, mais uma coisinha: pode esquecer Torrent, Soulseek, E-mule ou qualquer outro peer-to-peer. Pode esquecer mesmo! Chora!

Como vocês já devem saber, tudo que vem de lá é obedientemente imitado em todos os outros países ocidentalizados. Felizmente, o novo presidente americano prometeu vetar esse absurdo assim que chegasse na mesa dele, o que nos dá uma sobrevida de oito anos se Obamis – salvador do planeta extraordinaire – se reeleger (se permanecer vivo). No momento, a lei que reinstitui a neutralidade de rede está no Senado americano.

Diamantes no meio do lixo

Veja bem, não sou um defensor cego da internet. A imensidão da rede faz com que uma quantidade enorme de lixo seja criada a cada dia. Mas essa pluralidade é essencialmente o trunfo que a diferencia de qualquer outro meio comunicação: seu caráter incontrolável, orgânico, aberto e profundamente humano.

Nenhum veículo oficial de comunicação, com toda sua estrutura engessada seria capaz de nos dar isto aqui, por exemplo. Impagável.

Chris Anderson, autor de “A Cauda Longa” e jornalista da Wired Magazine diz que o modelo econômico que vingará na internet será o ?”zero economy”, um formato onde tudo é oferecido sem cobrança de dinheiro. Lamentavelmente, acho que ele não esperava que uma crise econômica planetária viesse motivar o grande capital a fechar mais a mão, acabando assim com o tão belo sonho.

Comunidade organizada

Graças ao caráter singular da rede, uma comunidade já está organizada. A informação tem circulado livremente na blogosfera e tem pautado a mídia oficial e a não oficial. Para os lobistas, quanto mais se esperar, mais difícil será (nisso eles têm razão). Portanto, nada mais prazeroso que usar o poder de disseminação da internet contra os próprios que a querem controlar e tolher.

No Brasil, a neutralidade é ignorada

Poucas empresas fornecem banda larga no Brasil. Isso faz com que grupos enormes tenham um poder desproporcional. A maior parte dos grandes portais é dos provedores de acesso: a Globo.com é proprietária da Net, que tem um serviço de TV a cabo e provedores de acesso; o Terra é da Telefônica; o IG é da Brasil Telecom. Ou seja: ?la garantia de neutralidad soy jo!?.

Como cliente da NET posso afirmar por experiência própria que existe uma política de “traffic shaping” que limita a transferência para portas de comunicação usadas pelos programas peer 2 peer (Soulseek, Torrent, E-mule etc). E a Net não admite.

O Google, maior interessado numa economia da gratuidade, trabalhou na criação do Measurement Lab, que consiste em um conjunto de ferramentas de controle de tráfego, que capacitam pessoas normais como eu e você a auditarem a conexão fornecida pelas empresas para saber se elas estão apertando a mangueira por acharem que você está consumindo ?coisas imorais?.

Tenha medo do grande capital

Não precisaríamos de muita agilidade mental para imaginar o que aconteceria se esses grandes se juntassem para pressionar o Congresso e a Anatel. Basta lembrar do procedimento usado pela Globo quando colocou na surdina o assunto da TV digital, para que a população não perceba de fato o que está por trás da decisão, prometendo um futuro de encantar qualquer idiota aficcionad@ por tecnologia, gadgets e outras inutilidades à la Jetsons. Em breve, você poderá fazer seu pedido do Giraffas sem tirar seu traseiro da poltrona! Tudo direto da TV! Oba! Isso sim é tecnologia a serviço do ser humano!

Quando a ameaça vingar, se vingar, empresas como a NET começarão a oferecer esse serviço (controlado e reacionário) maquiado com promessas de bandas ultra-largas, cloud computing, mobile em alta velocidade, streaming de vídeo online em alta definição e tudo que tem de mais futurista? Será irresistível.

Eu espero que meus filhos tenham a oportunidade de crescer usando tudo que tem de bom na web. A TV centralizada e massificante é uma mera máquina de dinheiro com objetivo de fazer audiência partindo do pressuposto que o povo é burro e só gosta de novela, sacanagem, futebol e notícias populares. E esse modelo está prestes a contaminar a internet. [Webinisider]

.

Pedro Borges (monolito@gmail.com) é jornalista e especialista em Usabilidade e Design de Interface.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

24 respostas

  1. Muito bom e esclarecedor o texto. Com certeza sempre haverá conglomerados em busca de lucro e a internet ainda é um velho oeste. Com certeza o futuro será sombrio…

  2. Olá leo esperava um pouco mais tendo em vista que o céu está muito negro,e a qualquer hora despenca uns satélites em nossas cabeças.

  3. sobre o comentário anterior feito pelo andre: é um assunto serio que envolve ética um tema que talves o autor deste texto deva estudar mais De que ética voce fala? Da ética convencional ou da ética pós-convencional? Pois a ética convencional defendida pelo modelo econômico dominante diz: consumiu, então pague. Um outro mundo é possível.

  4. Gostei muito do texto. Muito esclarecedor. Mas uma dica: Pessoas ignorantes acharão pedantismo da sua parte se continuar escrevendo num estilo denso, muito fechado; que exige reflexão posterior. Nem todo mundo está com vontade de pensar por si hoje. Tente alcançar o público médio (mas fuja da mediocridade bonneriana-bernardista) e não será tão hostilizado. Abraço.

  5. Texto excelente.

    Quem acompanhou minimamente o que foi o processo de implantação da TV digital vê que a matéria não se trata de teoria barata de conspiração.

    A política no século XX se deu pelo controle das mentes via TV e rádio. As atuais técnicas de propaganda no mundo capitalista liberal se utiliza dos mesmos princípios desenvolvidos pelo ministro da propaganda nazista, Goebells.

    A estrutura técnica do rádio e da TV de forma geral não abria muito espaço para mídias alternativas. E o pouco que se abria, era reprimido (vide fechamento de rádios comunitárias).

    Agora a internet está aí e se desenvolve com um potencial aberto e democrático. Mas à medida que a rede começa a tomar espaço das mídias dominadas pelos poderes centralizados, estes querem reagir. As coisas sempre se dão assim na história.

    Temos de ficar atentos e protestar, sim. A menos que o conforto de pedir fast-food pelo controle remoto seja mais importante que nossa liberdade de pensar e de se expressar.

    Um salve!

  6. Existe algumas verdades alheias ao conhecimento humano. Hoje em alguns filmes, de alguns diretores, se tem noção do controle. Assistam matrix, o 13º andar e alguns outros, que a principio sao ficções cientificas. Voce irá achar muitas coisas identicas que onde na verdade são verdades sobre o mundo. Alguns poucos querem controlar o conhecimento, a pobreza, a liberdade e etc, em troca de poder, dinheiro e outros. Mas o jogo tende a virar com a liberdade que ainda temos, ao menos com a internet. E se realmente os poderosos controlarem a grande rede, por que não se criar uma darknet. Quando a massa mudar de opniao, visao e rede. Como eles farão?

  7. Respondendo aos comentários

    Andre:
    Não se trata de jihad. Esse reflexo de rotular discursos como este de conspiratório ou terrorista é reflexo comum. As pessoas cometem várias pequenas piratarias no dia-a-dia porém aceitam engolir engole o discurso hegemônico sem pensar. Mas sugiro que você nos esclareça com seus estudos. Proponho que você comece apresentando para nós O sucesso das campanhas anti-pirataria dos últimos 10 anos. A pirataria gera desemprego em alguns setores e emprego em outros. Mas ela é a conseqüência de um zeitgeist. E como já previa Darwin, os organismos que não conseguirem se adaptar perecerão… a não ser, é claro, que apareça um pacotinho econômico ou uma mudança na legislação 😉

    Turma que achou apocalíptico 🙂
    Acho que livros de história são repletos de coisas dessas. Espero, como vocês, que isso seja apenas um frio na barriga.

    Geraldo
    gostei muito da leitura e recomendo a todos que se interessam no assunto

    Obrigado por tantos comentários gentis!

  8. Soluções simples para problemas complicados:
    1- Se poucos grupos querem dominar a rede, basta todo mundo cancelar seus serviços e parar de usar de vez a rede. Consequência: as empresas perderão dinheiro e ficaram preocupadas com a diminuição do lucro.

  9. Para aqueles que acharam o artigo deprê ou apocalíptico demais, Niemoller já dizia Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar… Já não restava ninguém para protestar. Antes pelo contrário acho o artigo MUITO otimista pois indica meios REAIS para se opor à ameaça REAL. Meus parabéns pelo texto!!

  10. Pedro,

    Como já dizia meu velho pai, ensina quem sabe, obedece quem tem juízo e só questiona quem souber o que está fazendo.

    Adorei o artigo: multimídia, antenado e bem informal! Me cocei pra ouvir sua opinião mais aprofundada sobre os rumos da pirataria over thw web.

    Aproveito pra indicar um outra pérola (um pouco mais pesada), mas que estende o raciocínio.

  11. Achei completamente relevante o artigo. Qualquer pessoa com um Q.I. maior que de algum mineral (até os vegetais sacaram essa) sabe que rola controle.

    Já monitorei o Traffci Shapping da Net e isso culminou com a troca do serviço. Hoje uso GVT aqui em Porto Alegre por conta do traffic shapping que fazia meus downloads não passarem de 10k/sec em uma conexão de 4MB!

    A verdade é que toda essa história de convergência digital tá deixando muito empresário de cabelo em pé.

    A maioria deles é estúpido demais sequer pra entender o que mudou no cenário. Eles ainda não sabem como o Google cresceu tanto em capital ~por que simplesmente não conseguem entender a lógica da coisa toda.

    São dinossauros lutando pra manter todo mundo sobre controle. Tem muito cordeirinho que não se importa, mas quem se importa precisa retomar o controle disso imediatamente.

    Aos que acham que isso é teoria da conspiração, o meu obrigado, pois vocês são a maioria. Obrigado por elegerem os mesmos canalhas que decidem a política nacional. Obrigado por achar que A Globo não ia fazer uma coisa dessas, o William Bonner é tão legal!.

    São vocês que ajudam a sociedade a se manter de cabeça baixa, sofrendo todo tipo de abuso e achando normal.

  12. Eu gostei muito da matéria. É bem aquela coisa que estamos (ou deveríamos estar) acostumados a ver: sempre tem alguém dando as cartas por debaixo dos panos…sejam as indústrias relacionadas ao petróleo, armamentista ou, mais atualmente, a da informação, sempre foi assim.

    O autor Pedro está muito certo, bem como a Nathalia: o povo brasileiro tem no seui DNA o estigma da exploração…desde os tempos de colônia, até hoje. A preguiça de pensar, a passividade em aceitar o que os outros ditam como verdade.

    Existe sempre um bode espiatório para os problemas do mundo. No passado foram as armas de destruição em massa, hoje é a pirataria (e quem sabe também os paraísos fiscais? 0_0). Mas onde estão os bilhões do Madoff que ajudaram a ferrar a economia do mundo? E o sistema econômico que depreda o planeta e qua agora encontra-se ameaçado?

    A pirataria é reflexo de muitos fatores. Quem pode pagar por videogames de quase 2 mil reais? Jogos de 250 reais? Ir em shows de 200 reais o ingresso mais barato? Não posso falar sobre filmes porque sou consumidor eventual, mas nunca baixei um filme sequer. Alguém compra cds hoje em dia? Deve ter, mas é muito pouco.
    O que quero dizer é que não ganhamos o suficiente para consumir tudo o que gostaríamos, então é óbvio que encontramos métodos alternativos. Baixem o preço das coisas, mordam menos com os impostos, aí eu compro tudo original -_- Mas não me tirem o direito de escolha!

  13. Pedro, a Rede JÁ está nas mãos das corporações e do capital.

    O desafio não é manter a Rede livre. O desafio é (1) torná-la tecnologicamente mais distribuída, aberta e controlada comunitariamente, e ao mesmo tempo (2) combater políticas delirantes de uso desta Rede como plataforma de vigilância e controle social.

    AINDA é possível fazer isso, mas vai ficando cada vez mais difícil.

  14. Tem gente que é tao feliz quando as empresas escolhem o que elas irao comer, o que irao assistir, quais os livros elas devem ler, as ideias que elas devem defender, o que elas devem pensar, o que elas devem falar, o que elas devem sentir!

    É tudo tão mais fácil não é mesmo! Mas em vez de admitir isso, culpam a piratari!

    Por que nao admitem que sao estupidos e gostam de ser assim?

    ESSA É PRA QUEM DEFENDEU O CONTROLE DA INTERNET NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES…

  15. Pelos comentários acima, só tenho a dizer, pobre de você Pedro. Pobre de nós se o futuro depender de gente assim.

    Quando se tenta esclarecer e mostrar perigos e maracutais que acontecem efetivamente nas esferas do poder, você ainda é hostilizado.

    Isso considerando que você ainda foi bem didático colocando os vídeos que explicam bem a situação.

    Esse povinho mostra que as histórias dos índios aceitando espelhos e outras quinquilharias em troca de tesouros é bem atual.

    Mas enfim, tem de respirar fundo, ignorar essa ignorância e seguir em frente. Parabéns, Excelente artigo !

  16. Cara….so faltou declarar uma jihad virtual…contra os todo poderosos que espalham o mal e a corrupção pela grande rede…
    De boa acho que existe muito mais coisas envolvidas quando se fala em pirataria do que a simples vontade de meia duzia de empresas em continuar tendo grandes lucros ou outras teorias de conspiração disponiveis na internet. Esta questão envolve problemas de direitos autorais, empregos, impostos recolhidos e outras questões que para aqueles que são usuarios inverterados de produtos piratas, podem ser questões sem relevancia ou motivo para dar umas risadas porem para muitas pessoas é um assunto serio que envolve ética um tema que talves o autor deste texto deva estudar mais.

  17. puts mano … se oq vc tah dizendo eh verdade e naum um terrorismo psicológico contra o sistema, acho q existe o perigo de nunca mais termos métodos de publicação livre a naum ser folhetos nas portas dos metros .
    tomara q nunca sejamos controlados assim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *