E-book expõe o novo jornalismo online baseado em notícias 3D

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

ebook_newsgamesCom Geraldo Seabra.

A Notícia 3D é a nossa grande aposta com o lançamento do e-book NewsGames: Teoria Geral Aplicada dos Games Baseados em NotíciasCriando as bases narrativas de um novo modelo de Jornalismo Online. Esta é a edição do 2º volume da série ‘Teorias dos NewsGames’, em parceria com o também jornalista Geraldo Seabra, especialista e pesquisador de jogos como informação e notícia.

Em 449 páginas (versão tablet), apresentamos o esboço desse novo modelo de jornalismo.  A título didático, a série foi subdivida em quatro partes: pesquisa, narrativa, mecânica e impacto social, sendo que essas duas ultimas serão publicadas posteriormente. Esse desmembramento é necessário para facilitar a compreensão desse novo formato de publicação de conteúdo midiático.

Em 2012 havíamos lançado o primeiro e-book da série: Do Odyssey 100 aos NewsGames – Uma Genealogia dos Games como Informação. Nessa edição buscamos traçar uma linha do tempo na história dos consoles, suportes e títulos de videogames na perspectiva informativa. A viagem ao universo cognitivo dos jogos eletrônicos partiu da velha plataforma do Odyssey 100.

Depois passou pelos principais títulos de jogos rodados nos consoles Atari, Nintendo, Play Station e Xbox, até chegar finalmente à Galáxia dos NewsGames. Assim, como ocorreu na primeira publicação, quase todo o material usado neste segundo volume é baseado na dissertação de mestrado do jornalista Geraldo Seabra.

Além do conteúdo da pesquisa, a nova publicação traz ainda artigos publicados por nós no site Webinsider. Além disso, foram usados textos originais disponibilizados no Blog dos NewsGames desde 2009. Durante a compilação do e-book realizei o trabalho de edição e pesquisa de material complementar.

Como grande novidade, apresentamos a Notícia 3D como modelo discursivo mais apropriado para narrar notícias em plataformas ludo-informacionais, a partir da estruturação dos fundamentos teóricos de um novo modelo de jornalismo online. Enquanto a notícia tradicional é editada em duas dimensões (2D), a notícia nos NewsGames é produzida, reproduzida e consumida de forma tridimensional (3D) – a chamada NewNews.

Com isso, os NewsGames quebram alguns paradigmas midiáticos e revoluciona no campo da narrativa da notícia tradicional. Afinal, a narrativa de games baseados em notícias permite que os próprios jogadores participem ativamente da produção, circulação e consumo da informação. Para estruturar os NewsGames como um novo modelo de jornalismo online, a narrativa dos Role-Playing Game serviu de inspiração.

Afinal, os Jogos de Representação são um dos melhores gêneros na tarefa de aprendizagem de qualquer tipo de conhecimento. Não bastasse isso, alguns jogos de RPG permitem que os jogadores possam escrever a própria trama enquanto a história se desenrola. Contudo, em função da complexidade dos NewsGames, esse novo modelo de jornalismo online ainda está em formatação.

Para completar a sua estrutura básica faltava ainda uma interface descritiva que fosse compatível com a sua narrativa tridimensional. As redes sociais se encaixam perfeitamente, pelo fato de criar a possibilidade de produção de conteúdo noticioso através de comunidades que interagem em torno de temas comuns. Assim, cidadãos comuns podem propor cossoluções para problemas de cidades onde vivem.

Mas ainda falta às redes sociais a dinâmica visual das interfaces de games comerciais.

Como proposta, a interface intercambiável de aplicativos de mapas de geolocalização pode funcionar, uma vez que os visualizadores de dados permitem transformar textos e animação de jogos e, esta por sua vez, em modo jogo.  Mas a vantagem de se usar uma app aberta gira em torno da possibilidade de modificá-las.

Desta forma podem ser realizadas atualizações na usabilidade do tabuleiro de jogo.

Afinal, interfaces de mapas geoprocessados permitem a criação de ferramentas cambiáveis, que possibilitam a manipulação hipertextual de imagens mapeadas. Uma plataforma multicognitiva que permita qualquer um jogar em um tabuleiro com múltiplas interfaces (modo-texto, modo-infográfico, modo-animação e modo-game).

Nesse novo cenário abrem-se possibilidades para inserir e alterar dados descritivos em imagens de animação. Tudo isso em tempo real. Para quem ainda é leigo no assunto e quer saber mais, a narrativa dos NewsGames é bastante diferente das narrativas de jogos que se compra atualmente na loja. Ainda hoje, a maioria dos games, mesmo aqueles voltados para as novas mídias, usa velhas narrativas.

O objetivo é atrair novos jogadores com narrativas clássicas e milenares com as quais estão mais habituados. Para a milionária indústria dos games vale a mesma máxima do futebol: ‘não se mexe em time que está ganhando’. Entretanto, games com narrativas baseadas em notícias estão avançando em função do perfil cada vez mais exigente dos novos consumidores de informação.

Desde 2000, acontecimentos noticiosos passaram a ser usados como elemento narrativo em tramas de games. Em 2011, o Brasil assistiu um boom do crescimento desse formato em vários webjornais, como os sites da Globo, Estadão, RBS e Revista Superinteressante. Porém, a narrativa de muitos newsgames publicados não difere ainda das velhas palavras cruzadas e quiz publicados em jornais de papel.

A maior parte desses jogos – inclusive nos Estados Unidos onde o formato é mais difundido – funciona apenas como forma alternativa de publicação e consumo de notícia. Na proposta defendida por Geraldo Seabra, os newsgames privilegiam os três pilares da notícia: produção, publicação e consumo.

Link e-book: https://www.amazon.com.br/dp/B00IMLCME6.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Luciene Santos, jornalista e especialista em games como informação e notícia. É co-autora do e-book “Do Odyssey 100 aos NewsGames – uma Genealogia dos Games como Informação”. Nascida em BH, está radicada atualmente em Treviso (Itália), onde atua como apresentadora da WebTV do Blog dos NewsGames.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *