Cuidados ao projetar processos de cadastramento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Processos de cadastramento são cada vez mais necessários e comuns no dia-a-dia de qualquer usuário de serviços através da internet. Não é por menos que surgiu e se popularizou a idéia de que ninguém preenche formulários extensos. Gostar ninguém gosta mesmo, convenhamos. Ainda que fosse com papel e caneta seria tão entediante quanto online.

Entretanto, os fatores comportamentais podem ser influenciados através de atitudes simples e uma política de desenvolvimento centrada no usuário, deixando o processo de cadastro a ser executado transparente e muito claro antes de ser iniciado. Para isso, algumas metodologias de trabalho colaboram muito para aumentar a credibilidade de um site.

O primeiro ponto a ser considerado é mostrar de onde começar. Um ponto de partida é um recurso simbólico que dá segurança ao usuário. Sendo experiente ou iniciante, a simples sensação de que se algo der errado é possível voltar e recomeçar gera uma motivação para iniciar um cadastro, seja ele uma compra com cartão de crédito ou uma assinatura gratuita de uma newsletter. Lembre-se: pensar como usuário iniciante é o primeiro passo para saber o que este tipo de público deseja.

Também é importante considerar quais os passos deverão ser seguidos ou quantas etapas devem ser completadas. Prover marcadores a cada etapa ? como por exemplo números que mudam de cor indicando quantos passos foram superados ? é uma forma simples de comunicar o caminho das pedras.

É relevante ressaltar que é melhor ter 3 etapas com 15 itens (ou tarefas) a serem cumpridos em cada etapa do que 6 etapas com 7 itens cada. Em ambos os casos existiriam 45 informações a serem fornecidas, mas a sensação ao vencer cada etapa é muito mais estimulante quando se sabe que existem apenas mais duas iguais a atual do que saber que ainda faltam 3 e ainda se está preenchendo a etapa 4. Não há dúvidas de que o condensamento e a setorização de informações ajudam a deixar o processo mais transparente.

Linguagem não-técnica

As etapas da navegação, nomes dos links e conteúdo em si devem ser todos fáceis de ler e entender. Evitar o uso de jargão ou termos específicos que só são conhecidos por iniciados é a melhor maneira de garantir que o entendimento será amplo. Para o título de um botão, prefira “Enviar” ao invés de “Processar Cadastro”, por exemplo.

Visão interna e visão externa

Organize o processo pela ótica do usuário, do consumidor daquele produto ou serviço. É sempre melhor usar palavras e processos como eles são vistos pelas pessoas. Por exemplo: a indústria automobilística prefere vender carros “compactos” do que “hacthbacks”. Além de usar um termo em português, facilita o entendimento do conceito do carro fugindo da denominação usada por designers, engenheiros e jornalistas da área.

Fique atento ao sinalizar links e botões ativos, demarcando mais uma vez o que o usuário já fez, qual a próxima etapa e como chegará ao final. Se no meio do processo for necessário, por exemplo, validar um e-mail através de uma confirmação via senha, é extremamente útil avisar o usuário antes do início, de forma que ele possa checar se terá acesso a esta conta de e-mail imediatamente e prosseguir com o cadastro após confirmar que aquele e-mail existe e é válido.

Sem o aviso, a probabilidade de que muitos cadastros fossem abandonados pela metade seria bem maior. Mais uma vez, a comunicação do processo se mostra indispensável.

Por último, mas não menos importante, é a atitude básica e simples de testar incessantemente. A grande vantagem da web é permitir a realização de testes rápidos, baratos e com pessoas diferentes em tempo real. As respostas rápidas dadas por usuários de diferentes perfis podem trazer percepções (insights) muito valiosos.

Para pequenos testes, pode-se convidar qualquer usuário e não se faz necessário um laboratório de usabilidade ou uma sala isolada, até mesmo por telefone pode-se testar um processo de cadastro.

Quanto mais os sites se tornam especializados e reúnem comunidades em torno de suas temáticas, mais os cadastros se tornam relevantes para conhecer, estudar e prover soluções para estes públicos. No entanto, a falta de observação de medidas simples tem levado muitos clientes a duvidarem de que os usuários de dispõe a fornecer suas informações, sem nem desconfiar de que o desenvolvimento às pressas pode ser um dos vilões da estória.

Consideremos mais o usuário, afinal. [Webinsider]

Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Rafael, o preenchimento de cadastros é realmente um processo que a maioria dos usuários evita. Mas como facilitar o preenchimento de um formulário com 50 itens?
    Mesmo separando em etapas, apenas usuários realmente interessados preenchem formulários do tipo. Acredito que um índice do formulário é mais indicado do que etapas de preenchimento. Ao menos o usuário sabe o que deve preencher ou mesmo escolher o que prefere preencher primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *