Como aproveitar a contribuição implícita do usuário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A parte mais evidente da web 2.0 são os sites de conteúdo gerado pelo usuário, como Youtube e Flickr. No entanto, sabemos por definição que web 2.0 aproveita a inteligência coletiva, mesmo sem a participação implicita do usuário.

Mas e a participação não-explícita do usuário, como podemos aproveitá-la?

Como podemos aproveitar a participação de 100% dos usuários de um site, e não apenas daqueles que estão entre os 1% que colaboram explicitamente?

É mais ou menos isso que pretende ensinar o novo livro de Toby Segaran, Programming Collective Intelligence, publicado pela O?Reilly Media, apresentado por Tim O?Reilly.

O Google aproveita a contribuição implícita que há em cada página que indexa, sendo cada link para outra página um voto que contribui para definir a relevância daquele conteúdo. Os desenvolvedores não precisam contribuir explicitamente com o Google, basta cada um fazer seu site naturalmente, linkando para as páginas que considera relevantes para seus leitores, que o algoritmo saberá aproveitar a contribuição.

A Amazon aproveita a contribuição implícita de cada compra, através do mecanismo que descobre que “quem compra isso, compra também”. O Flickr também tem seu algoritmo que descobre quais fotos são “mais interessantes” através da contribuição implícita dos usuários.

Já o Digg utiliza a contribuição explícita dos usuários (votos) para definir qual link deve aparecer na primeira página (e também um algoritmo para evitar fraudes).

Web 2.0 é muito mais que UGC

É interessante como o termo Web 2.0 envelheceu mas ainda não é clara a percepção da diferença entre “aproveitar a inteligência coletiva” e conteúdo gerado pelo usuário, o UGC, de User Generated Content.

Quando a revista Time escolheu “você” como personalidade do ano, mostrou claramente a contribuição explícita dos usuários que fazem a web 2.0, mas não mostrou os tantos sites que tiveram a genialidade de extrair significado dos dados gerados de maneira passiva pelo usuário para tornar o software cada vez melhor quanto mais é utilizado.

Veja o o índice do livro para perceber o quanto há de assunto interessante do ponto de vista de programação de sites web 2.0, muito além de UGC e Ajax.[Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Muito boa dica Gilberto!

    Acho que é mais ou menos uma convergência entre Web Analytics e Gestão On-line.
    Definindo regras de negócios baseadas em behaviorals, o site, a loja, o formulário, ganha vida, quase que como se tivesse funcionários trabalhando.
    Inteligência pura… só que automatizada. 😀

    Já estou procurando o livro pra comprar….
    Abraço!

  2. Precisamos descobrir, assim como Youtube, Digg e Google descobriram, a forma implícita de utilizar a inteligência coletiva do usuários.

    Analisar, estudar gráficos e estatísticas podem contribuir para que o caminho que os usuários podem percorer sejam descobertos e aproveitados.

    Cada nicho tem sua tem seu público e cada público tem sua forma de interagir e também colaborar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *