A diferença entre preço alto e preço justo

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Você, como cliente de serviços comunicação, já se perguntou por que aquele cara cobrou tão caro pelo site que você quer encomendar?

Pedi uma logomarca e ele me cobra uma fortuna! Meu vizinho, sobrinho ou amigo faz mais barato ou até de graça.

Para você que está pagando, qualquer valor colocado em um serviço será caro. Sabe por que?

Por três motivos.

1. É você quem está pagando, sai do seu bolso e você sempre vai querer o mais barato possível.

2. Aquele primo, vizinho, parente está sempre à disposição por um precinho bem inferior ao que é cobrado, então porque não recorrer a ele?

3. Está intrínseco que a comunicação para grande parte das pessoas e algo supérfluo, que se faz quando se está com dinheiro sobrando.

Agora pense pense comigo.

Qual a sua reação quando alguém coloca o valor do seu produto abaixo do que você considera realmente importante e justo receber?

Exemplo prático: você vai a uma concessionária para trocar seu carro cujo valor de mercado atual é R$ 20,000 e querem te pagar só R$ 10,000. Você sai dela lá indignado, não é?

Você sabe bem quanto vale o seu carro e não o venderá por menos.

Se é assim, por que você se coloca como a concessionária e age da mesma forma em relação ao profissional da comunicação?

Se você procura o profissional, sabe que ele tem completo domínio do que irá produzir. Ele passou alguns anos na faculdade aprendendo a gerir seu orçamento, estudando sobre resultados para o seu empreendimento, investiu altíssimos valores para te atender, até especialização o profissional da comunicação procura fazer para lhe dar todo suporte para você chegar e simplesmente falar que seu vizinho também faz?

Realmente qualquer “micreiro” que fuça nas ferramentas de produção desenha e monta um layout. Mas ele sabe o que está fazendo? Será que ele planejou como atingir o seu público alvo e consequentemente trazer resultados e retorno do valor financeiro investido? O vizinho não pensará nisso, mas sim só em receber o pagamento.

Sendo mais didático, o profissional de comunicação e especializado vai seguir os seguintes passos, antes de passar um orçamento após uma entrevista.

1. Estudar e planejar todos os detalhes de seu empreendimento desde o público alvo, perfil até a melhor cor a ser aplicada.

2. Planejar o melhor meio de divulgação da sua marca, obrigatoriamente gerando demanda.

3. E o principal: vai pensar em fidelizar e criar uma parceria!

E é possível existir alguma parceria em que somente um lado ganhe? Fidelizar um cliente cobrando valores que não compensam? Claro que não!

Não faço apologia de altos preços, mas de preços justos! Pense nisso! [Webinsider]

…………………………

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Juliano Alvarenga é publicitário e sócio proprietário da Imix Comunicação. Twitter: @jualvarenga.

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15 respostas

  1. Outra! O pior de tudo isso é quando o cliente prefere fazer o projeto com o sobrinho ou vizinho que fez mais barato, e depois vem de cara baixa procurando você novamente e ainda falando que os profissionais tal não tem compromisso! Ou seja muitos clientes preferem optar pelo “O barato sai caro”!

  2. Se alguns profissionais fossem tão competentes, seus valores seriam percebidos de pronto, na primeira entrevista.
    O problema não é o sobrinho do vizinho (que muitas vezes é realmente ótimo designer da geração Y), mas, sim, como o profissional se comporta no mercado e como vende seu serviço.
    Outro aspecto, é pra qual empresário voce está querendo vender seu produto. Existem clientes para sobrinhos, vizinhos e profissionais competentes, modestos e que sabem comunicar tão bem seu proprio produto como o do prospect.
    Pense nisso ao falar de valor, preço, pricing e marketing.

  3. Você conseguiu falar tudo que o cliente precisa saber de forma clara e objetiva! Deveria ser obrigatório qualquer cliente ler esse artigo! Parabéns!!!

  4. Ótimo artigo cara!!! Muitos clientes pensam que vc está cobrando um valor muito alto por tal serviço, só que eles nunca levam em conta a qualidade. Sempre vai ter alguém que faz mais barato – ou até mesmo de graça – só que não será a mesma coisa de quem estudou anos e anos, fez vários cursos, para entender algo e chegar a um resultado final. Pude presenciar vários casos do “alguém faz mais barato” e em quase todos teve-se que refazer o serviço ou simplesmente começar do zero.

  5. Apenas minha opinião:

    Preço e Valor… depende da necessidade, da percepção de valor e do discurso de entrega de resultados.

    Quando começamos no universo web construíamos WEBSITES a partir de R$ 500.

    Depois começamos a ofertar CANAIS DE COMUNICAÇÃO a partir de R$ 4.500.

    Atualmente contribuimos com o cliente em seus resultados ofertando ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO WEB a partir de R$ 7.000,00 … somados ao CANAL DE COMUNICAÇÃO a partir de R$ 7.000,00 … somado a GESTÃO ESTRATÉGIA DAS COMUNICAÇÕES WEB recebendo um percentual mensal sobre os resultados de negócios.

    Bom… inicar vendendo websites a R$ 500 para em alguns anos ofertar soluções de negócios em parceria com o cliente recebendo sob performance só é possível por um caminho: VENDENDO RESULTADOS e AGREGANDO VALOR para os clientes do cliente com estratégia que comprove rentabiliade crescente e sustentável e “ecologia” econômica e financeira para quem paga a conta.

    Pedro Mizcci Majeau
    Especialista em Prospecção de Clientes na WEB

  6. O problema é que o serviço não é algo “palpável”, quando você compra um carro em uma concessionária, sabe que ele tem um custo devido a todas aquelas peças montadas, mais a mão de obra, lucro e “status” (uma marca mais valorizada vai te cobrar muito mais caro mesmo que as peças tenham o mesmo valor da mais barata). Já o serviço é algo mais difícil de o cliente entender (a não ser que ele também preste serviços) o valor, afinal, o resultado vai ser o “mesmo” (entende-se “mesmo” por o cliente leigo vendo ali na tela, na internet, o logotipo da empresa, umas imagens legais e um fundo “bonitinho”) seja pagando uma grande empresa com funcionários capacitados (caro), uma empresa menor, mas também com funcionários capacitados e de qualidade ou o amigo do filho do vizinho que “sabe mexer em computador” e quer um dinheiro para a balada… difícil é o cliente visualizar, “imaginar”, que aquele site barato e ruim pode mostrar a marca dele online, mas não vai trazer o retorno (seja financeiro, status, divulgação, etc., depende do objetivo do site) que a agencia especializada pode trazer… só quem já fez um site realmente profissional sabe o retorno e o quanto vale a pena, e vai pagar mesmo que seja caro (desde que justo).

  7. Ótima matéria… Seria bom se todos pudessem refletir a respeito…

    A propósito: adorei a resposta do Iva: “Certo! Guarde meu cartão pra quando precisar refazer!”

  8. Uma pena ainda sermos obrigados a falar sobre isso.
    Parabéns pelo artigo!

    Outro dia me pediram para fazer 8 peças publicitárias por R$500,00 reais….
    Fui obrigado a dizer: – Claro! Ai eu chamo o guardador de carro pra fazer comigo, é só pegar um saco de pão de papel que nóis desenha procê agora mermo!

    Put a keep are you!

  9. Muito bom artigo com exemplo que deixar a gente pensar.
    Conheço essas situações muito bem e digo, que quem não valoriza um serviço de um professional, não mereco mesmo um professional para esse serviço.

  10. Se sua empresa ainda é pequena, posicione-se.
    Mercado tem para todo mundo que tem empenho e dedicação.

    É complicado essa questão de estabelecer preços. Há diversas variáveis envolvidas neste processo e normalmente os que cobram “barato” não tem uma visão clara destas.

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