Sua empresa está preparada para o s-commerce?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desde que a internet surgiu, as marcas estão tentando descobrir como ganhar dinheiro com ela. Os portais de notícia começaram a explorar propaganda em banners, mesmo quando só havia 1 ou 2 milhões de pessoas, e as marcas começaram a explorar as vendas online, que é a forma mais rápida e simples de mensurar os investimentos na internet.

O tempo foi passando e a web cresceu. Logo pulamos de 2 para 70 milhões de usuários, um potencial de mercado enorme, mesmo que apenas 25% dos público compre.

Há muito espaço para crescimento e ganhos – prova disso é que em 2009 foram gastos 13 bilhões de reais nas lojas virtuais e, segundo o E-bit, existem diversos mercados onde o potencial de consumo não chega nem perto do potencial da web, como o mercado de luxo, por exemplo.

A influência que pessoas exercem sobre as pessoas é incalculável e incontrolável também. O conceito 80/20 (80% do que acreditamos nos é dito pelas pessoas e 20% pela mídia) nunca esteve tão em alta com a chegada das redes sociais, ferramenta que ajudou a disseminar e fortalecer a web 2.0 em todo o mundo.

As redes sociais são plataformas que ligam pessoas em diversos pontos do planeta com um gosto em comum. Sem a interação das pessoas, Orkut, Facebook, Twitter, MSN, YouTube e Sonico não passariam de simples sites. Redes sociais são redes de pessoas; pessoas conectadas através de uma plataforma de comunicação.

O Orkut mostrou que os usuários poderiam passar de passivos para ativos e os blogs deram uma “força” a esse novo movimento. Deu-se total poder ao usuário através dessas ferramentas e agora esse movimento não volta atrás.

Cada vez mais o usuário está se apropriando disso. Se antes, uma pessoa conseguia influenciar, contra ou a favor da marca, cerca de 10 a 15 pessoas (família e amigos mais próximos), hoje esse número é incontrolável.

Se uma pessoa tem 100 amigos no Facebook, 200 de Orkut, 300 no Twitter e um blog com 60 acessos diários, temos aqui 660 possíveis impactos de um post ou uma mensagem nessas redes.

Se desses 660, 30 resolverem passar para frente (retweet, e-mail ou blog pessoal) a mensagem perdeu o controle, o que pode ser benéfico ou maléfico para qualquer marca.

Basta analisar (e não cabe aqui mencionar) os diversos casos de erros de grandes marcas na web. O meu Twitter (@plannerfelipe), por exemplo, possui 1.250 seguidores – se um post meu já pode fazer um pequeno “barulho”, imagine um post do Marco Luque, que tem 624 mil seguidores. A web formou novos “formadores de opinião” e é preciso entender isso.

Somando os fatores acima, chegamos a um conceito em franca expansão no mundo e que começa a crescer no Brasil, o s-commerce, uma derivação do comércio eletrônico, porém com a ampla atuação das redes sociais como agente de vendas.

As ações das marcas são feitas para gerar acessos aos sites que possuem lojas virtuais. Quanto mais acesso, maior o potencial de vendas.

Entender o comportamento do consumidor e como ele interage no mundo digital é cada vez mais importante, ainda mais para nós, profissionais de planejamento estratégico.

Esse entendimento vai nos ajudar a inovar na forma como as marcas com as quais trabalhamos vão se comunicar com esse novo consumidor. E pensando nessa inovação é que o s-commerce já começa a ganhar força no Brasil.

Mudança de direção no comércio eletrônico

O mercado de comércio eletrônico está em um momento de inflexão (mudança de direção) na maneira como se dá a relação de consumo entre as empresas e consumidores e também entre os próprios consumidores.

O momento do mercado é traçar estratégias que venham dos consumidores e não para eles.

O s-commerce surge com pessoas divulgando e indicando produtos via comunidades nas redes sociais e dentro das redes acontece a compra e venda de produtos. São pessoas que montam comunidades de venda de produtos específicos e divulgam entre seus milhares de seguidores.

Outro pilar do s-commerce são pessoas indicando produtos para outras pessoas via redes sociais. É como seu eu entrasse em um das comunidades de planejamento digital que participo no Facebook e divulgasse um livro sobre marketing, que pode ser comprado em uma livraria virtual qualquer.

Além da compra propriamente dita, o s-commerce ganha força na indicação de pessoas para pessoas. Se a regra 80/20 ganhou força com as redes sociais, logo o s-commerce também é uma forma das pessoas fazerem uma compra – nas lojas virtuais ou em lojas físicas – e indicarem o produto e loja para seus amigos, usando as redes como uma forma positiva para as marcas.

Se ao comprar um DVD em uma loja virtual e o produto chegar na hora, o preço for baixo e o usuário tiver facilidade na compra, tenha certeza que irá jogar em suas redes essa experiência.

Experiências ruins também serão divulgadas, o que faria esse site perder vendas.

Essa ação não é algo novo no mundo digital. A Amazon ganhou notoriedade quando abriu para que os seus próprios usuários deixassem, através de comentários, opiniões sobre os produtos que compraram no site. Os próprios usuários indicam e comentam os produtos.

Além de oferecer o produto, a Amazon oferece também essa plataforma de interação deixada aberta ao usuário – e não estão ali apenas comentários positivos, há negativos também. Afinal, se as redes sociais possuem regras, uma delas é ser transparente!

Para os donos de site que ainda temem deixar o site aberto a comentários, saiba que a Amazon é a loja que mais vende no planeta e é benchmark e tema de teses e livros em todo o planeta. Algo de bom eles estão fazendo, concorda?

“O poder das pessoas reunidas em comunidades, trocando informações sobre suas vontades e expectativas, ainda vai modificar muitas coisas que conhecemos sobre as relações comerciais de hoje”, defende o professor de marketing e de arena digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rodrigo Tafner.

Por isso, além de esperar que as pessoas troquem informações sobre os produtos que a sua empresa vende, é preciso cada vez mais estar presente nas redes sociais ativamente. E quando digo ativamente, não quero dizer ficar o dia inteiro fazendo promoções.

Vendas pelo s-commerce são a meta e não o objetivo.

O s-commerce cresce muito quando é usado o relacionamento como arma principal. Esse relacionamento gera os comentários e vendas. Ninguém indica o que não confia. Confiança se ganha com o tempo e se demora para conquistar. E se perde muito rápido.

Sua empresa já está preparada para o s-commerce? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Realmente o e-commerce esta tomando nova forma ja tem alguns anos. Muita gente ja sempre consulta a internet antes de fazer qualquer compra – seja online ou offline.
    Os smartphones tambem estao levando a internet para o mundo fisico e ja tem muita gente que consulta a web estando dentro de uma loja para ver os precos e comentarios de usuarios sobre o produto antes de efetuar a compra.
    Isso muda o cenario para todo o mercado e nao apenas para a internet e para muito mais positivo. As empresas vao cada vez mais precisar melhorar seus produtos, precos e atendimento para atender a novos consumidores super-informados. – ou encontrar uma maneira de gambiar a web (como essas empresas que estao por ai postando comentarios falsos em sites sociais e lojas online para melhorar posicionamento de certas marcas).

    Abraco!

  2. Parabéns, excelente artigo.
    E obrigada pelas explicações de como funciona o mercado do s-commerce. Não tinha encontrado nada (decente) sobre o assunto. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *