Dez atitudes que o líder costuma ter

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Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidades ímpares. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.

Mas a grande questão a ser discutida aqui é: por que você foi bem sucedido em alcançar alguns de seus objetivos, mas em outros não? Se você não tem certeza, não está sozinho nessa confusão.

Vamos lá:

1. Liderança é uma leitura nas entrelinhas, enquanto outros apenas passam as páginas

Quando você for definir a si mesmo um objetivo, seja o mais específico possível. Saber exatamente o que você quer alcançar o manterá motivado até chegar lá. Além disso, pense sobre as ações que precisam ser tomadas para alcançar seu objetivo. Não basta que você prometa: “trabalharei mais” ou “trabalharei menos”; isso é demasiadamente vago – seja claro e preciso.

Será que você realmente não tem tempo para trabalhar fora hoje? Sem chance para retornar aquele telefonema? Lembre-se de agarrar oportunidades antes que elas deslizem por entre os dedos.

Estudos mostram que esse tipo de planejamento ajuda o cérebro detectar e aproveitar a oportunidade quando ela surge, aumentando assim chances reais de sucesso em cerca de 300%.

2. Liderar é saber passar a bola

Fazer o trabalho de outras pessoas é mais que estafante, é perda de tempo; pois além de você virar o protagonizador, não terá gente qualificada trabalhando ao seu lado por muito tempo.

3. Liderança é fazer o tempo quando não há tempo

Aproveite todo e qualquer momento para aprender. Saber aproveitar o tempo é mais que um diferencial, é se tornar indispensável em situações de crises. Se você estiver empenhado em fazer de seu tempo minutos preciosos, tenha certeza que seu passaporte para permanecer de vez em uma sala de reunião estará garantido.

4. Liderança é uma questão de equilíbrio

Preparação é tudo, não abuse da sorte. As pessoas bem sucedidas sabem que não podem alcançar um objetivo mais difícil do que ele já é. Não assuma duas tarefas ao mesmo tempo se você não puder cumpri-las.

5. Liderança é reconhecer que o conflito pode ser criativo

Não se preocupe demais se suas ideias serão roubadas. Compartilhe-as para testar o seu mérito. Se você não assumir o risco, nunca saberá. Nada acontece se você não enxerga o conflito como um degrau para explorar a criatividade.

6. Liderança só é validada por outros

Em primeiro lugar, um líder não entra em pânico. Mesmo tendo um início de semana ruim, não existe desculpa para perder o controle. Seu personagem tem que ser o mesmo se você estiver ganhando ou perdendo; lembre-se: somos o que nos apresentamos. Você não precisa se tornar uma pessoa diferente para se tornar mais um sucesso. Nunca é o que você está, mas o que você faz que conta.

7. Liderança é saber que até mesmo os heróis são humanos

Você não pode mudar as mentes das pessoas pelo intelecto, é preciso encontrar algo que atinja seus corações. Se você puder encontrar uma história, se puder fazê-las pensar e não ficar na defensiva, mudanças significativas ocorrerão.

8. Liderança é acreditar nos outros, tanto como em você mesmo

Seja um otimista realista. Quando você está definindo uma meta, procure se envolver em todos os meios de pensamento positivo sobre a probabilidade de acerto.

Acreditar na sua capacidade para vencer é extremamente útil para criar e sustentar sua motivação. Não subestime o quão difícil será chegar a seu objetivo.

Liderar requer tempo, planejamento, esforço e persistência. Estudos provam que quanto mais nos envolvemos e interagimos com nossos colegas, mais as portas se abrem.

9. Liderança é a apaixonada busca de propósitos

Liderar é ser mais inspiração e menos transpiração, ou seja: a emoção tem que estar livre do processo de análise, ela é excelente como inspiração, mas não é um elo facilitador para concretização. Ter um propósito implica construir e diferenciar desejos de ideais.

10 Liderança é capacitar outras pessoas ao seu lado
É preciso dar liberdade criativa aos seus funcionários e ainda estar disponível para os aconselhar. E mais: estique as atribuições, pois isso não só o desenvolverá como profissional, mas o capacitará a auxiliá-los quando você não estiver presente.

Mas acima de tudo: manifestar interesse no desempenho dos trabalhadores e bem-estar gerará não apenas colegas de trabalho, mas parceiros de sucesso.

Ficam as dicas e um pedido para que você reconheça seus funcionários como pessoas, pois liderar é mais que atribuir e comandar – é saber onde e quando. No entanto, a execução é que é tão difícil. Boa sorte. [Webinsider]

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Daniela Maimone (danielamaimone@gmail.com) é publicitária, escritora e fotógrafa. Mantém o blog Vivendoja e o Twitter @dani_publica. Confira seu portfolio.

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4 respostas

  1. Parabéns pelo texto. Apesar de não concordar com alguns pontos, respeito sua opinião. Mas em sua última frase, não acho que a execução é que seja tão difícil. Após o planejamento concluído, executar é a parte fácil.
    Sucesso à todos !!!

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