Práticas do varejo que ajudam na loja virtual

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O e-commerce e a loja na rua ou no shopping têm naturezas diferentes, mas sempre uma modalidade pode observar práticas bem sucedidas da outra. Vamos ver algumas que costumam dar certo nas lojas físicas e podem ser bem sucedidas no ambiente online.

Produtos quentes

Em uma loja de rua, os produtos que oferecem melhores condições ou são mais procurados ocupam a frente da loja. Essa mesma regra pode ser utilizada no mundo virtual – além das promoções, é possível criar seções de produtos mais procurados, mais comprados, mais favoritados.

Entretanto é importante evitar a poluição de informações – que sejam visíveis sem excesso ou através da solicitação do cliente e não tenham a exibição forçada.

Segmentação comportamental

Um vendedor de loja muitas vezes conhece seus clientes ou consegue identificar gostos e preferências através de análises visuais. Através das várias formas de interações que um cliente pode executar dentro da loja virtual (desde uma visita, uma busca, um simples comentário, um compartilhamento, uma votação) é possível utilizar essas informações para criar uma base de dados que fornecerá informações relevantes para colocar os produtos certos como sugestão.

A utilização dessa segmentação comportamental resultará no impulsionamento das vendas.

Colecione emoções

Um produto na maioria das vezes sempre provoca algum tipo de emoção nas pessoas. Virtualmente essa forma de expressão pode acontecer por meio de comentários, que muitas vezes são incompreensíveis no nível visual.

Em vez do tradicional sistema de voto (1 a 5, ou ótimo, bom, médio, ruim), pense em oferecer termos que se adaptem às emoções, como Adorei, Incrível, Estranho, Importante ou Detestável, entre outros tantos.

E convertê-los para símbolos visuais que demonstrem uma emoção, criando assim mais uma referência.

O objetivo é vender

Normalmente as vendas virtuais sempre são tratadas para aumentar o número de itens que vão para o carrinho de compras final. Para isso são usadas ferramentas como “Compre um Melhor (UpSell)” ou “Quem comprou isto, comprou aquilo (CrossSell)”.

Porém, evite que isso seja um atrito que diminua a impulso de vendas imediatas. Ou seja, devemos oferecer uma forma simples, objetiva e rápida para que seja possível executar uma venda imediata, porque muitas vezes os clientes só desejam entrar na loja, pegar o que querem, pagar e ir embora satisfeitos. [Webinsider]

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Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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Uma resposta

  1. Isto tudo pode ser adaptado através de rotinas de programação, mas o fator humano precisa também ser considerado, da mesma forma que encontramos em uma loja na rua ou no shopping, isto é, o atendimento via chat ou por telefone no momento de uma compra sempre pode ser interessante.

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