Estratégia de conteúdo é falar para o cachorro (e ele entender)

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O Content Marketing World é a maior conferência mundial sobre Content Marketing, ou Marketing por Conteúdo. O tema ganhou força quando há dois anos a Coca-Cola lançou o Content 2020, sua estratégia de marketing baseada em conteúdo para esta década.

Organizado pelo Content Marketing Institute, o evento acontece em Cleveland, nos Estados Unidos, desde 2011 e cresceu 70% de 2012 para 2013. Este ano foram cerca de 1.700 pessoas de 40 países participando.

São mais de 50 palestras ao longo de de três dias, com sessões simultâneas em mais de 10 salas em alguns momentos. Este ano os keynotes (palestras principais, com horários exclusivos) contaram com Jonathan Mildenhall da Coca-Cola, Jonathan Lister do Linkedin, Jay Baer, autor do best-seller Youtility, Don E. Schultz, da Medill School, Ann Handley, da MarketingProfs e William Shatner, ator canadense famoso por ter interpretado vários personagens, inclusive o Capitão Kirk, de Jornada nas Estrelas.

O evento é um grande painel de discussões, táticas e estratégias de conteúdo, reunindo as práticas de vanguarda e as inovações que mais geraram resultados de marketing, tanto em mercados B2B quanto B2C.

Em resumo, o tema de maior destaque sem dúvida foi Estratégia de Conteúdo, que aparecia em uma de cada três apresentações e foi abordado de dezenas de formas diferentes.

Com a chegada das redes sociais, o cenário do marketing digital foi drasticamente alterado nos últimos anos. O conteúdo que as empresas publicam no Facebook, Twitter, Instagram e tantas outras redes sociais, hoje é mais importante para construir o relacionamento da marca com os clientes do que a publicidade em si. É para analisar esta mudança na forma de se fazer marketing que o Content Marketing World nasceu.

O CMW acontece ao longo de quatro dias, divididos da seguinte forma:

Primeiro dia: 09/9 – Workshops
Seis workshops com até três palestrantes em cada um, para audiências de no máximo 100 pessoas em cada sala. São treinamentos avançados com autores de livros, diretores de Institutos de Pesquisa e profissionais da vanguarda do mercado de conteúdo.

Segundo dia: 10/9 – Conferência
Keynote de abertura Joe Pulizzi, fundador do CMI, seguido de outro keynote com Jay Baer, autor do livro Youtility, que está entre os livros de negócios mais vendidos do New York Times. Dezenas de palestras em diversas salas simultâneas, e mais dois keynotes, com Randall Lane, Forbes Magazine e Jonathan Mildenhall, da Coca-Cola.

Terceiro dia: 11/9 – Conferência
Keynote com Don E. Schultz, da The Medill School da Northwestern University, keynote com Jonathan Lister do LinkedIn e dezenas de palestras em diversas salas simultâneas, além do fechamento com William Shatner falando sobre storytelling na era do conteúdo0.

Quarto dia: 12/9 – Fóruns
No último dia, discussões avançadas sobre o mercado e as apresentações feitas nos três dias anteriores.

No total, foram mais de 60 apresentações, em alguns momentos com mais de seis simultâneas. Os vídeos do evento ficam disponíveis aos inscritos após o evento. O networking no evento é fantástico, com pessoas do mundo todo dispostas a trocar informações, experiências e discutir o futuro do marketing digital.

Destaques

Jay Baer ressaltou que ser útil e oferecer informação valiosa online é mais importante que empurrar a venda. “Se você vende, você tem um cliente por um dia. Se você é útil, tem um cliente por toda a vida”.

Don E. Schultz, lenda do marketing, ressaltou os tempos difíceis que as marcas vêm vivendo. Schultz mostrou um estudo comprovando o crescimento no número de consumidores sem preferência por marca alguma. “Estamos vendo um grande declínio no uso da mídia tradicional: TV, revistas e jornais. O desafio com a nova mídia é que Facebook, Twitter e Youtube não ajudam a criar ou dar suporte aos conceitos que constroem marcas, em primeiro lugar. E isso inclui conceito de marca, mensagem de marca e imagem da marca”. Schultz foi muito aplaudido ao recomendar: “Marcas importam muito, voltem um passo atrás e aprendam a ser grande contadores de histórias”.

Talk to the dog

Jonathan Lister, do Linkedin, abordou a importância do conteúdo na construção das marcas B2B, adaptando a linguagem tradicional de marketing para o contexto da maior rede social profissional do mundo. Lister abordou a importância de saber explorar o momento da conexão com os clientes e conversar na linguagem dos clientes. A frase de Ted Williams fez muito sucesso na apresentação: “Fale com o cachorro, na linguagem que o cachorro compreende, sobre algo que está no coração do cachorro”.

Jonathan Mildenhall, da Coca-Cola, abriu mandando fogo: “Grandes coisas acontecem quando você ouve o consumidor”. Mildenhall definiu o que a Coca-Cola chama de conteúdo: a criação de histórias que sejam capazes de expressar cada conexão relevante, a substância do engajamento e desenvolvimento de marca. Ao avaliar o impacto das últimas ações da Coca-Cola, parece que a estratégia está dando certo.

O Content Marketing World 2014 já tem data para acontecer: de 12 a 14 de setembro de 2014. Anote na agenda, as inscrições abrem em dezembro. [Webinsider]

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Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

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