O e-commerce iniciante sem experiência em redes sociais

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O cotidiano está cada vez mais conectado à internet. Compartilhamos nossos gostos e interesses diariamente através das redes sociais, com fotos de comida no Instagram, hashtags de novelas no Twitter, compartilhamento de fotos de gatinhos no Facebook ou checkins em shoppings através do Foursquare ou Facebook. Não importa como, não importa o quê, não importa onde.

Com a nossa ancestral vontade de comunicar e formar grupos, junto com a facilidade de aproximar as pessoas, a internet se transformou em um palco de diversas redes sociais, algumas completamente populares e heterogêneas, outras “nichadas”, voltadas para a interação de um grupo bem específico. As redes sociais são uma realidade, e quem tem ou deseja abrir uma loja virtual não pode fugir delas.

Assim como uma pessoa física, um e-commerce possui características e públicos que se encaixam melhor em determinadas redes sociais. A lista é imensa (leia mais sobre as mais populares) com “netiquetas” específicas para cada uma. Algumas dicas, porém, valem para a maioria delas e é possível conferir logo abaixo, de forma que possa otimizar cada vez mais o engajamentos com seus seguidores nas redes sociais.

Diga com quem andas…

Escolher qual rede social você irá utilizar é muito importante. Para isso, é preciso antes lembrar qual é o perfil de seus clientes e o público-alvo que deseja alcançar. Com este ponto bem definido, é possível verificar quais redes sociais dialogam melhor com a proposta de sua empresa e o consumidor. A empresa trabalha com moda e um público na faixa dos 20 anos para cima? O Instagram pode ser uma pedida. Você possui um estabelecimento físico além de sua loja virtual? Que tal colocar sua loja no Foursquare e no Kekanto para que seus clientes façam check-ins e digam o que pensam sobre o atendimento do lugar?

Cada rede social possui uma linguagem própria, com características que combinam com determinados grupos sociais. É óbvio, portanto, que não é preciso estar em todas as redes sociais. Use aquelas que estão ao seu alcance.

Há, porém, algumas das quais não adianta fugir e o Facebook é uma delas. Com o descrédito da rapidez de uma resposta via e-mail ou burocracia em uma ligação telefônica, os clientes geralmente preferem sanar suas dúvidas através de mensagens no Facebook (ou também via Twitter). Além disso, uma conta no Twitter ou Facebook ajuda a saber o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa e também o que está acontecendo no mundo.

Não dá para entrar em todas

Diversas redes sociais se destacaram e ganharam a adesão de todas as empresas. É o caso do Pinterest. O site, que agora encontrou seu público – mais focado em design, moda e estilo num geral -, teve uma enxurrada de perfis de empresas e curiosos para saber como funcionava o novo brinquedinho. Não passou muito tempo para que estas empresas parassem de atualizar seus álbuns com novos pins. Lógico que é interessante testar como funciona uma determinada rede mas, se for usá-la, use pra valer!

E não fique falando apenas de si. Converse com seus clientes, promova debates sobre assuntos que tenham a ver com a sua empresa, mas que não necessariamente sejam o produto que você está vendendo. Vende bonecos de personagens de quadrinhos? Que tal pedir que seus amigos na rede opinem sobre a contratação do Ben Affleck para o novo filme do Batman? Comente sobre os novos filmes, os seriados que estão por sair, não tenha medo de se comunicar!

Ganhe o cliente e não perca a piada

O bom humor funciona bem nas redes sociais. É preciso também estar atualizado no que as pessoas estão falando no momento. Lembra do que foi dito lá no primeiro tópico sobre o Facebook e o Twitter? Observe o que os seguidores dizem e confira os Trending Topics no Twitter.

Além disso, é importante estar antenado no que está acontecendo fora da internet. Os episódios finais de Dexter e Breaking Bad geraram repercursão? Félix salgou mais uma vez a santa ceia? Pois fale! Comente! Relacione os assuntos com algo que tenha a ver com seu produto! E o mais importante: crie conteúdo próprio! Compartilhar e replicar assuntos de outras páginas também é legal, mas mostrar ao fã da sua página que você está pensando em assuntos que o interessam, é muito mais legal! Apenas não perca o contexto.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Por falar em imagens… o próprio Facebook já declarou que postagens com alguma imagem repercutem mais que postagens apenas de texto.

Portanto, seja criativo! Procure imagens instigantes e com qualidade: de nada adianta publicar uma foto minúscula e pixelizada! Faça uma curadoria, procure fotos que combinem esteticamente com sua linguagem e sua loja. O mesmo vale para as demais redes sociais.

“I don’t mean to be rude, but…” não seja!

“Eu não quero ser rude, mas…”. Era sempre essa a frase que Simon Cowell, jurado das primeiras edições de American Idol, usava antes de criticar um candidato. Os comentários geralmente eram mais rudes do que ele queria, deixando os participantes furiosos.

Não são raras as vezes em que algum cliente descontente com o atraso na entrega (ou qualquer outro problema) se queixa nas redes sociais. Geralmente, para chegar a esse ponto, ele já está furioso e quer uma resposta o mais rápido possível. Demorar na resposta ou, pior, responder de maneira grosseira, piora mais ainda a situação. Portanto, respire fundo e mostre que você está lá para tentar o máximo possível fazer com que o problema seja sanado. Se houve um erro, saiba reconhecê-lo e tente explicar de maneira educada.

A solução é manter-se sempre disponível para o diálogo. Afinal, as redes sociais para isso: conectar e aproximar pessoas que desejam se comunicar. [Webinsider]

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Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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