Bots e a automação da amizade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Bots são programas desenvolvidos usando-se técnicas de Inteligência Artificial. Um caso particular, os chatbots ou agentes conversacionais, já estão por aí nas nuvens digitais faz décadas. Usados regularmente como atendentes virtuais em websites de comércio eletrônico, ajudam clientes respondendo perguntas com base num roteiro pré-definido. Mas quando o assunto são chatbots, Alice é a mais charmosa e inteligente de todas, tendo vencido o prêmio Loebner de “computador mais humano” por duas vezes.

Interessante é uma recente proposta do Google, a qual pretende criar (e patentear) um bot que poderia gerar reações personalizadas nas redes sociais em seu nome. Considerando o conhecimento que o Google possui sobre você usando como referência seus e-mails, SMSs, atividades nas redes sociais e outros sistemas conexos, este bot poderá ajudar ou substituir você dentro do Facebook, por exemplo.

De fato, nas redes sociais, ocorre um reducionismo do que entendemos por amizade ou relacionamento pessoal. Uma padronização ordinária: seu perfil precisa ser descrito em campos específicos, seus relacionamentos precisam ser classificados, seus textos tagueados, suas imagens marcadas e para expressar sua opinião sobre alguma coisa basta “curtir”.

Curtir é um e não curtir é zero. Com uns e zeros bots estão bem à vontade. Assim, fica fácil para um bot agir como você. Até porque dentro das redes sociais você já é quase um bot ou não é?

Notas

Teste de Turing. Introduzido pelo famoso matemático Alan Turing, em 1950. O objetivo do teste é verificar a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou indistinguível deste. No teste, um julgador humano entra em uma conversa, em linguagem natural, com outro humano e uma máquina projetada para produzir respostas indistinguíveis de outro ser humano. Todos os participantes estão separados um dos outros. Se o juíz não for capaz de distinguir com segurança a máquina do humano, diz-se que a máquina passou no teste. Fonte: Wikipedia

Links

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *